Como ser aprovado no concurso da Anvisa

Tempo de leitura: 6 minutos

Fazer qualquer avaliação para concurso é uma das melhores formas de empregar o tempo ocioso em algo produtivo. Aprovado desde 18 de abril do ano passado (2012), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está prestes a lançar o edital para o concurso público e quem está esperando já está preocupado em como ser aprovado no concurso da Anvisa.

As vagas serão distribuídas entre analistas e especialistas e mais de 78 cargos serão disponibilizado no concurso para ingressar enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, nutricionistas e veterinários.

Já que as portas para o lançamento do regulamento estão praticamente abertas, o concurseiro que estava esperando, precisa de dicas de como ser aprovado no concurso da Anvisa. Primeira coisa é estar preparado, mas não parado. Isso, mesmo! A preparação tem que ser feita com estudo, muito estudo.

Sabendo que, mesmo antes da publicação edital, já é imprescindível ter em mente que assuntos como legislação e regulação de saúde pública e regulação e vigilância sanitária são temas recorrentes que devem ser aprendidos.

O caminho mais básico que deve ser seguido pelo candidato é concentrar esforços nas disciplinas que tiver menos domínio, mas não deixar de lado as outras que consegue ter um melhor desempenho.

Mas, antes de dizer como ser aprovado no concurso da Anvisa, vamos falar sobre cuidados que devem ser tomados para que você não seja impedido de passar ou de ser aprovado caso consiga um bom resultado nas provas.

Cuidados

São extremamente raras as alterações de prazos e datas, mas ficar de olho é importante. Manter todos os seus dados atualizados, seja nome, endereço, telefone, e-mail, assim como entrar e verificar direto no caderno do Diário Oficial, tanto a data do concurso quanto a data de nomeação é importante.

Ter cuidado se o cargo que você está se candidatando requer que você tenha Ensino Superior, Ensino Médio ou menor. Alguns cargos permitem que um tecnólogo concorra como se tivesse um bacharelado, mas sem verificar com certeza, você pode perder a vaga na hora da nomeação.

Falando nisso, a maioria dos cargos para Ensino Superior permite que no momento da inscrição você não precise ter o diploma (pois alguns cargos têm o prazo de até dois anos para convocar o aprovado), mas é bom conferir antes de se inscrever.

Se você é dono ou sócio de uma empresa, você tem que abrir mão dessa sociedade ou administração. É uma predeterminação legal que alguém que seja nomeado para um cargo público não tenha vínculo com de nenhuma administração privada, até para evitar quaisquer tipos de confusão e ou fraude.

Enfim, alguns pequenos cuidados para se ter (antes e/ou depois) de participar de quaisquer concursos públicos. Vamos a alguns passos de como ser aprovado no concurso da Anvisa, que em breve liberará o edital (fique atento a todas as regras regulamentadas para a vaga que for se candidatar) e vai movimentar milhões de concurseiros pelo Brasil.

Dicas de como ser aprovado no concurso da Anvisa

Vamos aos passos para você saber como ser aprovado no concurso da Anvisa? Livros, foco, força, sorte e fé e muita dedicação. Sim! Tudo isso é necessário, mas ter um roteiro de como se comportar e do que fazer pode aumentar e muito as chances de passar.

Como estudar

A parte mais importante, não é mesmo? O mais interessante nesse caso é misturar as matérias e não se manter em apenas uma única disciplina até fechar. Duas ou três matérias por dia é ideal para se manter.

“Mas, por quê?” A resposta é simples: o tempo que você vai passar para revisar a matéria é muito menor quando intercala com outras disciplinas.

Além disso, inclua a legislação na sua base de estudos. Resolver as questões de provas anteriores, destacar os pontos mais importantes das leis e fazer leitura de artigos formam uma ótima estratégia de ensino.

Estabelecer uma rotina de estudo

Um dos maiores problemas é exatamente acerta a hora de estudar, não é mesmo? A concentração foge. Já pensou se não é a forma que você estabeleceu para tentar por a cara nos livros?

É necessário se ter uma rotina de estudos. Como? Organizar um cronograma com as disciplinas e procurar o melhor lugar, que não atrapalhe o foco, ou seja, muito mais apropriado para se concentrar e em um horário condizente com a sua necessidade de aprender.

Olhar para as provas antigas e tentar respondê-las

A Internet é um mar de possibilidades praticamente infinitas e essa é uma de suas principais vantagens. Não tem como alguém que quer saber como ser aprovado no concurso da Anvisa chegar no momento da prova sem ter ao menos noção de como elas serão.

Por quê? Porque todas as questões das provas anteriores podem ser facilmente encontradas na Internet e isso é muito importante, pois você aprende a lidar com o estilo da avaliação, aprende a não cair nas pegadinhas propostas pelos organizadores e tem contato com as legislações.

Estudar assuntos, matérias e bibliografias dos editais anteriores e do atual, que nunca teve contato

Olhar os editais e procurar primeiramente tudo aquilo que você não viu na vida e começar a pesquisar esses assuntos. Além disso, é sempre bom se atualizar e os concursos públicos são famosos por trazer assuntos diferentes daquilo que já é pré-estabelecido numa grade escolar normal.

Com certeza regulação de saúde pública e regulação e vigilância sanitária serão assuntos que podem estar incluídos na avaliação e que a imensa maioria das pessoas nunca ao menos sequer passou os olhos.

Motivação na remuneração

Quanto mais alto o salário maior a dificuldade da prova. O salário inicial de uma das funções administrativas oferecidas parte de R$ 13.593,69. Ou seja, deve estar bem preparado para ser bem sucedido. Mas, se manter o foco na remuneração, pode ser motivação o suficiente para estimular qualquer pessoa a estudar mais.

Então. Preparado? Agora que você tem uma diretriz de como ser aprovado no concurso da Anvisa, mãos à obra e foco nos estudos. A melhor estratégia é exercitar a mente e manter o foco no objetivo.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.