Como se preparar para a segunda etapa do concurso que tem entrevista?

Tempo de leitura: 5 minutos

O caminho de um concurso público é o melhor para qualquer pessoa que busca ter uma estabilidade financeira, em um emprego que permita um longo vínculo trabalhista, sem o risco de afastamentos ou demissões. São muitos os que optam por prestar exames de seleção, como forma de ocupar um espaço garantido no mercado de trabalho.

Alguns testes de seleção não contam apenas com uma prova física, que avalia o rendimento dos candidatos. Existem editais de seleção que também incluem a etapa eliminatória de entrevistar os concorrentes às vagas.

É uma fase extremamente importante, em que se decide quem terá seu talento reconhecido e será selecionado, e quem não vai passar – sendo eliminado do concurso e que terá que procurar outras oportunidades.

Muitas pessoas já estão habituadas às provas físicas, e seus rendimentos nelas passam a contar com ótimos resultados. Mas quando há a etapa de entrevistas em concursos públicos, o resultado não é o mesmo como esperado.

Portanto, ter um preparo maior também para esta fase é fundamental para qualquer candidato a ser selecionado nos testes. Vamos passar algumas dicas de como agir da melhor maneira em uma entrevista.

Primeiro passo: verifique se seu concurso tem a etapa da entrevista

Vale lembrar que nem todos os concursos públicos contam com uma fase de avaliação dos candidatos por meio de uma entrevista. Por isso, é importante estar atento ao que diz o edital de seleção. Assim, seu preparo pode ser maior para o que realmente pode ser questionado durante todo o processo.

Mas se o concurso que estiver fazendo não tem entrevista, não tem problema. Estar bem preparado para uma entrevista é fundamental para conseguir qualquer oportunidade de emprego – mesmo que não tenha uma seleção como em um concurso público.

Como se comportar nesta fase?

Se você se deu bem na prova teórica, e fará uma entrevista física com avaliadores, é preciso estar atento a alguns passos durante todo o processo. O principal deles é chegar ao local da seleção com antecedência, pois isso mostra que você é pontual, e que pode cumprir com prazos e horários estabelecidos pela instituição.

Pesquise melhor sobre as atribuições do cargo oferecido. Pois isso não lhe dará a sensação de estar perdido quando receber as instruções do avaliador. É sempre importante ter uma noção do trabalho a ser desenvolvido, pois assim seu preparo poderá ser maior para a entrevista.

Sempre é importante nestes casos valorizar o que de melhor desenvolveu em uma área. Se para a vaga oferecida no concurso você já tem alguma experiência, use isso a seu favor, e conte o que fez em outras empresas que acarretaram em bons resultados.

Mas também é importante ser sincero. Mentir em uma entrevista é algo muito arriscado, e contribui para a perda de confiança do colaborador perante aos líderes de uma organização.

Também existem as pessoas que fazem um concurso público para uma vaga em que não tenham experiência. Em caso de uma entrevista, neste caso, a solução é falar a verdade mesmo assim, e relatar o que já fez de positivo ao longo de sua carreira.

Isso sem contar com o fato de destacar a vontade de trabalhar com alguma coisa nova, tendo novas oportunidades e mais chances de crescimento.

Em entrevistas, é comum um candidato ouvir as mesmas perguntas em vários processos de seleção diferentes – com algumas adaptações de empresa para empresa.

Para questões de cunho geral, sempre é importante fazer um treinamento, e tentar criar respostas impactantes para perguntas que podem ser feitas. Cabe ressaltar que este exercício não é para decorar falas, pois isso pode fazer com que o avaliador não veja uma resposta verdadeira de você.

Ter uma postura correta também é fundamental. Para isso, é preciso prestar atenção em todos os seus movimentos desde sua entrada no local da entrevista. Existem contratantes que já estão avaliando os candidatos desde o momento da chegada deles.

Uma boa postura pode mostrar que você é uma pessoa focada, e que tem objetivos em mente – podendo gerar boas expectativas para o contratante. Quanto melhor for sua presença na entrevista, maiores são as chances de ser selecionado para a vaga desejada.

Se o seu concurso tem a etapa da entrevista, é possível que os avaliadores deem uma conferida em suas redes sociais. Nem sempre isso é um problema, desde que você seja verdadeiro quando lhe fizerem uma pergunta específica.

Não adianta dizer que seu comportamento não é de algum jeito se tem uma foto sua fazendo o que disse que não fazia na entrevista.

Também neste caso é importante verificar se não há alguma postagem ofensiva sobre algum determinado assunto – pois isso pode ser eliminatório, mesmo que o currículo de um candidato seja excelente. Toda atenção deve ser dada ao que você posta em suas páginas.

Escolha roupas adequadas para a vaga escolhida. Ter um bom visual é fundamental em uma entrevista, principalmente se tratando de um processo seletivo para uma vaga pública. Em alguns editais, há normas que dizem sobre quais os tipos de vestimenta são ideais para esta etapa seguinte. Caso não tenha, a dica é se vestir de acordo com o perfil da vaga escolhida.

A dica mais importante para a preparação é ser você mesmo durante uma entrevista. Tenha um comportamento adequado na hora, mas o importante é sempre agir naturalmente. Quanto mais verdadeiro você for, maiores são as chances de efetivação para a tão sonhada vaga.

É ideal falar no tom certo, responder as perguntas com calma e não ter vergonha de dizer o que sabe e o que não sabe. Isso contribui para um desempenho melhor seu na hora da entrevista.

Com estas dicas, você pode ser contratado

A etapa da entrevista é muito importante para qualquer concurso público. Por isso fique atento à vestimenta, ao seu comportamento e seja sempre você mesmo.

Além de ser sempre verdadeiro em tudo. Seguindo estes passos, será possível ser contratado, e enfim conquistar uma sonhada vaga no setor público. E não se esqueça de estudar para a prova física, porque a primeira etapa também conta com a sua importância.

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.