Como se preparar adequadamente para os Concursos

Tempo de leitura: 6 minutos

Nós estudamos e entramos na faculdade em busca de uma carreira sólida. Muitas vezes, esse emprego dos sonhos acontece, mas a instabilidade que a nossa economia enfrenta nos deixa muito vulneráveis em relação a estabilidade no emprego. Mesmo quem tem uma profissão e trabalha em um emprego formal pode sim fazer um concurso.

Quem não tem uma formação pode fazer o caminho contrário. Passar em um concurso com menos exigências acadêmicas e crescer dentro do serviço público. Ambas as opções são garantia de que você vai poder planejar com mais firmeza o seu futuro, pois a garantia de se manter trabalhando é maior do que em uma empresa privada.

Identifique o tipo de concurso que você vai prestar

É fundamental identificar que tipo de concurso você vai prestar. Quando você não conhece as atribuições que lhe vão ser entregues, você pode passar na prova e acabar se frustrando com as funções que você vai exercer.

Antes mesmo de iniciar os estudos, conheça bem a área de atuação, principalmente se você ainda não tem uma graduação, no caso de concursos que exigem apenas ensino médio.

Confira com muita atenção o edital

Depois de inscrito, você não pode deixar de ler atentamente o edital. Confira o programa do concurso e planeje a sua estratégia para estudar.

No edital você encontra quais são as regras, o que você deve estudar, quais são as atribuições do cargo, entre outras informações que serão fundamentais para você. Muitas vezes o candidato perde a vaga por não ter lido o edital com atenção e não respeita algum pré-requisito.

Faça um cronograma

Administre bem o seu tempo para aproveita-lo bem. Analise quantas horas você vai ter para estudar, se você tiver 4 horas, que é o ideal, tente ir aumentando para conseguir dividir os conteúdos.

Divida essas 4 horas por dia por 2 e estude 2 matérias com duas horas para cada uma delas. À medida que você adequar seu tempo, você será capaz de aumentar a qualidade de seu estudo. E dessa maneira aprender mais, e estar preparado para realizar a tão sonhada vaga em um concurso público.

Faça um cursinho para relembrar e aprender

Conseguir uma vaga em uma instituição pública exige muita dedicação, disciplina, tempo de estudo, descanso e um investimento financeiro. É essencial trabalhar com foco no seu objetivo. Lembrar que o sacrifício de ficar estudando e deixar de lado as baladas do fim de semana, vão compensar mais para frente.

Quando falamos em investimento financeiro, estamos pensando em um cursinho para concurso. Quem promove esse tipo de ensino são empresas que são especializadas em oferecer suporte adequado para o aprendizado.

Fique sabendo sobre as novas oportunidades de concurso

Quando você está matriculado em uma instituição de curso para concurso, você acaba sabendo com antecedência sobre quais serão as próximas oportunidades. Com isso, você tem mais tempo para se preparar, e aumenta as suas possibilidades de êxito.

As empresas de cursinhos, sabendo do lançamento de novos concursos, conseguem direcionar o seu estudo para atender os requisitos para a investir nos cargos que você vai pleitear e acompanha atentos todas as etapas de um edital.

Como escolher um bom cursinho

Primeiro converse com os seus conhecidos para saber se eles podem indicar um lugar que eles estudaram. Assim fica mais fácil você saber da reputação do estabelecimento. Seus amigos vão ser capazes de informar como foi a experiência, se aprenderam, quais são os prós e contras, é a melhor maneira de fazer a escolha certa.

Outro dado relevante para que você conheça mais sobre o lugar que você vai investir, é o número de aprovados. Quando a escola ensina bem o aluno, é notória a quantidade de aprovações em concursos. Então é bom ficar ligado nessa informação.

Pesquise sobre os professores

Não fique preso aos super currículos que um professor pode ter. O mais importante é verificar se ele é capaz de passar o seus conhecimentos com clareza, se tem didática para concursos e utiliza técnicas que facilitam a aprendizagem.

Para avaliar um orientador, você deve analisar se ele tem grande conhecimentos sobre os concursos e das principais bancas examinadoras. Veja se ele é capaz de identificar o tipo de questão conforme a banca examinadora. Se ele faz isso, poderá prever os assuntos mais frequentes que aparecerão nas provas.

Utilize as ferramentas de aprendizado

Um bom cursinho prepara seus estudantes com a ajuda de ferramentas de estudo que estão em constante atualização. Podemos apontar os recursos multimídia que ajudam o aprendiz a fixar melhor o que está estudando. Com a internet, esses recursos vão além da sala de aula e você com certeza poderá acessá-los em casa, reforçando seus estudos.

Por falar nisso, o conteúdo virtual deve, além de oferecer as aulas ministradas em sala, apresentar exercícios, e coisas que agreguem a participação presencial no dia a dia do cursinho. Com isso, o aluno poderá revisar e estudar sempre que quiser.

Visite para conhecer a estrutura oferecida

Antes de qualquer coisa, você precisa ver se o lugar escolhido para investir seu tempo e seu dinheiro atende as suas necessidades. O espaço físico deve ser bom, confortável e suportar a quantidade de alunos que pretende alocar. Se o local é pequeno e existem muitas vagas, já é um ponto contra porque com uma sala lotada, aprender fica mais difícil.

Veja se a sala é arejada e tem ar condicionado. Nos dias de verão, você vai sofrer para se concentrar se não encontrar esse tipo de conforto.

As cadeiras devem ser confortáveis e distribuídas com um bom espaçamento, para evitar esbarroes na hora que um colega quiser sair do recinto. Esses pequenos detalhes fazem a diferença quando você está em busca de um objetivo.

Conheça a relação dos funcionários da entidade com os alunos

Em algumas ocasiões, você vai precisar resolver alguma coisa com o pessoal do cursinho. Por isso, é interessante saber se esses funcionários são proativos, conseguem resolver conflitos, seja pessoalmente, por telefone ou por chats.

Você precisa evitar qualquer tipo de desgaste para poder focar apenas no seu objetivo.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.