Como se preparar adequadamente para os Concursos

Tempo de leitura: 5 minutos

A vida é feita de escolhas, e uma das cruciais é a escolha por uma profissão. Desde a escola nós buscamos analisar quais são as nossas aptidões, o que nós mais gostamos, que matéria nós temos mais facilidade. Essa percepção é o que nos faz escolher o que nós queremos para o nosso futuro.

Quando começamos a fazer a faculdade, conseguimos ver que a escolha por uma carreira não é garantia de emprego. Para adentrar no mercado de trabalho, precisamos ter experiência e para ter essa experiência, precisamos trabalhar, é engraçado, mas, em muitos casos uma coisa não acompanha a outra.

Por isso, muitas pessoas escolhem um caminho diferente, o de prestar um concurso. Se você oferece para você mesmo essa opção, estará diante de uma oportunidade de conseguir estabilidade, segurança, que nos tempos atuais, está difícil de conseguir.

Mas como se preparar para esta prova de fogo?

Identifique que tipo de concurso você vai prestar

Esse é um passo fundamental para quem quer ingressar em uma carreira com um cargo público. Não conhecer as suas atribuições, caso comece a exercer o cargo, pode transformar seu sonho de ter estabilidade em um verdadeiro pesadelo. Muitas pessoas prestam o concurso, passam e depois se arrependem.

Por esse motivo, antes de começar a estudar efetivamente para a prova, é necessário conhecer a área de atuação. Até porque você precisa saber que tipo de carreira você vai almejar e saber se existe possibilidade de promoção, que é o que todos buscam em uma carreira.

Quando você identifica que tipo de concurso você vai prestar, você consegue direcionar os seus estudos de forma mais específica. Por exemplo, se você vai prestar um concurso para trabalhar com os direitos da criança e do adolescente, já sabe que tipo de lei específica que você vai precisar focar os seus estudos.

Colocando a mão na massa

Agora que você já sabe que tipo de concurso vais prestar, está na hora de traçar o planejamento para os estudos. Não esqueça que quanto mais tempo você estudar será melhor, assim você assimila melhor o conteúdo. Só não cometa exageros, pois não vai adiantar muita coisa tentar aprender sem um estado físico e mental bom.

Siga religiosamente o seu cronograma, não se iluda achando que você pode perder um dia e compensar no outro. Uma das coisas que você não pode tirar da sua mente é que a disciplina é fundamental para alcançar o sucesso.

Estudar uma matéria, ou todas ao mesmo tempo?

Quem gosta de entrar na rotina? Sabemos que, seja lá onde for, cair na rotina não dá certo. Portanto, se você procurar variar as matérias vai conseguir tornar esse procedimento mais agradável para o seu dia a dia.

Estudar de um modo a esgotar todo um conteúdo, vai se tornar uma coisa muito maçante, por isso é melhor variar durante a semana, assim você treina seu cérebro a ficar mais esperto, ligado no que você está fazendo. Você vai exercitar seu poder de absorção de conteúdo de uma maneira mais eclética.

Estudando em casa

Para quem escolhe essa opção, a perseverança precisa ser muito grande. Em casa, estamos com a nossa família que, em muitos casos, não sabe que tipo de valor estamos dando para aquele plano. Por isso, procure deixar as pessoas cientes de que você está realmente se preparando, que aquilo não é brincadeira.

Escolha o local mais calmo da casa, geralmente o seu quarto que pode ficar trancado sem fluxo de pessoas. Lembre-se de não se distrair com as redes sociais, desligue o celular. Se você consegue e acha que colabora, deixe uma música de seu agrado rolando no rádio.

Devo fazer um curso presencial preparatório?

Não existe uma opinião unanime sobre isso. Uma grande parte das pessoas que pensam em prestar concurso optam pelo curso preparatório presencial. É uma escolha que vai depender de quanto você tem para investir. É um gasto a mais que muitos não estão dispostos a pagar. Por outro lado, se você pode investir, existem alguns benefícios.

Lá, a sua concentração estará voltada para o seu objetivo, e você estará rodeado de pessoas com o mesmo foco. Professores qualificados para tirar as suas dúvidas em tempo real, algo que não acontece em casa. É a melhor opção para quem não consegue manter a disciplina estudando só.

Fale com concurseiros mais experientes

Quando você vai começar a se dedicar a o mundo dos concursos, mantenha contato com pessoas que tiveram sucesso, conseguiram entrar em uma instituição pública. Eles com certeza vão poder te dar dicas sobre como obtiveram êxito nessa caminhada.

Outra coisa que você vai aprender com os mais calejados é que tipo de materiais você deve usar para estudar. Eles conseguiram, e, portanto, sabem quais são os caminhos mais fáceis. Mas lembre-se de adaptar as dicas as suas habilidades, afinal cada um trabalha melhor de um jeito.

Faça outras provas de concurso

Sei que é muito importante manter o foco no seu objetivo, porém, fazer outras provas de concursos diversos vão te ajudar a sentir a pressão e aprender a lidar com ela. É como fazer um dos exercícios que você faz para estudar, mas com a responsabilidade e exigências de uma banca examinadora.

Só não perca seu foco, estudando matérias que não vão cair no concurso que você quer realmente passar. Mas tenha certeza que quando chegar a hora de realizar a sua prova, você vai estar mais seguro, sabendo controlar o nervosismo e o tempo. Acredite, isso vai ser algo muito positivo.

Não esqueça do fundamental

É importante colocar na cabeça que essa não será a sua única oportunidade. Não se obrigue a passar no seu primeiro concurso. Se você conseguir, ótimo, caso contrário, não será o fim do mundo.

Saiba também que o que você busca, é ficar apto a exercer o cargo pretendido, então não faça a prova pensando em ser o melhor na classificação. Faça o seu melhor para estar entre os classificados. Isso ajuda a tirar a sua responsabilidade e ficar mais tranquilo.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.