Como saber quantas etapas têm no concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos sempre foram os queridinhos dos trabalhadores que buscam uma alternativa segura de emprego, com garantia de bons salários e estabilidade garantida, algo que é o objetivo de carreira de muitas pessoas. Porém, até pouco tempo atrás, a opção de concursos públicos enquanto carreira ainda era restrita para um público específico, que nunca teve pretensão de seguir carreira dentro da iniciativa privada, desejando ter uma trajetória profissional sólida dentro de uma corporação do serviço público.

O que acontece é que nos últimos tempos esse cenário vem se modificando, de forma que muitas pessoas que possuem uma carreira sólida no setor privado vêm se interessando pelas alternativas que são oferecidas pelo serviço público. Em grande parte, essa mudança no cenário tem se dado fortemente pela crise econômica enfrentada pelo país e pelo cenário de instabilidade que chega junto com ela.

Dessa forma, para fugir do índice de desemprego e também para evitar o medo e a insegurança do corte de pessoal dentro de empresas privadas é que muitos trabalhadores vêm tentando migrar para o serviço público por meio de concursos, o que acaba fazendo com que a concorrência, principalmente para vagas de salários mais altos, acabe sendo maior.

Entre os diferenciais do setor público que são atraentes para pessoas do setor privado está principalmente a estabilidade empregatícia, que vai garantir ao trabalhador que este vai ter um emprego para pagar as suas contas, independentemente da situação do país, algo que não acontece no setor privado.

Mais ainda, há também a questão dos bons salários, que podem muitas vezes ser maiores do que aqueles que são oferecidos no setor privado, e também os bons benefícios, que variam de empresa para empresa e que são somados ao salário.

Para completar, há a questão da jornada de trabalho, que é muito importante para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida, já que no setor público ela é respeitada, com presenças raras de horas extras, algo que praticamente não acontece no setor privado.

Porém, diferente do que acontece no setor privado, o processo seletivo para uma vaga no setor público requer bastante estudo e dedicação, já que este se dá por meio de uma prova, que ficou conhecida como concurso público.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão mostrar para você como funciona o processo de seleção de um concurso público e também como descobrir quantas etapas estão envolvidas no concurso desejado, já que isso é algo que vai variar de vaga para vaga.

Descubra as etapas envolvidas em um concurso público

A verdade é que descobrir quantas etapas estão envolvidas no processo de seleção de um concurso público é bastante simples. Isso porque todos os detalhes referentes ao concurso para uma determinada vaga estão contidas no edital do concurso, que você vai conseguir ter acesso no site da empresa organizadora da prova. Lá você vai encontrar todas as informações que você desejar sobre o processo seletivo, inclusive as etapas de seleção presentes no mesmo.

Porém, apesar de essas etapas variarem de empresa para empresa e de cargo para cargo, a verdade é que existe um conjunto de etapas básico que é seguido pela maioria dos concursos e que é importante que você saiba caso deseje começar a se aventurar pelo mundo dos concursos públicos.

Depois da publicação do edital do concurso, que é o documento com todas as informações que você precisa saber sobre a situação, a primeira etapa do concurso vai ser composta pela abertura do período de inscrições, que é quando você deve se candidatar para a vaga que tiver interesse.

Passados cerca de dois ou três meses após a publicação do edital é que vai ser realizada a aplicação das provas do concurso, que vai ter o seu gabarito preliminar divulgado pouco tempo depois pela empresa responsável pela organização do concurso, de forma que o candidato corrija as suas questões e possa entrar com recurso contra questões cujas as quais não concordou com a correção.

Depois da avaliação dos recursos é que são divulgados os resultados da primeira etapa da prova, caso o concurso tenha mais de uma etapa, ou do resultado final, caso a prova objetiva seja a única etapa do concurso, o que acontece em grande parte das vagas disponíveis.

Nos casos de concursos com mais de uma etapa, no período seguinte à avaliação objetiva podem vir uma série de outras avaliações que compõem as demais etapas do concurso. Entre elas estão avaliação física e psicológica, exame médico, investigação vida pregressa e muitas outras opções, que vão variar dependendo da vaga escolhida por você.

É passada essa segunda etapa, que pode ou não ser presente e que vai variar de empresa para empresa e de cargo para cargo, é que vão ser divulgados os resultados finais do concurso, de forma que alguns poucos são selecionados para ocupar a vaga.

Após a aprovação, em muitos casos o concurso pode exigir a comprovação de títulos necessários para assumir o cargo, de forma que pode sim haver candidatos reprovados nessa etapa, de forma que o próximo da lista é convocado para ocupar o cargo em aberto.

Por fim, depois do processo de revisão de títulos – caso este seja necessário, e se for vai estar claro no edital do concurso que você deseja prestar – há a homologação do resultado final, que nada mais é do que a publicação do resultado do concurso, com a relação de candidatos aprovados que é organizada por ordem de classificação.

Para terminar, a última etapa de todos os concursos públicos consiste na nomeação de todos os aprovados, que nada mais é do que a convocação para o trabalho por parte da empresa contratante. Por via das dúvidas, para saber com exatidão quais são todas as etapas presentes no concurso que você deseja prestar é importante ler com calma e atenção o edital do concurso que você vai prestar.

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.