Como lidar com uma pergunta inesperada no concurso público?

Tempo de leitura: 5 minutos

A cada dia que passa os concursos públicos têm se mostrado como uma das melhores alternativas para quem deseja ter um bom emprego nos dias de hoje.

Afinal de contas, todas as características e diferenciais dos cargos oferecidos na iniciativa pública em relação àqueles que são oferecidos na iniciativa privada têm se mostrado cada vez mais atraentes e mais vantajosas para o trabalhador brasileiro, que cada vez mais tem buscado uma vida que seja confortável financeiramente, ao mesmo tempo em que tem uma maior qualidade de vida.

Isso acontece por uma série de motivos. Entre eles está principalmente a questão da estabilidade empregatícia, que tem sido mais procurada do que nunca nos dias de hoje. Isso se dá por conta da crise econômica que tem atingido o Brasil nos últimos tempos e que não dá sinal de ir embora.

Com isso, a garantia de estabilidade que é dada para empregos em cargos públicos é uma forma que os trabalhadores encontraram de permanecer fora ou fugir do índice de desemprego, que só sobe a cada dia que passa, e também de garantir que as contas continuem sendo pagas todos os meses.

Afinal de contas, a verdade é que não importa o quão ruim a crise possa estar, as contas vão continuar vindo para serem pagas e é importante ter a garantia de um salário todos os meses para conseguir manter as finanças em dia, algo que o setor público garante e o privado não.

Isso porque, quando chega a crise no setor privado, para que as empresas não precisem fechar as portas, a saída é realizar cortes de gastos, que normalmente acabam incluindo também cortes de funcionários.

Junto a isso, há também uma série de outras questões que tornam os concursos públicos alternativas bastante atraentes. Entre elas estão os bons salários, que costumam ser maiores do que os oferecidos para os mesmos cargos dentro do setor privado, e também os bons benefícios, que vão variar de empresa para empresa e que vão ser somados aos salários.

De quebra, há também a questão da jornada de trabalho, que no setor público é bem respeitada, com raras presenças de horas extras, algo que não é encontrado no setor privado e é bastante valorizado principalmente por pessoas que desejam encontrar uma melhor qualidade de vida.

Porém, o que muita gente acaba esquecendo é que entrar em um concurso público não é tarefa tão simples assim, principalmente para ocupar aquelas vagas de cargos com os salários que são mais altos. Isso porque além das provas que são difíceis, principalmente para cargos mais altos, há também a questão da concorrência, que pode ser extremamente alta.

Para completar a situação, junto a tudo isso há também a questão do nervosismo, que sempre acaba pegando na hora da prova e causando problemas no desempenho de cada um. E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a agir da melhor maneira possível quando se deparar com uma pergunta inesperada durante as provas de um concurso público.

Afinal de contas, quando falamos de um concurso concorrido, qualquer simples pergunta pode dar ou tirar de você o ponto que você precisaria para conseguir a vaga que sempre desejou.

Na hora da prova, aquela pergunta inesperada. E agora?

Por mais que se tenha realizado uma boa preparação para a prova do concurso, a verdade é que sempre pode surgir uma pergunta inesperada que vai pegar você de surpresa e que pode até mesmo acabar desestruturando você para o resto da prova.

Afinal de contas, só quem já se deparou com uma questão sem resposta em uma prova sabe o desespero que isso pode dar, principalmente quando falamos de provas para cargos concorridos, nas quais qualquer simples ponto conta.

Porém, nessa horas, por mais difícil que seja é preciso saber ter frieza e agir da melhor maneira possível. A primeira coisa a se fazer ao ser pego de surpresa por uma pergunta é lê-la novamente com calma e atenção. Isso porque, muitas vezes a dica para a resposta de uma pergunta pode estar no mesmo enunciado.

Feito isso, leia com calma todas as alternativas – caso a prova seja objetiva – e veja pequenos pontos em cada uma que podem ser condizentes com aquilo que está presente no enunciado. Por mais que você não saiba a reposta, é importante que você realize o chute com consciência, de forma a aumentar as suas chances de acerto, e não de forma aleatória.

Depois de fazer tudo isso, descarte as alternativas que tenham respostas muito absurdas. Com isso você já vai conseguir eliminar uma ou duas opções e aumentar as suas chances de acertar a questão. Nas alternativas que sobraram, observe se há algum elemento de repetição, pois a tendência é que elementos repetidos em mais de uma alternativa estejam na alternativa que conta com a resposta certa.

Nessa hora vale buscar na memória por conhecimentos que você tenha que sejam correlatos ao assunto, pois eles sempre podem ajudar. Depois de ter realizado todos esses passos, você já vai ter cortado algumas alternativas e aumentado consideravelmente as suas chances de acerto mesmo tendo sido pego de surpresa e sem saber exatamente qual é a resposta certa.

Por fim, há uma última coisa que vale a pena se fazer para aumentar as suas possibilidades de acerto em uma questão na qual você não faz ideia da resposta. Depois de ter realizado todos os passos acima, provavelmente ainda sobraram algumas para você ficar em dúvida.

Na hora da dúvida, busque optar por alternativas que não sejam nem a primeira e nem a última, pois o mais comum é que os examinadores evitem colocar a resposta certa logo de cara, de forma a dar um pouco mais de trabalho para o participante na hora de responder a uma pergunta.

Levando em consideração todas as dicas e mantendo a calma em todos os momentos, você terá grandes chances de acertar a pergunta inesperada ainda que não faça ideia da resposta certa dela com base nos seus conhecimentos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.