Como informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico?

Tempo de leitura: 6 minutos

Já faz algum tempo que muitas pessoas enxergam no concurso público uma alternativa para alcançar a estabilidade financeira num emprego que seja estável, que não corra o risco, de uma hora para outra, mesmo fazendo tudo corretamente, ser dispensado dos serviços.

Hoje, ter um cargo público é o sonho de muitos. E não há limitações para exercer uma função pública, tanto os jovens recém formados, quanto os profissionais que já atuam há mais tempo no mercado de trabalho, tem chances de conseguir passar em um concurso

E, caso o inscrito apresente alguma deficiência, este também poderá realizar as provas, mas, alguns ainda carregam algumas dúvidas e por isso acabam até por desistir desse sonho quando deparam-se com a seguinte questão: como informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico?

As limitações vivenciadas diariamente por deficientes físicos podem dar a sensação que o sonho de passar em um concurso é distante, mas engana-se quem pensa assim.

Hoje, assim como os ambientes externos e internos passaram a ser adaptados para esse público, como inserção de rampas de acesso, equipamentos de acessibilidade…no segmento de concursos também ocorreram tais impactos, possibilitando que muitas pessoas parassem de questionar como seria todo esse processo.

Portanto, se você também se pergunta como ‘informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico‘, separamos algumas sugestões para que este seja um momento tranquilo e, que você não precise se preocupar com nada mais além dos seus estudos e preparação para o tão esperado dia da prova.

1# Analise as previsões de concursos

Se você decidiu fazer um concurso, deve estar se questionando em: ‘informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico’, mas, o primeiro passo para quem quer prestar um concurso público é escolher para qual área pretende se dedicar.

Fazer um concurso simplesmente por fazer, sem dedicar-se e criar uma rotina de estudos é arriscado demais. Imagine só quantas pessoas disputarão a mesma vaga com você nesse concurso? Por isso, esteja certo dessa decisão para evitar frustração e poder ter a certeza de que passando ou não, ao menos você deu tudo de si.

Avalie os concursos em andamento, as previsões para abertura das inscrições e, claro, leia o edital: isso é muito importante. É no edital, inclusive, que você encontrará as informações sobre as aptidões necessárias para exercer o cargo desejado e, poderá analisar se sua deficiência o impedirá ou não de exercê-la.

2# Conheça seus direitos

Antes mesmo de se preocupar com questões do tipo: informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico, saiba que todo deficiente físico tem seus direitos reconhecidos por lei, portanto, faça valer esses seus direitos que foram conquistados.

Por lei, todo deficiente físico pode disputar uma vaga em um concurso público, assim como é estabelecido para todos os candidatos que não possuem deficiência alguma.

Para você entender melhor que não há motivos para se preocupar e desistir do concurso por não saber como ‘informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico‘, essa mesma lei citada antes, ainda garante que o deficiente físico inscrito no concurso tenha direito a uma reserva mínima de 5% e no máximo de 20% das vagas dispostas.

Para que ele e outros candidatos, que também sejam deficientes físicos, possam garantir acesso ao cargo público, assim, fica garantido por lei, que o quadro de funcionários públicos terá pessoas portadoras de deficiência física. Essa é uma forma para que todos tenham acesso ao serviço público.

3# Você precisará de um laudo médico

A comprovação da deficiência física do candidato será feita por laudo médico. Este laudo poderá ser solicitado antes da prova, ou após o resultado classificatório. Portanto, ao fazer um concurso, não atente-se apenas a ‘informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico‘ de forma verbal ou especificando durante a inscrição.

Para que seu direito, garantido por lei, realmente seja utilizado nessa situação, você precisará realizar exames médicos para que o laudo do especialista confirme o diagnóstico de deficiência física.

Não há nada de absurdo nessa necessidade de comprovação da deficiência física, este é apenas um modo de deixar tudo documentado e, futuramente, poderá servir para você mesmo.

O único ponto a ser destacado é que esse laudo pode ser pedido antes ou depois da prova, mas isso variará de acordo com o que é proposto pelo edital; por isso é tão importante ler o edital. Por exemplo, se estiver escrito no edital que a prova deve ser feita de caneta preta, e você fizer a prova de caneta azul, poderá ser desclassificado do concurso e, não haverá o que discutir com a banca examinadora do concurso, afinal, estava escrito no edital.

4# Como informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico?

As pessoas que tem algum tipo de deficiência física e estão interessados em fazer um concurso, como dito antes, precisam ter certeza de que este concurso de interesse oferta vagas que se adéquem à sua deficiência; feito isso, no próprio edital obterão informações para tirar dúvida da cabeça e saberem como: ‘informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico’.

No edital do concurso deverá ser especificado quais serão as condições e prazos para que cada um informe ao organizador do concurso que é deficiente físico, assim, o candidato será direcionado para os seguintes procedimentos, para que no dia da prova, tenha acesso à qualquer tipo de adaptação que seja necessária para que possa fazer sua prova.

Então, pode dar início aos estudos sem medo algum e exclua de uma vez a tensão em ‘informar ao organizador do concurso que sou deficiente físico’.

5# Exija seus direitos do início ao fim

Mesmo com a reserva de vagas destinadas a deficientes físicos, ainda podem acontecer mal entendidos, falhas na comunicação, e você pode ser lesado no dia da prova, não tendo acesso à toda acessibilidade que, por lei já é garantida à você.

Caso no dia da prova você perceba que algo não está como o que foi assegurado pela banca organizadora do concurso, imediatamente, vá informar ao organizador do concurso que é deficiente físico e que precisa de melhor acessibilidade para realizar a prova.

O que pode incluir rampas de acesso para chegar a sala onde será realizada a prova ou um tempo maior para responder as questões.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.