Como funciona um concurso público para médicos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Apesar de toda a fama da carreira de medicina no Brasil, existem muitas informações que são ignoradas ou omitidas. A carreira de medicina possui diversos problemas que precisam ser enfrentados, diversos desafios, muitos até mesmo relacionados ao vínculo trabalhista precário. A melhor forma de se escapar desse ciclo vicioso é tentar um concurso público para médicos.

Muitos falam, por exemplo, que um médico nunca fica desempregado. Apesar de realmente não haver falta de demanda na área de medicina no país, um real vínculo trabalhista, com muitas vantagens e benefícios, semelhante as demais opções, é um item raro e que para muitos médicos só foi possível encontrar graças ao concurso público para médicos.

As mudanças que ocorreram no mercado nos últimos anos, resultaram em um aumento dos formandos nas diversas áreas médicas, tornando a busca por empregos na área de medicina, comum demais. Vantagens comuns a outras opções como férias, décimo terceiro salário, aposentadoria e FGTS são um luxo que médicos não podem buscar em sua carreira.

Esses luxos, quando vierem, são obviamente vantajosos, mas os buscar ativamente em uma vaga de emprego fora de concurso público para médicos é arriscado demais. Porém, em um concurso público para médicos, é bem mais fácil achar tais benefícios, e o salário pode até mesmo ser maior do que de empregos em locais comuns para médicos.

Ainda há também a vantagem de existir uma imensa quantidade de concurso público para médicos em todo o país, com uma ênfase maior em estados mais desenvolvidos, como São Paulo.

É interessante também apontar que diversos órgãos públicos e organizações de nosso governo necessitam de um ou mais médicos em seu horário de trabalho, e para ingressar nessas vagas, é necessário prestar o concurso público para médicos. Você pode ir até mesmo trabalhar, por exemplo, na aeronáutica após prestar um concurso público para médicos.

Como prestar um concurso público para médicos

A proposta de concurso público para médicos ocorre de uma forma interessante. Ao contrário de alguns outros concursos públicos, certos concursos públicos para área de medicina exigem experiência prévia e formação específica. Ou seja, você precisará buscar um concurso para qual sua formação seja mais precisa.

A área da medicina é muito ampla e possui um número imenso de especializações, muitas vezes até isoladas uma da outra. Vagas comuns a concursos públicos de medicina em São Paulo são de cirurgião geral, ginecologista, socorrista, pediatra, anestesiologista, cirurgião vascular e ortopedista.

Ainda há a possibilidade de cadastro reserva para quem está prestando concurso público na área de medicina. Esses cadastros não se limitam as vagas das especialidades dentro do concurso em si, podendo ter vagas adicionais, como intensivista, médico auditor, cardiologista, endocrinologista, dermatologista, urologista, proctologista, radiologista, entre vários outros.

Fora as diversas especialidades descritas, um médico do trabalho é muitas vezes requisitado em diversos órgãos públicos, como já foi dito anteriormente. É também comum abrir concursos públicos para substituir diversos médicos que estão para se aposentar, então é sempre bom ficar atento aos editais para concurso público da área de medicina.

A prova de concurso público da área de medicina

Para se candidatar a uma prova de concurso público da área de medicina, é requerimento básico ter formação de ensino superior. Além dessa formação, em certos casos, é requisitado uma especialização do concursando, ou até mesmo uma certa experiência antes de começar o processo para se prestar a prova de concurso público.

Os requerimentos para se prestar a prova de concurso público da área médica são bem mais rigorosos, para garantir a eficiência do sistema de seleção, assegurando eu candidatos que prestem a prova de concurso público, tenham real interesse de participar da área ou setor para qual estão prestando, e não desistam tão cedo do cargo que adquiriram.

Afinal, é um cargo burocrático, que requer sempre uma prova para garantir a qualidade técnica do funcionário que será admitido. Se um funcionário sair sem motivo aparente, ele certamente causará problemas, pois haverá um déficit de funcionário até ser possível conseguir montar outro concurso público para repor essa então vaga faltante.

A prova para concurso público na área de medicina é um pouco mais longa que as demais, e costuma ser dividida em três testes diferentes. O primeiro é o teste de conhecimentos gerais, que vai somente tanger a área de medicina, porém fazer perguntas de diversos outros conhecimentos, para saber o quão atualizado está o candidato.

Depois disso, vem a prova de conhecimentos específicos, que testará o conhecimento e experiência na área média que o concursando já possui. Essa prova possui maior peso que a anterior, pois estará testando seu conhecimento direto necessário para ingressar na área para qual você está prestando seu concurso público.

Por fim, temos a prova de títulos, que pode ser feita em uma data posterior, de acordo com o edital do concurso público para qual está sendo prestada. Essa avaliação é feita baseada nos certificados de curso que o concursando possui. Cada certificado de conclusão de curso, diploma e certificado de horas de estágio irá garantir uma pontuação.

É também contado na avaliação de títulos, função ou cargo em carreira de natureza médica, permitindo que sua experiência te auxilie na entrada a uma vaga de concurso público na área de medicina.

A pontuação máxima para a avaliação de títulos é de 16 pontos, um valor relativamente fácil de ser atingido para médicos que possuam grande experiência e diversos cursos na área.

O salário de um médico em concurso público

Certamente um dos maiores atrativos da carreira de medicina em concursos públicos, o salário de um médico dessa área costuma ser bem maior do que os encontrados em demais pontos em sua carreira.

Não é incomum encontrar uma média salarial mínima de 7 mil reais por mês no estado de São Paulo, porém na capital é possível achar um concurso público para médicos cujo salário facilmente passa a faixa dos 10.000 reais e tange a área de 20.000 mil. Fora os benefícios de se trabalhar em um cargo público, que não são poucos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.