Como funciona a prova prática de merendeiro?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas têm o hábito da realização de concursos públicos para as mais diversas áreas. É por meio deles que é possível encontrar um emprego estável, em um local público e com um salário adequado às suas necessidades.

E para a profissão de merendeiro, além do tradicional teste teórico, é feita uma prova prática com os candidatos. Ela serve para testar a capacidade profissional dos mesmos, que terão de fazer diversas atividades. As pessoas com os melhores resultados na teoria e na prática serão selecionadas para as vagas determinadas.

O que é a profissão de merendeiro?

O merendeiro é o responsável por elaborar a merenda nas escolas e institutos de educação. É uma profissão que necessita de bastante cuidado e agilidade, pois é preciso trabalhar muito para dar conta de uma grande demanda diária de dedicação e preparo.

Estes profissionais são pessoas que precisam elaborar comidas e bebidas para centenas de alunos, e que são servidas durante o intervalo das aulas. A importância da profissão é que, graças a esta pessoa, muitos estudantes podem ter uma refeição adequada, e assim, estarem mais motivados para continuar seus estudos.

Etapa inicial: prova teórica

A primeira parte de uma seleção para a profissão de merendeiro envolve uma prova teórica, assim como quase todos os demais concursos públicos. Prefeituras e entidades governamentais divulgam com uma certa frequência os editais de seleção.

A formação escolar pedida nestes editais varia entre pessoas formadas no ensino fundamental ou médio. Os candidatos interessados precisam ficar atentos ao conteúdo que será aplicado na prova, e assim iniciar seus estudos. O primeiro teste já é eliminatório, portanto, você tem que estar preparado para as questões, e obter um bom resultado.

Quanto ao conteúdo do exame teórico, ele varia de acordo com cada edital. Normalmente são aplicadas questões didáticas de português, matemática e conhecimentos gerais. Os concorrentes que obtiverem as melhores notas são selecionados para a etapa seguinte, que consiste em realizar uma tarefa prática que envolve o dia-a-dia da profissão de merendeiro.

Prova prática: passo a passo para ir bem nos testes

Os selecionados agora precisam pôr em prática sua capacidade para trabalhar como merendeiro. Os testes normalmente envolvem a elaboração de uma comida e uma bebida. Pode parecer simples, mas na verdade, este preparo já é em larga escala, para um grande grupo de pessoas.

Logo, é preciso ter em mente a quantidade de cada ingrediente utilizado para compor a receita.

Existe um prazo estipulado para a conclusão de tudo. Por isso, o candidato deve estar atento ao tempo de preparo. A pessoa precisa verificar se a comida feita está com uma boa qualidade – lembrando que algo feito para 100 pessoas, por exemplo, requer uma quantidade bem maior de ingredientes para uma receita.

Terminado o preparo, uma banca avaliadora vai analisar o preparo da sua comida, da sua bebida, além de ver as maneiras que você utilizou para servir tudo adequadamente.

Os principais critérios avaliados são: prestar atenção nas regras de segurança, organização, habilidade ao manusear os materiais presentes na cozinha, utilização do tempo, e acabamento do prato. É preciso que você esteja atento a todos estes itens, pois isso vai colaborar com sua nota ao final da prova.

Os candidatos receberão uma nota por cada um dos critérios, sendo descontados caso não forem bem em alguma tarefa específica. Mais observações podem ser feitas pelos avaliadores, o que vai fazer a diferença no resultado final.

As pessoas que obtiverem as melhores notas no exame são aprovadas, e poderão exercer a função de merendeiro – já podendo trabalhar em poucos dias. Em alguns casos, a nota da prova prática é somada a da prova teórica, então se dedicar na primeira etapa também é importante.

Cuidados para não ser desclassificado

Não é só uma nota baixa que poderá desclassificar você. Se não tomar algumas precauções, você pode ser eliminado antes mesmo de fazer a prova prática. Por isso, vamos te passar umas dicas do que não fazer nos testes.

A principal delas tem a ver com a higiene. Pessoas com o cabelo comprido devem portar uma touca protetora, para evitar que caia algum fio na comida  – isso é uma falta eliminatória em muitos exames. Candidatos homens também devem ficar atentos a estarem com a barba feita. Outra medida que deve ser tomada é a de não estar com as unhas pintadas.

Quanto a aparência, é imprescindível que os candidatos estejam com roupas limpas, leves e adequadas para a prática do exame. Além disso, é importante usar calçados fechados e de salto baixo, pois a função é uma habilidade que remete a ficar algumas horas em pé, e usar um tênis ou sapato confortável é melhor para você.

O maior cuidado para o teste e a profissão é a com a segurança. Existem equipamentos de proteção individual (EPI’s) que ajudam a prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Na prova prática para merendeiro, estar portando todos os EPI’s exigidos é fundamental. Em caso de falta de algum destes materiais, é possível que o candidato seja desclassificado antes mesmo de fazer o exame.

Além disso, durante os testes, é importante prestar atenção no que está fazendo, e se sua atitude não é arriscada a causar algum acidente contra você mesmo, contra os avaliadores ou demais pessoas presentes. Comprometer a sua integridade física e das outras pessoas é um dos fatores que mais causam a reprovação em testes para o cargo de merendeiro.

Depois de aprovado

Os testes para trabalhar como merendeiro podem ser bastante exigentes. Mas os selecionados trabalharão em uma importante área, que ajuda na alimentação de estudantes. Na rede pública de ensino, muitos deles têm na escola a sua principal refeição do dia. Portanto, um profissional capacitado nesta área é muito importante para contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Se você tem o interesse de atuar como merendeiro, fique atento em editais de concursos públicos em sua cidade e em municípios vizinhos. E já comece a se preparar para a seleção. Assim você pode ter mais chances de conseguir uma vaga de trabalho.

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.