Como funciona a prova prática de encanador?

Tempo de leitura: 6 minutos

Trabalhar no serviço público é uma das formas mais garantidas de se obter um emprego com estabilidade. Todos os anos, milhares de concursos públicos são feitos nas mais variadas áreas, para diferentes tipos de formação exigidos.

Profissionais especializados na função de encanador podem participar de exames teóricos e práticos em sua área. Se você tem esta formação, e deseja se inscrever em um processo de seleção, vamos te explicar sobre como são alguns dos testes práticos para a função.

O papel do encanador no mercado de trabalho

Este profissional é responsável por executar tarefas para a montagem de tubulações, válvulas, conexões, descargas, aparelhos sanitários e acessórios hidráulicos. É necessário respeitar algumas normas técnicas, que não prejudiquem a saúde, a segurança e meio ambiente. Para a realização de obras, o encanador utiliza instrumentos como réguas e níveis, para melhores instalações em tubos.

Os encanadores trabalham sob as mais variadas condições. E para se protegerem, eles precisam utilizar Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), pois assim evitam o risco de acidentes. Luvas, capacetes, máscaras e roupas grossas são alguns dos EPI’s imprescindíveis para estes trabalhadores.

O profissional atua em ambientes que podem ser muito quentes ou muito frios, assim também como pode atuar em edificações. Portanto, é importante que o encanador não tenha fobia à altura.

Este trabalhador também tem as funções de desentupir pias, assentar calhas, construir reservatórios de água e esgoto, substituir e eliminar vazamentos, trabalhar com a instalação de tubos de PVC, entre outros. O raciocínio lógico contribui muito para que um encanador desenvolva um melhor trabalho.

Para ser um encanador, é necessária a formação mínima do Ensino Fundamental. Para aprender a parte técnica da profissão, existem diversos cursos, que visam a profissionalização deles. Alguns destes podem ser gratuitos. A média salarial varia para cada estado.

Empresas que realizam concursos para encanadores

O encanador pode trabalhar em empresas de saneamento públicas ou privadas. Em serviços públicos, o profissional trabalha com o encanamento de ruas, calçadas e de escoamento da água para evitar alagamentos. No setor privado, o profissional atua na instalação interna de casas, empresas e fábricas.

Editais de seleção também contam com uma prova teórica

A primeira etapa eliminatória em concursos públicos para encanadores conta com a elaboração de uma prova teórica na maior parte dos casos. Ela serve para verificar o grau de formação dos candidatos, e para definir quem se classifica para a fase prática do certame. Para isso, o encanador deve se dedicar aos estudos, pois assim vai obter um bom rendimento. Entre os conteúdos avaliados, normalmente estão questões nas disciplinas de português, matemática, redação, e assuntos voltados ao setor de saneamento básico.

Após o exame teórico, os candidatos com as melhores notas se classificam para o teste prático, onde serão testadas as capacidades técnicas de cada concorrente – o que definirá quem vai ser efetivado com uma vaga.

Prova prática: mãos na massa para a sua aprovação

Importante ressaltar que algumas provas práticas não contam com a montagem real de tubulações. Um tipo de teste prático existente, por exemplo, mostra uma instalação completa em um desenho, com várias peças numeradas (sem ter o seu nome nelas).

Cada candidato terá que identificar cada item presente na montagem, e dizer quantas peças foram utilizadas para sua conclusão. Para este exame prático, quem identificar melhor a posição de cada material terá uma nota maior.

Outra questão recorrente nos testes práticos determina para que você faça uma instalação. Uma montagem hidráulica deve ser feita por meio de desenhos, que precisam ser bem feitos, para que os avaliadores identifiquem cada peça de maneira clara e objetiva. Atendendo a todos os requisitos, é possível que você consiga uma boa nota neste tipo de exame, e tenha mais chances de ser aprovado.

Além das provas práticas em que o candidato terá de fazer desenhos e identificação de peças, existem também os testes voltados para a montagem real de peças e tubulações. São exames que podem ser individuais ou em grupo, que visam testar a capacidade das pessoas em desenvolver o trabalho de encanador de maneira correta.

É determinado um tempo limite para realizar todo o processo, de forma a fazer com que os candidatos sintam como será a sua função, caso sejam efetivados.

Para todos estes casos, quem obtiver os melhores resultados será aprovado. Pode levar algum tempo até a efetivação do contrato, mas um emprego no setor público contribui para uma maior estabilidade financeira. Em média, um aprovado em concurso público espera por meses ou até por cerca de um ano.

Como se capacitar para um concurso público de encanador

Uma pessoa que deseja trabalhar nesta área precisa de um curso técnico de encanador. Existem cursos públicos ou privados que possibilitam na formação desta área, onde você vai aprender na teoria e na prática sobre como é o trabalho destes profissionais.

Caso você queira prestar um concurso público de encanador, é necessário estar atento nos editais de órgãos municipais e estaduais, pois eventualmente algum processo seletivo novo aparece. Na divulgação, você poderá encontrar quais são os conteúdos da prova teórica, e assim iniciar os seus estudos. Também é importante ter uma noção do que está acontecendo no meio em que você vive, pois a prova teórica também envolve assuntos do cotidiano atual.

Como preparação para o exame prático, você precisa manter suas leituras nos livros voltados ao setor de encanamentos. Com eles, você vai poder memorizar os nomes das peças, e verificar quais são os cenários ideais para a instalação de encanamentos. Quanto mais preparado estiver, maiores são as chances de que você seja selecionado.

Vale a pena investir nestes exames

Estar preparado em um concurso público poderá lhe ajudar a conseguir uma vaga como encanador. São muitos os tipos de testes que podem ser realizados, e você precisa ficar atento aos editais para saber como proceder na hora das provas.

Mesmo que você não seja aprovado em uma primeira oportunidade, vale a pena como experiência, e assim, é possível que em outras seleções sua preparação seja ainda melhor.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.