Como fica o Concurso Público com a Terceirização?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Concurso Público já está enraizado no Brasil e com bases bem fortes. Ele tem uma função social muito importante, pois é um das poucas oportunidades que a pessoa considerada pobre poderá ter uma vida digna para o futuro.

Falo por mim mesmo, tenho origem familiar que não é abastada, sempre morei na favela no capão redondo em São Paulo e a minha primeira cama só tive nos meus 15 anos quando entrei no Colégio Naval.

Isso não é demérito nenhum. É tão bom acordar todo dia e me olhar no espelho e ter orgulho de mim mesmo, o quão fui longe e o que posso fazer para melhorar mais ainda.

Já formado, quando pedi para ser desligado como 2ª tenente, os senhores não tem ideia o quanto recebi de propostas para trabalhar na segurança, manutenção e administração de tráfico de drogas, me seduzindo com salários superiores a 50 mil reais mensais, isso em 2008.

Mas preferi seguir a minha vida límpida, com parcos recursos, balançando bandeira de político para ganhar 30 reais por dia, mas tendo a minha fé inabalável que dias melhores se transformaram em realidade estudando para o meu concurso.

Tudo que vem fácil, vai rápido, isso é fato. Amigos de infância que tentaram me incutir para o caminho errado, a maioria estão presos.

Sempre fui simpático a partidos de direita, até semana passada via com bons olhos o governo Temer. Acho que agora eles “chutaram o balde” com os acontecimentos durante a semana, perdi totalmente a confiança.

Isso não quer dizer que sou Petista. O Lula tinha tudo para ser o melhor presidente do Brasil, mas o que faltou foi caráter, não é uma pessoa digna nem para ser Vereador, quanto mais Presidente.

Se esse projeto da terceirização for implementado, com certeza o Concurso Público será afetado. Abre margens até para Concursos como Magistratura, Carreiras Policias e Ministério Públicos serem terceirizados.

Para mim essa norma é inconstitucional, pois o Brasil vai virar uma “Republiqueta das Bananas”, vai ter contratação só de apadrinhados políticos e até nepotismo cruzado em massa.

Para falar a verdade, isso só queima mais ainda o atual Governo para as eleições no ano que vem e dá margens para algum partido com filosofia socialista empossar alguém como Presidente. Não tenho dúvida se continuarem com esse pensamento, o Lula se não for cassado, vem Presidente e vai ganhar no 1ª turno.

Trabalho temporário vai de 90 para 180 dias e prorrogável a mais 90 dias, isso será análogo escravidão. Esse modelo de terceirização foi implantado no México e foi um fracasso e consagrou a precarização, onde milhares de pessoas entraram abaixo da linha de pobreza, os salários foram reduzidos. Quem só ganha com isso será o empresariado e políticos.

Vou dar a minha opinião do que vai acontecer. Esse projeto não vai para frente, pois será objeto de Ação Direito de Inconstitucionalidade e impetrado pelo Ministério Público do Trabalho. Vejo argumentos do TST contrários a terceirização, isso não vai muito para frente.

O legislativo quer a terceirização, mas não o judiciário. Praticamente 80% dos cargos do judiciário é de Concursado, vai ser um pau pra quebrar, a galera da justiça não vai deixar os futuros subordinados serem de cargos políticos. Podem ficar tranquilo que o Concurso Público não será afetado, pelo menos com esse projeto não vai passar.

O conselho que dou, continue a estudar, pois nada vai mudar. Todo ano tem milhares de pessoas sendo aposentados e de uma hora para outra vão ser obrigados a abrir muitas vagas para o seu concurso.

Sei que desanima, mas faz parte, é isso aí. Estamos na guerra e temos que guerrear. Isso serve como aspecto psicológico do concursado, não deixa de ser um aprendizado, para separar o mais motivado e preparado do fraco e medroso.

Tem que ter uma reforma sim, política. Tirar todos aqueles bandidos do poder e toda forma de cargo político ser voluntária como nos países bálticos. Só dessa forma o Brasil vai mudar.

 

Como fica o Concurso Público com a Terceirização?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.