Como estudar para a prova de atualidades?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas encontram nos concursos públicos uma oportunidade para obter um emprego melhor, com garantias que possibilitem uma maior estabilidade financeira e também garantia de emprego na instituição trabalhada – sem o risco de afastamentos ou demissões.

O conteúdo das provas pode variar de acordo com cada edital. Mas em muitas avaliações, são aplicadas questões sobre conteúdos atuais, abordando vários assuntos do cotidiano.

Estas perguntas podem ser um grande diferencial no resultado final dos candidatos, pois uma pessoa atualizada com o que acontece no mundo em que vivemos pode ter mais chances de ser aprovada do que quem apenas estudou apenas o conteúdo de alguma disciplina.

Existem algumas formas de estudo para a prova de atualidades.  Para isso, é importante seguir algumas dicas, para não correr o risco de ter a sensação de estar perdido durante a prestação de um exame. O teste de assuntos atuais muitas vezes é aplicado em questões objetivas, mas ele é bastante utilizado mesmo na prova de redação.

Assuntos do momento que podem ser usados em exames

Existem diversos temas que podem ser abordados em concursos e testes de seleção. Pautas como política, economia, meio ambiente, esportes, igualdade entre as pessoas, são alguns dos mais aplicados, sendo adotado uma questão mais específica sobre determinada situação.

Em 2016, os temas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram voltados à intolerância religiosa e o combate ao racismo – foram dois assuntos, pois houve a aplicação das provas em duas datas diferentes.

A questão da intolerância religiosa e racial é debatida há muitos anos, e este assunto tem uma enorme importância para haver uma integração maior entre as pessoas dentro da sociedade, e por isso estes temas foram escolhidos para o principal teste de seleção do país.

O que pode cair como conteúdo atual nem sempre pode se refletir a assuntos exclusivos do Brasil. Por isso é necessário estar atento também ao que acontece de importante em todo o mundo.

Dicas para se manter atualizado e estudar

O primeiro passo é estar atento aos principais sites de conteúdo de notícias – em especial, os que são de grande circulação nacional. São eles que veiculam os principais assuntos, de maneira ágil e atualizada, como forma de que o candidato sempre possa estar atualizado.

Importante destacar que as redes sociais nem sempre servem de parâmetro para estudar em um teste de atualidades.

Infelizmente muitas pessoas acabam compartilhando informações falsas, divulgadas por pessoas que não realizaram uma checagem adequada do que querem noticiar, ou que sejam mal-intencionadas, que querem propagar um boato como forma de uma notícia de conteúdo inverídico.

Mas caso o que você viu seja de seu interesse para se informar, na dúvida, copie as palavras do título na notícia no Google ou em outros mecanismos de pesquisa – para verificar sua veracidade.

Se você tem um bom domínio em um outro idioma, acompanhar sites internacionais e agências de notícias também poderá lhe ajudar. Estes veículos também são bem atualizados, e neste caso, ainda podem facilitar para que você amplie sua capacidade de leitura em uma língua diferente do português.

Selecione os veículos que deseja consumir para estudar

Falamos da internet, mas você também pode se manter informado com outras mídias. A televisão segue como um bom informativo, assim como os jornais impressos, que apresentam textos mais longos, em que é possível se aprofundar sobre determinado assunto sem precisar fazer muitos cliques.

Isso sem contar com o rádio, meio de comunicação tão antigo, mas que ainda tem uma fundamental importância. Isso porque uma informação pelo rádio consegue atingir as pessoas mais rápido que na própria internet – e ser mais detalhada também.

Apenas como comparação, mesmo redes sociais dinâmicas como o Twitter podem não ser tão rápidas em divulgar uma notícia como no rádio. Enquanto no site do exemplo uma informação de última hora se resume a poucos caracteres, no rádio, ela pode já ser bem mais detalhada e explicada – mesmo esta novidade acontecendo naquele momento.

Como forma de obter um estudo qualificado, escolha um determinado grupo de veículos de comunicação que deseja para se atualizar. E diariamente, faça um acompanhamento de todos eles, e leia notícias sobre os mais variados assuntos.

Escolha várias editorias

Você pode não gostar de algum tema específico, e isso é normal. Alguém que é muito empolgado lendo notícias de esportes pode não ter a mesma sensação ao visualizar as informações sobre economia, e vice-versa.

Mas em um teste de seleção, um assunto que não seja do seu domínio poderá cair em uma questão, ou até mesmo na prova de redação. Se você ainda tiver uma noção do conteúdo, é possível ir bem no teste, agora, se nem uma leitura básica for feita, o resultado pode não sair como o esperado.

Leia pessoas com pensamentos diferentes

Para um estudo em um exame, textos de opinião como colunas de jornais e blogs podem ser muito interessantes, como forma de que você possa aumentar a capacidade de argumentar sobre determinado tema.

Mas aí há um risco – procure ver sempre visões diferentes sobre um mesmo tema. Isso pode fazer com que você faça comparações sobre os prós e contras de alguma questão, e na hora de elaborar uma redação, será possível desenvolver melhor o tema  – principalmente se o assunto que cair tiver relação com o que estudou.

Crie uma rotina de estudos para atualidades

Pode ser por meia hora, ou uma hora – até porque muitos testes também envolvem questões específicas de uma disciplina. Aos poucos, você ficará cada vez mais atualizado, e o que cair de assuntos do cotidiano poderá ser compreendido de maneira muito mais simples.

Mantenha foco nos estudos e faça uma boa prova

Seguindo estas dicas, é possível se dar muito bem em uma prova de atualidades.

Conhecer sobre o que acontece de importante no Brasil e no mundo pode ser determinante para o sucesso de um candidato em uma prova. Portanto, fique atento aos assuntos, estude sobre o momento atual em diversos segmentos, pois desta maneira, você estará mais preparado quando for acionado.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.