Como escolher o curso preparatório para Concurso Público

Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje é normal encontrar várias opções de cursos preparatórios para concursos públicos, mas a grande questão é: em qual confiar? Em qual curso preparatório eu posso investir o meu dinheiro que não estarei perdendo?

Estas são algumas das questões mais comuns entre os concurseiros que estão de olho em uma vaga em algum cargo público.

A verdade é que é totalmente normal e natural ficar em dúvida diante de tantos cursos preparatórios que são oferecidos tão logo você digite esta procura em sites de busca na internet.

E o impasse no momento de escolher o melhor curso preparatório para concurso público vem à tona.

Também é verdade que o que vai determinar ou não a aprovação do concurseiro é o quão dedicado e comprometido ele vai ser durante a sua preparação, contudo, um bom curso preparatório tem papel importantíssimo, podemos dizer que é até essencial nesse processo em busca da realização do sonho de conquistar um cargo público.

Este post tem a intenção de ajudá-lo a solucionar esse dilema. Abaixo você verá alguns tópicos que devem ser avaliados antes de decidir por um curso preparatório de qualidade.

Com base no que discorreremos adiante você vai ter condição de tomar uma decisão sábia sobre qual o curso preparatório para concurso público é mais indicado para você. Vamos lá!

Qual a reputação da instituição?

Esse deve ser a primeira coisa que você deve consultar: qual a reputação da instituição que chamou a sua atenção para os cursos preparatórios?

A escolha correta passa pela avaliação da instituição. Analise quanto tempo ela está no mercado, se o cadastro no CNPJ está ativo e se existe um endereço fixo. Se for um curso presencial, conheça as instalações antes de fechar o contrato.

Ainda é válido pesquisar na internet. Verifique, por exemplo, as avaliações feitas pelos usuários nas redes sociais. Não se esqueça também de conferir se a empresa não é foco de opiniões negativas em sites de reclamação, como por exemplo, o ‘Reclame Aqui’.

Se os cursos são no modo online, a investigação deve ser um pouco mais minuciosa. Esses cuidados não garantem que a instituição seja idônea, mas minimiza o risco de você entrar em uma ‘roubada’.

A metodologia de ensino

Outro ponto que merece total atenção: a metodologia de ensino praticada no curso preparatório para o concurso público.

Enquanto algumas instituições optam por um ensino mais tradicional, outras buscam meios lúdicos para facilitar o aprendizado. A questão é que não existe um jeito certo ou errado. Na verdade é o concurseiro quem vai decidir qual linha de metodologia ele se identifica mais e consegue obter melhores resultados.

Se você procurar, vai encontrar diversas propostas no mercado e nem todas serão compatíveis com o seu jeito de pensar e agir, mas alguma vai se adequar melhor ao que necessita.

Então, procure se certificar de conhecer a metodologia dos cursos preparatórios para concursos públicos antes de tomar a sua decisão.

Tome sua decisão em função do que vai lhe atender melhor, se aulas mais dinâmicas ou uma instituição que prioriza um método clássico, e vice-versa.

A qualidade do material didático

A qualidade do material disponível em qualquer curso preparatório para concursos público é primordial para o sucesso, bem como a comunicação e explanação dos docentes, que devem ser claras.

Atrelado a isso ainda é necessário a leitura de materiais de apoio e a realização de atividades. Dessa forma, o conteúdo será fixado com mais facilidade e o aprendizado será consolidado.

E não tem desculpa para alegar desconhecimento, até porque a maioria oferece algumas aulas ou materiais grátis que você pode acessar para sua análise.

E tem mais, algumas instituições oferecem reembolso caso o curso preparatório não atenda suas expectativas, o que é uma boa oportunidade para uma análise mais à fundo.

Veja se os materiais contemplam o conteúdo trabalhado em sala ou nas vídeoaulas e se possuem um caderno de exercícios e simulados. É importante lembrar ainda que o material deve ser atualizado, porque ninguém quer correr o risco de usar como base fundamentos ultrapassados e que já nem estão mais em vigor, não é mesmo?

A qualificação do corpo docente

Outro ponto tão importante quanto o anterior: a qualificação profissional dos professores que ministrarão aulas durante o curso preparatório para concurso público.

É sempre bom saber sobre o quadro acadêmico dos professores. Certifique-se de que o corpo docente é gabaritado e possui as devidas competências para ministrar as aulas, independente se presencial ou virtual. 

Faça uma análise do currículo dos professores, conhecendo a capacitação técnica e, claro, a formação de cada um. Um bom truque é acessar plataformas como o LinkedIn ou o Lattes, pois nestas plataformas é possível encontrar informações relevantes, tendo mais noção da qualificação profissional dos professores.

Entretanto, esse não deve ser o ponto principal na decisão, isso porque também existem excelentes profissionais que não possuem um currículo tão vasto, mas que são ótimos no que fazem. Ver opiniões de quem já utilizou a instituição vale a pena.

Conteúdo programático do curso preparatório

Nunca é demais lembrar que em alguns casos o curso preparatório atende todos os aspectos citados, mas não possui uma grade curricular compatível com o concurso público.

É de suma importância, antes de escolher a instituição, ter em mente qual é a área de atuação do concurso, se é, por exemplo, para o setor administrativo, educacional, bancário, segurança pública, saúde, operacional, fiscal ou outros.

É essencial também, ler atentamente o edital e verificar quais são as matérias que serão cobradas no certame. A partir disso, busque por um curso preparatório que é mais direcionado para o concurso em específico.

Também vale dar uma olhadinha na carga horária das aulas, certificando-se de que os professores conseguirão abordar todo o conteúdo em tempo hábil. 

A plataforma

Hoje podemos afirmar que as plataformas de ensino online são mais utilizadas do que um curso presencial, e tem, ao longo dos anos, conquistado cada vez mais adeptos.

Uma das principais razões para isso é que eles conseguem conciliar estudo com o trabalho, podendo, o concurseiro, otimizar o seu tempo e ainda maximizar os resultados. 

É o cenário considerado perfeito já que com o estudo virtual você pode acessar o curso a qualquer momento e de qualquer lugar, eliminando várias horas improdutivas. 

Também é importante saber se a plataforma é responsiva, caso contrário, você continuará sozinho com suas eventuais dúvidas. Verifique a existência de um chat online ou um endereço de email que você possa encaminhar suas dúvidas aos docentes.

Ao analisar todos esses pontos, você estará diante de uma instituição que vale a pena investir.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.