Como encarar um Concurso Público sem problemas

Tempo de leitura: 6 minutos

A reparação para prestar a prova de um concurso público não é fácil, demanda muito tempo, que poderia ser gasto com coisas mais divertidas, mas o concurseiro focado sabe que tais horas penosas se transformarão em alegria quando estiver em uma boa colocação na lista dos aprovados.

Mas para isto devem ser superados obstáculos que ao não serem notados a tempo só fazem o candidato perder tempo de estudo e dedicação, ou então na ausência dela, faz com que o sonho de ser um servidor público esteja ainda mais longe de ser alcançado.

Exige muita coragem, dedicação, foco e vontade de prestar um concurso público, e para isto o candidato deve ter um objetivo claro para nutrir forças diante das adversidades, podendo ser o sonho de ter um emprego estável, prestar serviço ao próprio país ou chegar a cargos importantes, mas desde que sejam verdadeiros.

Avalie seu desempenho

Encare a prova do concurso público sabendo exatamente seus pontos fracos e fortes, mas trabalhe muito para que eles sejam melhorados ao longo dos meses que dedicou para estudar para a área escolhida.

Faça simulados e observe quais pontos devem ser melhorados e quais estão satisfatórios para manter o ritmo. Caso já tenha prestado um concurso público antes e tenha guardado a prova, a pegue e reavalie, veja quantos por cento acertou da prova vendo quais as matérias que mais acertou questões e quais não.

Pela experiência de já ter feito uma prova de concurso público isto da vantagem para saber trabalhar com o tempo e pressão que a prova realmente dá, ao contrário dos simulados.

Leia sempre o edital

Saiba com propriedade sobre os principais pontos importantes que esta ali escrito, como data da prova, objetos permitidos para estarem dentro da sala da prova (assim como os que são proibidos), as matérias que serão exigidas e quando será a data de divulgação dos aprovados no concurso.

Não se atentar as normas e exigências do concursos faz com que muitos candidatos estuem conteúdos errados, assim como são impossibilitados de tomar posse da vaga que conquistou por meio da prova por não cumprir exigências como nível escolar obrigatório.

Leia com atenção, em aso de duvidas entre em contato o quanto antes com a empresa organizadora do concurso e tire suas duvidas, para não haver questões extras no dia da prova, além daquelas no caderno de questões.

Tenha um ritmo de estudo

Ao criar seu cronograma de estudo não se esqueça de colocar um ritmo ao longo do tempo que a prova estiver mais próxima, sendo que quanto mais perto da data, mais intensificado deve ficar os estudos, apenas parando para relaxar na semana da prova.

Logo no inicio dos estudos é permitido que vá de forma mais leve, estável, para se adaptar a rotina e começar a lidar com as matérias mais difíceis de forma direto, para encara-las.

Ao começar da forma inversa o cansaço chegará mais rápido e consequentemente o desanimo, que prejudicará de forma significativa o resultado da prova ou até desistirá de realizar a prova.

Não tenha medo de encarar a prova

Para se encarar a temida e esperada prova do concurso é preciso que o medo saia de cena e a coragem e determinação tome conta de si, isto porque muitos desistem de realizar a prova por medo, desamino, não reconhecem o potencial que possuem e acabam nas comuns desculpas de “faltou tempo” ou “faltou dinheiro”.

A verdade é que muitas vezes o que ocorreu foi o medo de enfrentar este desafio e encarar um possível fracasso.

 O candidato deve ter em mente o objetivo que deseja alcançar e superar tais adversidades para estudar e até mesmo conseguir a aprovação, não se contentando com a possibilidade que nunca será concretizado por desistir.

Tenha uma área definido

Muita gente pensa que ao se dedicar a dois concursos que exigem algumas mesmas matérias e apenas algumas mais especificas significa ter maiores chances de passar o concurso público e realizar o sonho de ter um emprego estável.

Só que na verdade ao fazer isso os estudos acabam se tornando mais pesados, a dedicação as matérias especificas de cada uma das provas, assim como as matérias que possui dificuldade acabam não tendo o tempo necessário de estudo e a chance de não ser aprovado em nenhum concurso é realmente significativa.

Quando for se inscrever ao concurso, escolha apenas um, aquele que realmente mais deseja e te dar prazer em estudar sobre, pois estes dois fatores darão força para passar meses estudando para a prova.

Não faça comparações

Ao olhar para o colega que também esta estudando para o mesmo concurso que você é normal bater uma leve insegurança, fazer uma comparação sobre o tempo que você estuda e o dele, assim como compara quais são os pontos fortes de cada um até mesmo achar que ele é melhor do que você.

Porém estas comparações não podem deixar que tomem conta dos seus pensamentos  e a insegurança e vontade de desistir estejam próximas, isto porque também deve olhar as vantagens que você tem sob ele e as demais pessoas, já que não estarão concorrendo apenas os dois.

Não há porque perder muito tempo com comparações porque você, as vezes, pode estar superestimando a pessoa, já que ninguém realmente abe sobre a vida da outra pessoa, apenas da sua e com sito, deve dedicar-se ao próprio estudo para conseguir a sua vaga na empresa pública.

Não descuide dos pontos fortes

Aquela matéria que temos maior facilidade e desejo de aprender, na hora de montar o cronograma, costuma ser aquela que menos requer oras de estudo e isto é um erro que não pode ser cometido por quem deseja encarar um concurso público.

Isto porque a probabilidade do conteúdo cair no esquecimento é alta e ai na hora da prova ela acaba sendo a matéria que possui maior dificuldade, já que não se aprofundou o quanto realmente precisava e vários ponto foram esquecidos pela falta de tempo que ela realmente precisava.

É muito importante que a excelência nessa matéria se mantenha constante durante todo o tempo e para isto, a pratica deve ser constante e sempre com a visão de ser melhorada e aprimorada.

 

Como encarar um Concurso Público sem problemas
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.