Como deve ser o local de estudo

Tempo de leitura: 6 minutos

Aproveitado o início do ano, e que muitos concursos estão por vir, e outros tantos já encontram-se com inscrições abertas, vamos falar novamente sobre o melhor local para estudar de maneira eficiente.

A escolha do lugar apropriado para estudar é vital no processo. O ideal seria se isolar de tudo, viver numa redoma, mas, não é possível.

Até arriscaria dizer que seria nocivo. Do mesmo jeito que precisa de espaço, a alternância com o mundo exterior se faz necessário, principalmente para manter a sanidade!

O que levar em conta na hora de escolher o local para estudar

Vários são os fatores que devemos levar em conta na hora de escolher o lugar mais apropriado para estudar para concursos públicos, exames da OAB ou para outras provas quaisquer.

Os principais pontos que podemos destacar são:

  • Um lugar que seja confortável

  • Tranquilidade

  • Iluminação adequada para estudos

  • Um lugar limpo e sem poluição visual que desvie a concentração

  • Um lugar que consiga ter fácil acesso a informações e pesquisas

  • Um lugar que consiga reunir tudo o que precisa

O local que conseguir reunir tudo isso será considerado ideal para estudar. Embora a concentração dependa muito mais de você do que o que pode estar acontecendo à sua volta.

Mesmo assim, vamos explicar item a item:

  • Confortabilidade

O lugar deve, e precisa ser confortável, assim não cansa ou maltrata o seu corpo.

Alguns podem até defender o uso da cama para estudar, justificando que é confortável, mas eu discordo totalmente.

A cama é um lugar que dá sono, justamente por ser confortável demais. Na cama você pode se dedicar a leituras que podem ser interrompidas sem prejudicar o raciocínio. O local certo para você pode até ser no quarto, mas opte por mesas e cadeiras próprias para estudo, que são a melhor opção.

  • Tranquilidade

A quietude de um ambiente permite você prestar mais atenção no que está estudando. Não é por acaso que se pede silêncio em toda sala de aula ou de estudos, como na biblioteca por exemplo.

A serenidade facilita a compreensão e a aprendizagem. Barulhos e agitações podem transtornar o emocional, diminuindo sua capacidade de entendimento.

  • Iluminação

Um fator muito importante é a iluminação. Se não for adequada pode prejudicar, além dos estudos, sua saúde.

Não force sua visão para estudar de maneira alguma. Isso acontece corriqueiramente quando a iluminação não é adequada, pois você tende a forçar a visão que acarretará no aumento do seu cansaço mental, prejudicando assim seu processo de aprendizagem.

E lembrem-se, as luzes brancas são as mais indicadas para uma sala de estudo. As amarelas, para locais de repouso.

  • Um local clean

Um local limpo, tanto higienicamente quanto visualmente, torna-se, sem dúvida, mais agradável de ficar. Ninguém quer ficar em um local sujo ou repleto de informações que lhe distraiam.

A vontade de ir embora ou interromper o estudo para limpar vai lhe consumindo, até que isso seja realmente feito.

A capacidade de se manter concentrado varia de pessoa para pessoa, logo, alguns lugares que servem para um, podem não servir para outros. É interessante evitar locais onde as paredes são cheias de pôsteres, rabiscadas ou com cores muito chamativas.

Manter o foco é fundamental para elevar o grau de conhecimento, por isso, procure um lugar que não te distraia enquanto estuda.

  • Informações ao alcance das mãos

Se souber usar para o fim ideal, computadores, tablets ou celulares podem ser fontes de informações muito úteis. Contudo, não é recomendado porque é um dos fatores que mais causam distração nas pessoas.

A curiosidade em saber o que está acontecendo e mexer nas redes sociais pode prejudicar os estudos. Por essa razão, muitos concurseiros escolhem bibliotecas ou livrarias mais calmas para estudar.

Ao invés dos aparelhos eletrônicos, prefira livros, apostilas e materiais de estudo e pesquisa. Se achar conveniente, faça antecipadamente uma pesquisa sobre o tema a ser estudado e imprima para fazer suas anotações.

  • Atendendo todas as necessidades

Outro item que não podemos esquecer é em relação às suas próprias necessidades.

Esteja sempre preparado para quando bater a fome ou a sede. Mantenha sempre próximo de você garrafas de água ou sucos, e algo para comer, tipo: lanche natural, frutas, barra de cereal, etc.

Essa simples medida evita que você ‘deixe’ os livros. Importante ressaltar que um banheiro não muito distante do local de estudo também ajuda e evita perder tempo. Lembre-se que cada segundo é precioso nesse processo.

Os lugares mais usados pelos concurseiros e estudantes

Um dos lugares mais recomendados e utilizados pelos concurseiros são as bibliotecas, públicas ou universitárias. Nelas você poderá encontrar mesas e cadeiras propícias, uma boa iluminação, um ambiente limpo e despoluído, tranquilidade e material em abundância para estudo e pesquisa.

Além do mais, todos que se encontram em bibliotecas estão lá para estudar e fazer pesquisas, afinal, é o intuito do lugar.

O normal em bibliotecas é manter o silêncio, logo, você não terá problemas com barulho. O único ‘problema’ é em relação à limitação do horário. Faça um bom planejamento para que isso não lhe atrapalhe.

Há quem prefira salas de aulas vazias como o local ideal para estudar. Também é um local com acomodações próprias e iluminação adequada. Por ser um ambiente voltado aos estudos e aprendizado, manter a concentração não será problema.

Para outros concurseiros o quarto também é um bom lugar para se estudar. Entendem que o melhor conforto é o de casa, mas você deve esquecer a cama!

Por ser um lugar familiar, pode ser decisivo para a concentração. Como já está habituado à arrumação do local, o entorno não ficará chamando sua atenção.

Cafeterias e livrarias também têm crescido na preferência dos estudantes. Para alguns concurseiros esse tipo de ambiente é importante para não se sentir isolado do mundo.

Mas esses ambientes são mais indicados às pessoas que conseguem se manter concentrados mesmo com alguma movimentação.

Algumas livrarias até permitem a consulta livre de seus livros, o que pode ser uma grande fonte de pesquisa. Sem contar no energético: o cafezinho.

Não tão comum, mas pode-se encontrar estudantes hoje em dia em parques e praças. Às vezes um cenário diferente que remeta mais tranquilidade e pode até incentivar os estudos. Ademais, há outros benefícios como o sol, e a possibilidade de aliviar o estresse com o visual da natureza.

A casa dos amigos também é uma boa opção, mas para isso funcionar todos precisam querer a mesma coisa. Desse jeito um incentiva o outro e a troca de informações é bem rica no processo de aprendizagem.

Uma coisa que não se pode esquecer é da importância da compreensão e do respeito por parte da família e amigos em relação ao seu local de estudo.

Tem que ficar bem claro para todos o quanto as interrupções podem lhe prejudicar e atrasar o seu processo de aprendizagem e futura aprovação.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *