Chega de procrastinar!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar que a procrastinação é a grande pedra no caminho de quem deseja progredir, de quem deseja algo mais na vida.

E sinceramente, ainda muito nos assusta como parece que procrastinar hoje em dia é uma virtude.

É simplesmente impressionante o números de pessoas que ‘sofrem de procrastinação’, e para os concurseiros, isto pode ser considerado um pecado mortal. É sinônimo de reprovação na certa.

A bem da verdade é que procrastinar pode trazer sérias consequências, se não for de imediato, com certeza em um futuro próximo. E o arrependimento também pode trazer outras consequências. Então, chega de procrastinar!

A grande questão é que, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, procrastinar deveria ser visto como uma ‘doença’. Aliás, a procrastinação pode perfeitamente levar a consequências médicas, como por exemplo, o aumento no nível de estresse.

Outra consequência que a procrastinação pode levar é a de ver o sonho mais distante, o que pode levar até mesmo à depressão, ou seja, procrastinar é coisa séria e pode levar a problemas mais sérios ainda.

No entanto também pode haver outra razão para você procrastinar, que é de cunho psicológico. Neste caso, é necessária a avaliação de um profissional para acabar de vez com o problema.

O fato é que é extremamente necessário acabar com a procrastinação para alcançar o sucesso, afinal de contas, é o que todo mundo quer.

E este post tem a ver com isso: Chega de Procrastinar! Vamos discorrer aqui algumas dicas para tentar resolver este problema. Trata-se de uma espécie de passo a passo de como você pode parar de procrastinar e deixar a estagnação de lado.

  • Nem que seja um passo de cada vez, mas evite ficar parado!

Já ouviu aquela expressão ‘devagar se vai ao longe’?Mas não precisa ser tão devagar, hein! Mas, é bem melhor devagar do que parado.

Em tese significa que você deve dividir o seu objetivo em pequenas metas diárias (ou o projeto em pequenas etapas, como preferir). Você pode reparar que este é um macete muito utilizado para melhorar a produtividade profissional, e dá muito certo.

Você deve começar elaborando um planejamento ‘tátil e factível’ onde você possa realmente cumprir todas as tarefas predeterminadas para o dia em sua totalidade.

Nunca é demais lembrar que você deve ser realista na hora de fazer o planejamento. Predeterminar metas difíceis de ser alcançadas à curto prazo pode desmotivar e colocar o plano a perder.

Dica: Sempre dê um passo, independente do tamanho deste passo. Muita gente, e até alguns consultores recomendam determinar a primeira meta um pouco abaixo do padrão que você consegue cumprir, justamente para você pegar o gosto de ter uma tarefa cumprida e querer sempre mais e mais.

  • Nunca deixe de cumprir as metas estabelecidas

Sem dúvida, um dos passos mais importantes para acabar com a procrastinação. Isso porque quando você percebe um avanço em algum projeto, quando você conclui a sua meta, a tendência é que você potencialize suas emoções, o que lhe dá mais vontade e motivação para continuar.

E essa vontade, essa motivação, é exatamente o que você precisa para melhorar de maneira significativa o seu humor e a sua produtividade.

Outro ponto que contribui para você continuar motivado é se permitir comemorar o resultado alcançado, mesmo que não seja o final. Lembrando sempre de focar no cumprimento da meta e não do trabalho.

Dica: Quando você for determinar os prazos para as metas, procure estabelecê-los em dias, pois assim, darão a impressão de mais urgência. Desse modo, a contagem regressiva se torna mais nítida, parecendo que o objetivo final está cada vez mais próximo, o que não deixa de ser verdade.

  • Não vale a pena se punir por conta da procrastinação, dependendo, é claro, do por quê

É normal e frustrante se arrepender por atrasos, principalmente se estava em uma crescente tão boa, no entanto, ficar se punindo por isso pode deixar você mais estressado e a tendência é abandonar a tarefa por completo.

E é nesse ponto que a procrastinação toma as rédeas de novo… Antes de tomar qualquer atitude (que pode até ser uma punição), avalie o porquê do ocorrido e pense em como recuperar o tempo perdido.

Dicas: Nestes casos, vale a pena até fazer uma pequena pausa para respirar e colocar a cabeça em ordem, mas não exagere no tempo, pois logo você deve retomar o plano.

Procure se motivar de alguma forma. Vale até mesmo conversar consigo mesmo de forma positiva, dando-lhe incentivo. Isso pode contribuir para evitar a volta da terrível procrastinação.

  • Tente manter o foco na tarefa por pelo menos por 20 minutos

Isto é essencial para você combater a procrastinação, principalmente se a tarefa em questão for difícil e complicada.

A dedicação exclusiva e focada de um tempo, mesmo que este seja curto, para realizar um projeto ou estudar uma matéria que lhe assusta e lhe deixa com vontade de deixar para depois (procrastinar) pode ser uma boa saída para não se sentir intimidado por ela.

Você logo vai perceber que tomando esta atitude, enfrentando sem medo, provavelmente quando for olhar no relógio já terão passados mais do que os 20 minutos.

Dicas: Você pode mexer neste tempo, tanto para cima quanto para baixo, mas dedique pelo menos 10 minutos para focar na tarefa. Ajuste o tempo, mas de uma forma que você não se autosabote.

Também vale usar o macete utilizado por muitos profissionais e estudantes, seja para concursos públicos ou não, fazer uma pausa de 2 a cada 20 minutos trabalhado e/ou estudado. Isso ajuda a manter o foco e dar um tempo para o cérebro processar o que aprendeu.

  • Começar sempre pela tarefa mais difícil ou que seja prioridade

Parece ‘chover no molhado’, mas funciona mesmo.

É perceptível que logo pela manhã estamos mais dispostos, com mais ânimo, então comece pela tarefa mais difícil. Os resultados serão bem melhores, podem apostar.

Ah, e o estresse bem menor, isso se tiver estresse.

  • Trabalhe com um sistema de recompensas

Definir pequenas recompensas para cada meta cumprida ajuda na execução das tarefas.

O cérebro tende a se acostumar com a recompensa e não nas horas intermináveis de trabalho, que passarão a ser sem sofrimento, sem contar no aumento da produtividade e capacidade de absorver o que se está aprendendo.

Use estas dicas e acabe de vez com a procrastinação!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.