CESPE / UnB

Tempo de leitura: 5 minutos

CESPE / UnB é o nome de uma banca organizadora e examinadora de concursos públicos e exames em geral. 

CESPE / UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) era integrante da Fundação Universidade de Brasília (FUB). 

Hoje, o CEBRASPE (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), é quem dá continuidade aos trabalhos do antigo CESPE / UnB. 

CEBRASPE que na verdade é uma associação civil de direito privado, que foi qualificada como Organização Social através do decreto de nº 8.088 de 19 de agosto de 2.013, é o responsável por dar seguimento a todos os trabalhos da CESPE / UnB. 

A instituição CESPE / UnB passou a funcionar como Organização Social (OS) após a assinatura do Contrato de Gestão firmado e conjunto com as instituições intervenientes: 

  • O Ministério da Educação; 
  • A Fundação Universidade de Brasília, a UnB; e 
  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP. 

 

A principal função do CESPE / UnB – CEBRASPE 

A principal função do CESPE / UnB é promover todo tipo de teste, como por exemplo: 

  • Concursos públicos em todo o território nacional; 
  • Provas do Programa de Avaliação Seriada, o PAS; 
  • Provas do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), uma das mais concorridas e procuradas do país; e 
  • Aplicação de provas do ENEM (exame Nacional do Ensino Médio). 

Do ENEM, por exemplo, o CESPE / UnB – CEBRASPE, hoje é responsável por praticamente 50% da aplicação, ficando o restante sob responsabilidade da Fundação CESGRANRIO. 

Todo o processo de organização dos certames, a CESPE / UnB faz, desde a elaboração e publicação dos editais; elaboração das provas; questões, correções e outros detalhes de concursos ou processos seletivos. 

 

Contratação 

A contratação dos serviços oferecidos pelo CESPE / UnB pode ser feito através de um contrato celebrado com o CEBRASPE, sem a necessidade de procedimento licitatório, como devidamente fundamentado no Artigo 24, Incisos XIII ou XXIV, da Lei de nº 8.666 de 1.993. 

 

Uma banca forte 

CESPE / UnB é considerada por muitos como sendo uma das bancas mais temidas no universo dos concursos públicos. 

Quando os concursos têm a CESPE / UnB como banca organizadora, é sinal de que os esforços com os estudos precisam ser redobrados, pois ela costuma cobrar bastante dos concurseiros. 

O grau de conhecimento exigido nas provas elaboradas pela CESPE / UnB evidencia o quanto a banca pode ser temida.  

Para conseguir passar nessas provas, é necessário que a preparação tenha sido feita corretamente e com o melhor material disponível no mercado. Assim, você conseguirá se destacar dos demais concorrentes e sair na frente rumo a tão sonhada vaga de carreira pública. 

 

Alguns números da CESPE / UnB 

Para se ter uma ideia da força que a CESPE / UnB tem no mundo dos concursos, saibam que entre 2.010 e 2.012, ela realizou aproximadamente 150 concursos públicos no território nacional. 

No mesmo período, foram mais de 5 milhões de inscritos em seus concursos públicos ou processos seletivos, o que mostra que os melhores certames procuram a CESPE / UnB como a banca organizadora e examinadora. 

E a CESPE / UnB atende todas as áreas, seja ela qual for. Não tem uma prioridade ou especialidade. O seu compromisso é simplesmente com a qualidade e o bom andamento do certame até a sua conclusão. 

 

Padrão das provas 

Toda banca possui um padrão a ser seguido em suas provas. Com a CESPE / UnB não é diferente. 

É mais comum você encontrar nas provas da CESPE / UnB questões alternativas de certo ou errado. Também questões de múltiplas escolhas, geralmente com 5 opções. 

As questões assertivas são analisadas individualmente, e a cada erro anotado, anula-se um acerto. Exatamente por esse motivo, as provas elaboradas pelo CESPE / UnB são tão temidas. Escolher uma alternativa chutando é uma péssima ideia nesse tipo de prova. 

Outro ponto que confunde muitos concurseiros é o fato da banca trocar apenas uma palavra na frase entre uma prova e outra, e que muda completamente o sentido da pergunta e da resposta. 

Aqueles que estudam no sistema de ‘decoreba’ geralmente passam despercebidos por esse fato e acabam comprometendo o restante da prova. É preciso ter conhecimento da matéria para ir bem em uma prova elaborada pela CESPE / UnB. 

É comum nas provas dessa banca uma cobrança por um raciocínio mais analítico e com boa capacidade de interpretar os dados e os gráficos. 

Outra pegadinha muito recorrente nas provas da CESPE / UnB é apresentar argumentos de maneira bem sólida, muito bem estruturada para justificar as questões assertivas, e na maioria das vezes, erradas. 

É comum essas provas tentarem induzir os concursandos ao erro, forçando-os a marcarem a opção errada, tirando-lhe dois pontos. 

 

Estudando para provas elaboradas pelo CESPE / UnB 

Por se tratar de provas muito bem elaboradas, que procuram abranger todo o conteúdo programático conforme publicado no edital é interessante os candidatos fazer várias simulações durante o processo de preparação para o concurso público. 

Tentar resolver provas de certames anteriores organizados pelo CESPE / UnB é outra forma de se inteirar à metodologia de prova da banca. 

É bom ficar atento, pois muitas questões das provas do CESPE / UnB são longas, além de extremamente complexas. Essas exigem muita disciplina e concentração, justamente para não afetar a resolução das demais quesões. 

Nas provas dessa banca você precisa saber controlar e administrar bem o seu tempo para não se perder e comprometer o seu exame. 

Algumas vezes, a banca cobra conteúdo de editais de concursos anteriores, evidentemente para o mesmo cargo e função. Por isso é sempre bom ficar atento aos editais anteriores, e não tomar como base somente o do concurso para o qual está se candidatando. 

Se você puder, resolva as provas anteriores, pois é comum algumas questões serem semelhantes, principalmente se o índice de acerto foi baixo. 

 

Dica de concurseiros 

Como as respostas erradas anulam respostas certas, muitos indicam, que na dúvida, deixe a questão em branco, assim, você não corre o risco de perde ponto. 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *