Auxiliar administrativo: veja como funciona o concurso para atuar nessa área

Tempo de leitura: 7 minutos

Os concursos públicos, ao longo da história, sempre foram bastante atrativos para a grande maioria das pessoas como alternativa para se colocar no mercado de trabalho. Isso decorre de uma série características que são comuns aos concursos, dentre as quais se destaca principalmente a estabilidade.

Essa característica provavelmente tem sido a que mais leva as pessoas a se candidatarem às vagas que dia após dia são abertas em várias entidades públicas, seja em nível federal, estadual ou municipal.

Vale lembrar que dadas as características da estrutura pública, da necessidade de prestação de serviços a um grande número de pessoas, é cada vez mais comum a abertura de vagas públicas para atender à grande demanda que se impõe cada dia mais.

O Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, em decorrência especialmente da redução da atividade econômica que tem afetado todo o mercado, principalmente no que diz respeito à geração de trabalho pelas empresas privadas, o interesse e a procura pelos concursos públicos tem aumentado em grandes proporções.

Além disso, o mercado de trabalho, especialmente no setor privado, começa a passar por grandes e significativas mudanças estruturais, o que tem levado à diminuição de oferta de vagas, especialmente em alguns tipos de atividades, que, por conta da automatização, otimização de recursos ou revisão de processos tem se comportado de forma diferente do que era há alguns anos.

Outra mudança que começa a acontecer recentemente é a flexibilidade das relações de trabalho entre empresas e as pessoas que lhes prestam serviços. Hoje já existem outros tipos de relação de trabalho, como por exemplo trabalho em tempo parcial, trabalhos feitos à partir de casa, entre outros, diminuindo a quantidade de empregos tradicionais na indústria e no comércio.

Trabalho Público x Trabalho Privado

Nesse cenário, podemos imaginar que o serviço público, aquele demandado em razão da necessidade de atendimento ao cidadão, embora também tenha sido afetado pela conjuntura econômica, foi menos afetado em razão de estar menos vulnerável às mudanças dos modelos de contratação que em grande parte, manteve o modelo de contratação formal.

Isso de certa forma, implica que o concurso público continua sendo uma excelente oportunidade para obtenção de empregos formais e tradicionais o que, sem dúvida, entrega um atributo bastante importante que normalmente muitas pessoas buscam: a estabilidade, relações formais, garantias contratuais, entre outras.

 

O Serviço Administrativo

Atualmente o serviço administrativo é aquele que gera mais demanda, seja no setor público ou no setor privado, já que toda e qualquer estrutura precisa em maior ou menor grau, ser administrada.

Se pensarmos na atividade fim do serviço público que é, em última análise, prestar serviço ao cidadão, veremos que sempre haverá uma grande e quase inesgotável necessidade de pessoas para realizar trabalhos administrativos que darão suporte a toda e qualquer estrutura pública.

Apenas para citar algumas atividades, podemos falar das grandes estruturas administrativas públicas necessárias para gerir a educação, a saúde, o transporte, a segurança em seus diversos níveis de atuação.

Daí se pode concluir que o setor administrativo público tende sempre ao crescimento, mesmo em momentos de crises econômicas, já que a lógica diz que o crescimento populacional é constante e indica que haverá sempre necessidade de aumento de pessoas para atender um número cada vez mais alto de cidadãos.

Concurso para auxiliar administrativo

Considerando tudo o que foi abordado até agora, hoje vamos falar do concurso para auxiliar administrativo, das suas principais características, do seu funcionamento, dos pontos que devem ser levados em conta, enfim do que é necessário entender para se sentir confortável em tomar a decisão de optar por procurar um emprego nessa função específica.

Lembremos que, para se candidatar a um concurso para auxiliar administrativo, na maioria das vezes, embora seja um requisito desejável, não é um requisito obrigatório ter experiência anterior na função. Isso abre um leque maior, já que alguém sem qualquer tipo de experiência, podem se candidatar e ser aprovado.

Vamos então aos pontos principais que devem ser entendidos:

Pré-requisitos para inscrição

Na maioria das vezes, os pré-requisitos para inscrição em um concurso para auxiliar administrativo, são os mesmos, basicamente há a necessidade de ter concluído o nível médio e isso independe do nível do concurso seja federal, estadual ou municipal.

Em algumas situações específicas, porém, pode ser exigível apenas o nível básico de escolaridade.

Normalmente também não é necessária a comprovação de experiência anterior na área, o que dá a oportunidade para um grande número de pessoas se candidatarem às vagas eventualmente disponíveis.

Além disso, geralmente é necessário ter alguma noção, ainda que bem básica, em informática, como por exemplo planilhas de cálculo, editores de texto, e-mail, entre outros.  

Vagas mais comuns

As vagas mais comuns em um concurso para auxiliar administrativo normalmente estão ligadas ao atendimento ao público, à execução de tarefas administrativas simples como controle, acompanhamento e encaminhamento de solicitações, esclarecimento de dúvidas básicas dos cidadãos, entre outras.

Para dar exemplos simples das atividades mais comuns de um auxiliar administrativo, podemos citar: organização de filas de entendimento, esclarecimento de dúvidas básicas dos usuários, execução de controles de atendimento, atendimento, inclusão de informações em sistemas específicos entre outras.

As áreas mais demandadas costumam ser atendimento ao usuário, controles diversos e recursos humanos.

Etapas do concurso

As etapas de um concurso para auxiliar administrativo, geralmente são bem simples, consistem da inscrição que normalmente é feita através de um site pela internet, com o pagamento correspondente à inscrição.

Após a confirmação do pagamento, a inscrição é efetivada e então basta verificar num cronograma pré-definido no edital próprio, a data em que acorrerá a prova.

Feita a prova, a entidade informará, no tempo definido, a sua ordem de colocação, de acordo com o número de vagas abertas para o concurso.

Principais conteúdos

Os principais conteúdos exigidos para um concurso para auxiliar administrativo, normalmente são: português e matemática, que na grande totalidade dos concursos, são obrigatórios.

Dependendo da vaga específica, outros conteúdos podem ser exigidos, como por exemplo, conhecimentos gerais em informática, especialmente aplicativos de edição de texto como Word, de planilhas eletrônicas como Excel ou conhecimento de programas de correio eletrônico como o Outlook.

Vale ressaltar que nível de conhecimento exigido sempre estará alinhado com o nível de escolaridade exigido, então se o nível de ensino exigido para o concurso for o ensino fundamental, as questões sempre estarão dentro do limite dos programas incluídos para esse nível de escolaridade.

Outros conteúdos podem eventualmente aparecer nos editais, mas apenas em casos em que a função seja muito específica.

Sua oportunidade

Com as informações desse trabalho, é possível concluir que o concurso para auxiliar administrativo, pode ser uma maneira ótima e bastante acessível porta de entrada no mercado de trabalho tradicional e uma grande oportunidade para muitas, muitas pessoas.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.