Autoconfiança, chave para o sucesso!

Tempo de leitura: 5 minutos

Sem dúvida nenhuma a autoconfiança é parte fundamental no caminho para atingir o sucesso. Para tudo que se faz na vida é preciso ser determinado e ter autoconfiança.

Independente se você é inteligente, esperto, talentoso e sagaz, a segurança também deve fazer parte do pacote. Uma pessoa insegura pode colocar tudo a perder.

As críticas, por exemplo, quando direcionadas a uma pessoa insegura, fazem com que ela se volte somente a esse assunto, mesmo tendo mais elogios do que críticas.

É lógico que ninguém é perfeito, e críticas irão fazer parte de nossa trajetória por toda a vida, mas temos que dar a ela a importância certa. Nada de ficar ‘bitolado’ com ela. É preciso ter em mente o que é necessário para melhorar e superar as críticas, mas não fazer disso seu único objetivo.

A insegurança, ou, a falta de autoconfiança, fazem essas pessoas perderem o sono, e se abalam com muita facilidade.

Esse tipo de comportamento é fatal nos concursos públicos. Você pode estar sabendo todo o conteúdo, mas se ‘pintar’ a insegurança, já era. A falta de confiança pode abalar demais um concurseiro fazendo com que sua inteligência se esvaia momentaneamente.

Hoje em dia existem vários congressos e palestras que tratam da autoconfiança, e como ela é fundamental para o sucesso. E a quantidade de inscritos nesse tipo de evento é enorme.

A autoconfiança pode transformar a vida de uma pessoa. Ela torna as pessoas mais fortes para enfrentar as dificuldades do dia a dia, e as fazem alçar voos mais altos.

Por isso a autoconfiança é considerada parte vital para a caminhada rumo ao sucesso. Mas, da mesma maneira que a confiança pode levantar você, a falta dela pode ser terrível.

A falta de crença em si mesmo pode prejudicar a sua trajetória, seja ela pessoal ou profissional. Ou ainda, ambas ao mesmo tempo. A autoconfiança é a responsável por materializar sonhos, realizar benfeitorias, até alguns ‘milagres’.

Toda pessoa bem sucedida possui a autoconfiança bem alta. E isso desde a antiguidade. Sempre foi assim. Os confiantes conseguem o que desejam.

Para você que pensa e deseja entrar na carreira pública, a autoconfiança deve ser uma de suas virtudes. Você não pode deixar nada abater a sua confiança.

É extremamente primordial para qualquer concurseiro que a confiança não seja abalada. Isso pode significar a aprovação ou reprovação. Principalmente na hora em que estiver realizando os exames. Não deixe que as críticas, muitas vezes, maliciosas com o único propósito de desestabilizar você.

A sua confiança deve fazer parte de todo o processo, desde a preparação, até o dia de fazer as provas. A autoconfiança é capaz de transformar a sua vida. Aliada à determinação e à coragem, você estará mais próximo de conquistar seus objetivos.

Dessa forma você poderá superar todos os obstáculos, vencer todas as batalhas, em qualquer circunstância. Seu potencial será multiplicado e o sucesso poderá ser alcançado com mais facilidade.

Vale lembrar que a autoconfiança nada tem a ver com arrogância ou orgulho demasiado. Muita gente confunde tais características, o que é um erro. Você precisa aliar a autoconfiança com a inteligência, a destreza, a sagacidade e a humildade para conquistar o que quiser.

E deve além de tudo, tomar cuidado com as pessoas que tem inveja, que querem prejudicar você. Como já dito em outro post, durante o processo de estudo você precisa se cercar de pessoas que apóiam você, que compreendem você, que sentirão prazer com a sua conquista.

É melhor você se afastar de pessoas que possam minar a sua confiança. Não permita que ‘entrem’ em sua mente para convencer você do contrário do que pensa. Confie em si mesmo, você pode. Acredite em si!

Os concurseiros, em especial, precisam seguir à risca essas recomendações. Nada de pessoas que não acreditam em você por perto. Somente conviva com quem tem algo a agregar, ou ao menos, que não atrapalhe seus planos.

É excelente para qualquer concurseiro ter à sua volta pessoas que pense igual a ele, ou que podem dar o apoio necessário na sua luta para alcançar seus objetivos.

Nessa hora é importante seguir os seus instintos. E também, ter amigos por perto. É revigorante quando estamos cercados de pessoas que acreditam na gente. E isso nos deixa mais fortes, mais confiantes, acreditando que estamos fazendo a coisa certa, que estamos no caminho certo. Assim podemos seguir firme no propósito.

Mas você não deve ignorar as críticas, principalmente se forem construtivas. A grande questão é encontrar um meio para melhorar, para evitar mais críticas, mas sem fazer disso um martírio.

Críticas construtivas podem, e devem ser levadas em consideração. Antes de tomar qualquer atitude é importante que você pare e reflita sobre o que foi falado. Se realmente tem fundamento ou não. Se vale a pena entrar ‘nesse jogo’ ou não.

Procure trabalhar o seu ‘ponto fraco’, contudo, sem se esquecer do seu objetivo principal, e especialmente, sem deixar que a sua confiança seja abalada ou mesmo destruída. Ela deve se manter intacta. É como manter a pose mesmo após uma queda.

Até para corrigir eventuais erros é preciso ter uma boa autoconfiança. Supere as críticas com a cabeça erguida. Pense sempre positivo: Eu posso!

Lembre que ninguém pode tirar de você os seus talentos, os seus valores, diminuir o seu potencial ou a sua capacidade. Do mesmo modo que ninguém pode afetar a sua confiança e determinação.

Se você tiver a oportunidade de conversar com alguém bem sucedido poderá confirmar que a confiança está em sua ‘áurea’. Você também pode comprovar isso em depoimentos de concurseiros que conseguiram a aprovação. Vários profissionais que trabalham no ramo, como professores por exemplo, apontam a autoconfiança como sendo vital para poder assumir um cargo público oferecido via concurso.

Amigos concurseiros, a vitória, ou seja, conseguir ser aprovado em algum concurso público depende exclusivamente de vocês mesmos. Não deixem que ninguém fale o contrário. Você pode, é só querer e acreditar! Confiem em si mesmos e conquistem o seu objetivo rumo ao sucesso!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.