Assistência social: veja como funciona o concurso para atuar nessa área

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos hoje são uma das alternativas mais procuradas por brasileiros que desejam um ambiente seguro de trabalho e que buscam fugir de participar do índice de desemprego, que só cresce a cada mês no país. Em grande parte, isso é culpa da crise econômica que o país tem enfrentado nos últimos tempos e que não apresenta nenhum sinal de ir embora.

Dessa forma, a iniciativa pública acaba sendo a forma que muitos trabalhadores encontraram para fugir do ambiente de instabilidade e insegurança que está presente nas empresas privadas.

Isso acontece porque, por conta da crise, muitas empresas do setor privada acabaram precisando realizar uma série de cortes de gastos, o que inclui cortes de pessoal, como forma de continuarem com as portas abertas.

E a verdade é que, com crise ou sem crise, a verdade é que as contas para pagar vão continuar vindo todos os meses, de forma que é preciso ter a garantia de um salário para manter as finanças em ordem e impedir a formação de uma verdadeira bola de neve. Algo que o setor público pode oferecer e o setor privado não.

Como se não bastasse, há também aqueles que partem para os concursos públicos interessados nas vantagens para a carreira que o setor pode oferecer.

Entre essas vantagens estão salários atraentes, principalmente quando comparados com aqueles que são oferecidos pelo setor privado nas mesmas ocupações, benefícios e bonificações interessantes e também condições diferenciadas no mercado, como facilidade na hora de conseguir empréstimos e taxas de juros mais baixas na realização de financiamentos.

Mais ainda, há também aqueles que buscam pelo respeito à jornada de trabalho, algo que é praticamente inexistente dentro do setor privado. Afinal de contas, só quem já trabalhou em grandes empresas sabe que horas extras são praticamente mandatórias para quem deseja não ficar mal visto no trabalho.

Dessa forma, a característica do setor público acaba sendo de grande importância por quem busca uma melhor qualidade de vida.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações para você que procura concursos na área de assistência social. Para que você consiga escolher a vaga que mais tenha a ver com suas necessidades e com os objetivos de carreira que você possui, reunimos uma série de informações acerca dos concursos da área.

Entenda como funcionam os concursos para assistência social

Como não poderia deixar de ser, bem como acontece com qualquer outro concurso, os concursos dentro da área de assistência social contam com algumas particularidades e com alguns requisitos dentro da área.

A principal ocupação no setor é para o cargo de assistente social, que conta com variadas opções no mercado do setor público, de forma que existem vagas disponíveis praticamente em todos os estados brasileiros.

Levando tudo isso em consideração, algo que todos os concursos na área de assistência social têm em comum é a exigência que o candidato tenha formação de nível superior na área que deseja atuar.

Ou seja, para conseguir uma oportunidade de emprego no serviço público dentro do setor de assistência social é preciso ter a formação de nível superior no curso de Serviço Social, que é a graduação que vai qualificar você para atuar no setor.

No geral, grande parte das vagas disponíveis para quem deseja atuar dentro da área de assistência social é para o cargo de assistente social, de forma que quem deseja uma oportunidade no setor vai contar com diversas opções disponíveis no mercado hoje.

Os concursos de seleção para a área de assistência social não costumam ser muito diferentes dos concursos em geral para seleção em outras áreas – as mais comuns. Dessa forma, dificilmente ele vai ser composto por mais de uma etapa, salvo algumas exceções. Por isso mesmo, na maioria dos casos os concursos para quem desejam entrar na área de assistência social vão contar com basicamente a etapa composta pela prova objetiva, que conta com questões de múltipla escolha.

O número que compõem a prova não é algo padrão, de forma que vai variar de concurso para concurso, sendo que alguns podem possuir provas mais extensas, e outros podem possuem provas mais curtas, depende da empresa responsável pela organização e do lugar que você desejar trabalhar.

O conteúdo que é cobrado nessas provas também não costuma fugir muito daquilo que costuma ser sobrado em concursos em geral. Dessa forma, a matriz básica que compõem o conteúdo que é cobrado nas questões das provas é composta basicamente por assuntos relativos a língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e também conhecimentos específicos relativos à área de atuação.

Em alguns casos, há também a possibilidade da presença de uma segunda etapa no processo de inscrição que é conhecida como avaliação de títulos. Essa etapa basicamente tem o objetivo de avaliar se o profissional tem os títulos que afirma ter para assumir vaga, no caso aqui o diploma de graduação na área de assistência social por exemplo, de forma a conseguir selecionar os candidatos que sejam mais aptos para ocupar a vaga disponível.

Depois dessas etapas, os candidatos passam por um exame admissional que é obrigatório para todo candidato aprovado em um concurso e que serve para verificar se o profissional não tem nenhuma doença ou condição que impeça a realização das funções para as quais ele se candidatou.

Levando tudo isso em consideração, você vai conseguir se programar com antecedência e escolher a opção de vaga que mais tenha a ver com o seu perfil, com as suas necessidades e também com os seus objetivos de carreira. Uma boa dica para estudar e aumentar as suas chances de aprovação é procurar por editais antigos das vagas que você deseja ocupar.

Isso porque lá vão estar todas as matérias do conteúdo programático, que raramente é alterado de um ano para o outro, de forma que você vai conseguir começar a estudar com antecedência, o que aumenta consideravelmente as suas chances de ser aprovado no cargo de sua preferência.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.