As vitórias só vem com sacrifício

Tempo de leitura: 6 minutos

Pode até parecer um assunto batido, mas é a mais pura verdade. Nada de bom, que você realmente almeja, cai do céu ou no seu colo. As vitórias que você consegue ao longo da vida comumente vêm através de suor, de sacrifício, de dedicação, e no caso dos concursos públicos, através de muito estudo.

Para se tornar uma pessoa bem sucedida no futuro, é necessário fazer ‘sacrifícios’ no presente. E isso espelha bem o mundo dos concursos.

Os concurseiros realmente dedicados, não aqueles aventureiros, sabem da importância do sacrifício hoje para poder aproveitar o amanhã.

Exatamente por esse motivo, e com esse pensamento de que o melhor ainda está por vir, é que os concurseiros se dedicam quase que integralmente aos estudos até conseguir a aprovação em um concurso público.

Para quem deseja ingressar na carreira pública os estudos estão sempre em primeiro lugar. Todo dia é dia de estudar, mesmo se for em menor proporção, sem se esquecer da qualidade.

É, porque não adianta nada estudar 10 horas por dia se não tiver qualidade no estudo e uma boa capacidade de absorção do conteúdo estudado. Às vezes um estudo em período mais curto pode render mais em termos de qualidade.

É importantíssimo lembrar que a concentração deve ser plena no momento dos estudos, de preferência sem interrupções e barulhos.

Bom, mas voltando ao estudo dos concurseiros, independente do dia, seja feriado ou final de semana, para esses pretendentes a cargos públicos qualquer e todo dia é ideal para revisar o conteúdo de matérias já estudadas, de fazer novos exercícios, para elaborar resumos, de resolver provas de concursos anteriores, ou de estudar um conteúdo novo.

E no dia seguinte, tudo de novo… sem choro!

E para não desanimar e cair na tentação de abandonar tudo, mesmo que temporariamente, basta lembrar de todos os frutos que você poderá colher no futuro quando for aprovado no concurso que deseja.

Rapidinho voltará aos estudos. É um trabalho árduo, sacrificante, mas que no final vale a pena.

Esse é o pensamento do concurseiro que não pretende ficar muito tempo prestando concurso à esmo. Você deve aproveitar cada momento livre para estudar, pois ele não volta mais e pode ser um grande diferencial na sua luta.

A maioria dos concurseiros que obtiveram sucesso nos concursos públicos afirma que não perdiam nunca a oportunidade de sempre estar estudando e aumentando o seu grau de conhecimento.

Eles afirmam ainda que esse conhecimento adquirido enquanto as outras pessoas se divertiam, foram essenciais para conseguirem chegar onde hoje estão: bem empregados!

Pode ter certeza que muitos concurseiros, que provavelmente irão ser aprovados nos próximos concursos que estão com provas marcadas, aproveitaram esse feriadão prolongado de carnaval que acabou de passar para estudar.

E se o edital do concurso já tiver sido publicado, com as datas das provas já divulgadas, é aí que você deve esquecer de tudo que se passa lá fora, e se empenhar mais ainda nos estudos.

Esse tipo de atitude, de deixar o carnaval de lado; de não viajar ou aproveitar os feriados prolongados; de esquecer por um momento as saidinhas do final de semana com os amigos; de ‘abandonar’ aquele happy hour na sexta; fazem parte do sacrifício em prol do bem maior: conseguir um emprego com muitos benefícios.

Mas isso também não quer dizer que agindo dessa forma sua aprovação estará garantida. Há outros fatores que são determinantes. Vai depender do seu empenho e desempenho em relação aos seus concorrentes. É simples, os mais bem preparados passarão, os demais, continuarão tentando.

Os sacrifícios serão temporários se você se dedicar exclusivamente a atingir o seu objetivo. É primordial que seus amigos e familiares também ‘abrace’ sua nova rotina. Isso servirá até de motivação para o seu processo.

Em contrapartida, amanhã poderá desfrutar de um bom emprego que:

  • Proporciona estabilidade;
  • Tenha uma boa remuneração;
  • Contenha um bom pacote de benefícios;
  • Proporcione as vantagens de uma vaga como funcionário público;
  • Possibilidade de carreira e crescimento;
  • Condição de se estabilizar financeiramente.

A recompensa logo chegará, assim que você for empossado no cargo público que tanto sonhou. Você vai perceber que todo sacrifício valeu a pena, e que faria novamente se fosse preciso. Aliás, para algumas carreiras públicas, se você pretende uma promoção, novos concursos são realizados.

O que é certo mesmo, é que se prepara melhor aquele que abre mão de alguma coisa que gosta no presente, para comemorar a vitória amanhã.

Para você que pretende seguir esse mesmo caminho, de trilhar uma carreira pública, essa deve ser a sua mentalidade de agora em diante, até conseguir ser aprovado. Estudar, estudar e estudar. E no dia seguinte, repetir tudo de novo.

Mas é claro que tudo isso sem se esquecer da importância do descanso adequado, da alimentação balanceada, da realização de exercícios físicos regularmente, enfim, de cuidar da sua saúde física e mental.

O período de preparação para um concurso público é único. Será sempre o foco. Deverá estar acima de todas as outras coisas. Somente dessa forma, com esse pensamento. Pense que os bons momentos somente serão postergados e poderá aproveitá-los mais tarde de uma forma mais prazerosa.

Adote uma rotina de sacrifício hoje para levar uma vida mais confortável amanhã. É assim que deve ser com todos os concurseiros que tem grandes pretensões.

Use o tempo da melhor maneira possível, ele é muito valioso, pois se você deixá-lo passar, pode ser que a oportunidade não volte. É a vida de um concurseiro. A falta de tempo não pode ser uma justificativa para não estudar.

Para conseguir aproveitar o tempo ao máximo você deve ser bem organizado com suas coisas e tarefas do dia a dia; não pode ser preguiçoso; ser completamente dedicado ao que se propõe; e estar sempre preparado para aproveitar as oportunidades que poderão aparecer.

Outra coisa muito importante para se lembrar, e que pode ajudar na absorção do conhecimento, é desfrutar os momentos de estudo. Não faça da hora de estudar um martírio, isso diminui sua capacidade de aprendizado.

Arregace as mangas, mude a rotina, sacrifique-se e prepare-se para curtir a vitória!

As vitórias só vem com sacrifício
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *