Aproveite o final de ano e se prepare para os concursos de 2017

Tempo de leitura: 5 minutos

Fim de ano é hora de descansar, relaxar, aproveitar com a família e viajar, mas essa rotina pode não ser a mesma para quem deseja aproveitar o fim de ano e se atualizar para os concursos de 2017.

A tão sonhada vaga em cargos públicos contribui para o alto número de candidatos para poucas vagas, por isso, aproveite o final do ano e se prepare para os concursos de 2017, afinal nessa hora, todos os detalhes e preparações podem fazer a diferença na disputa.

É fato que com a crise econômica, alguns concursos foram adiados ou cancelados, mas com a melhora prevista na economia para o próximo ano, diversos órgãos estaduais e federais devem abrir vagas para diversas escolaridades nos mais variados segmentos e mercados.

Alguns dos órgãos que pretendem abrir espaço para novos aprovados são: Caixa Econômica, Correios, Receita Federal, Ministério da Fazenda, Polícia Federal e Ministério do Trabalho.

Pensando nisso, aproveite o final do ano e se prepare para os concursos de 2017, deixando de lado a preguiça ou o espírito de folga nos últimos dias do ano.

Planeje seu tempo para criar planos de estudos e cronogramas que podem ajudar a organizar o estudo para a vaga tão desejada. Antes mesmo de planejar os estudos vale pesquisar e analisar todos os concursos com datas previstas, levando em conta aquele que condiz com perfil e gosto do candidato.

Outra dica importante é pensar no número de vagas disponíveis para categoria que deseja disputar, afinal, às vezes é melhor tentar algo novo e com número maior de cargos, do que insistir no que tem poucas chances ou conta com mais vagas para lista de espera do que para início imediato.

Aproveite o final do ano e se prepare para os concursos de 2017 tendo em mente que o número de pessoas que devem participar das provas deve aumentar por conta do alto índice de desemprego e por causa da procura por estabilidade no mercado de trabalho.

Após escolher o concurso que deseja concorrer é fundamental procurar por provas e editais que foram disponibilizados na última edição.

Dessa forma o estudo fica mais fácil, já que é possível ter uma base em relação aos temas que serão abordados e o que deve ser levado em conta pelo candidato. Outro aspecto que é deixado de lado pelo candidato são os critérios com maior pontuação na prova, ou seja, a parte que pode ser decisiva para colocação.

Procure saber quais são os critérios mais pontuados das provas, ou as questões que podem influenciar mais na nota geral. Claro que é fundamental que o candidato tenha conhecimento em relação ao conteúdo da prova, porém, saber mais sobre o assunto decisivo pode ajudar a conquistar uma colocação melhor.

Uma das saídas para alcançar um bom rendimento e alternar matérias mais intensas com outras que já sejam conhecidas e assim, mais fáceis.

Tente estudar as duas para não ficar algo cansativo. Caso o número de conteúdos mais difíceis seja maior, reserve um dia da semana apenas para estudar as matérias com mais dificuldade. Para os demais conteúdos busque sempre equilíbrio evitando a fadiga.

Aproveite o final de ano e se prepare para os concursos de 2017, inclusive, separe os finais de semana para revisão de conteúdos e melhora nas matérias em que possui maior dificuldade. Claro, o descanso é fundamental e um grande aliado para memorização, mas com um bom planejamento de estudos é possível conciliar lazer, aprendizado e descanso.

Procure sempre acompanhar pela internet o que está acontecendo em relação ao concurso escolhido, datas, horários e confirmação do número de vagas, afinal os detalhes podem mudar. É preciso estar atento a todas as alterações.

Para quem deseja participar de vários concursos é necessário uma preparação ainda maior. Leve em conta a necessidade de fazer um plano de estudo para cada prova e horário reservado para estudar todos os assuntos necessários, mas procure sempre ter em mente qual a vaga mais desejada para unir esforços na procura por uma boa colocação.

É possível optar por concursos que tenham a mesma base de matérias ou conteúdos similares. Assim, fica mais fácil se concentrar e adquirir conhecimento, sabendo que será possível utilizar as mesmas informações para mais de uma chance.

O tempo também pode ser um aliado na conquista, ou seja, quanto antes você começar a estudar mais tempo terá para preparar sua mente e tudo que deve ser assimilado antes da prova.

Com mais dias de dedicação é possível ver e rever conteúdos extras e até mesmo usufruir das novas tecnologias, como a internet para tirar dúvidas ou aprimorar conhecimentos da Língua Portuguesa e Matemática, aquelas dúvidas simples que insistem em nos acompanhar, mas que podem fazer toda diferença nos momentos decisivos do concurso.

No inicio pode faltar ritmo e o desânimo pode tomar contar, por isso, é fundamental manter o foco e sempre lembrar os benefícios que podem ser alcançados depois de alguns sacrifícios.

Com o tempo, o corpo acostuma com a rotina de estudo e quanto mais perto do concurso estiver e sentir que está preparado, a vontade de estudar vai aumentar, já que o objetivo final pode estar a alguns passos de ser conquistado.

Por fim, procure praticar esportes e descansar. Caminhada, corrida, academia, futebol, todos são importantes para manter o corpo em funcionamento e também para liberar as toxinas e substâncias de tensão e nervosismo do corpo, contribuindo para o relaxamento dos músculos e também para adaptação de rotina, pondo o organismo em dia e proporcionando saúde.

Lembre-se que os estudos devem ser uma forma de aprimorar o conhecimento e atingir determinado objetivo, mas não deve ser sinônimo de estresse ou sacrifícios.

Quando sentir que seu corpo está cansado ou que precisa de tempo, pare os estudos e relaxe. Leia um livro de sua preferência, assista filmes, ande e esqueça por alguns minutos da tensão. Aproveite o final de ano e se prepare para os concursos de 2017 da melhor forma, administrando tempo e descanso.

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.