Aprovação: O que você pensa influencia no resultado. Pense positivo!

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando o assunto é concursos públicos, a aprovação sempre estará em primeiro plano. Isso só reforça a tese que o que você pensa influencia no resultado.

O pensamento positivo está diretamente ligado à motivação. E a motivação é o que mais se precisa na hora de estudar para um concurso público.

Em termos mais técnicos, podemos afirmar que o pensamento positivo é uma corrente da psicologia aplicada muito espalhada e disseminada em cursos, palestras e seminários de treinamento que contribuem consideravelmente para atingir os objetivos predeterminados.

Para os concurseiros, pensar positivamente vai bem ao encontro do que se almeja. Quando se realiza tarefas, seja qual for, com pensamento positivo, parece que o desempenho e o rendimento são melhores. Na verdade, as tarefas ou obrigações parecem se tornar mais prazerosas e simples de serem executadas, provando mais uma vez que o que você pensa reflete no resultado, sem dúvida.

Quando se realiza algo sem vontade, com pensamento negativo, a conclusão parece nunca chegar. Parece um martírio que não tem fim. As coisas se arrastam de uma maneira que a motivação logo desaparece e o objetivo se torna mais distante. Isso quando não se desiste de alcançá-lo.

No nosso caso (preparação para concursos públicos) podemos exemplificar de uma forma bem simples: quando você está estudando, se estiver motivado e focado o aprendizado flui melhor. Passa a impressão de que o entendimento, a absorção e a fixação do conteúdo estudado se tornam mais fácil. Isso se deve muito ao pensamento positivo enquanto se estuda.

Essa concepção se baseia na convicção de que manter pensamentos focados no lado positivo, do bem-estar, das realizações e principalmente do sucesso pessoal e/ou profissional pode melhorar as condições psicológicas de um indivíduo, e por consequência, trazer resultados positivos à sua vida.

A alteração comportamental que a positividade traz pode influenciar até mesmo na realidade de outras pessoas, e ainda atrair acontecimentos positivos para quem pensa de forma otimista. Essa é também a crença de culturas místicas e de correntes metafísicas.

Se você pensa e acredita que pode ser aprovado em um concurso público, isso nada mais é do que ter um pensamento positivo em relação a algo que se deseja, não concorda?

Frases do tipo: “A força do pensamento tem poder!”, ou “Querer é poder!”, são consideradas frases célebres e mencionadas com muita frequência.

Para se ter idéia que o que você pensa influencia no resultado, em várias das maiores universidades do mundo, entre elas a de Harvard, uma das aulas mais requisitadas é de Psicologia Positiva. Esse grande interesse mostra que para se ter sucesso, uma das coisas que devemos mudar é em relação ao modo como pensamos. O hábito do pensamento positivo pode levar ao sucesso.

Ao alterarmos a maneira de pensar para uma forma mais positiva, a tendência é que tudo de bom seja atraído para o seu lado, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. O pensamento positivo influencia em várias áreas:saúde, carreira, sucesso, enfim, tudo que nos agrada e nos proporciona prazer.

É preciso ter em mente, e de forma bem clara, que o nosso pensamento, as palavras que proferimos e os nossos gestos e ações é a base para moldar nosso futuro.

Nós somos e nos tornamos aquilo que pensamos e queremos. Mesmo que seja preciso outras qualidades (e realmente é), o pensamento positivo é o ponto de partida do que poderemos ser.

Se você é uma pessoa negativa, praticamente estará fadada ao fracasso. Se você for prestar um concurso com pessimismo, achando que não será aprovado, com certeza esse será o resultado do seu exame: reprovação.

E junto da reprovação vem o desânimo, a desmotivação, a preguiça e o fato de ter que conviver com o insucesso. Resultado: viver na mesmice olhando outros colherem os melhores frutos.

Você pode observar que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que têm muita confiança em si mesmo, que se mantém motivadas constantemente, que não se deixam abalar por uma eventual derrota, e que, permanecem sempre positivas e otimistas em relação ao que querem.

Você pode reconhecer facilmente um fracassado ao olhar para ele. Tende a demonstrar desleixo, aceita o que a vida lhe oferece, vive reclamando de tudo, é negativo o tempo todo, não tem um sinal qualquer de motivação. Também pudera, pensando dessa maneira, nunca vai se levantar e conquistar coisa alguma. Falta-lhes força de vontade e garra.

Tudo o que não pode faltar na vida de um concurseiro é força de vontade e garra, além é claro, da atitude positiva. Assim, a árdua tarefa de conseguir assumir um cargo na vida pública será menos penosa.

Algumas pesquisas já realizadas comprovaram que, quando se manteve o pensamento positivo enquanto estudava, o cérebro funcionou melhor, com mais eficiência.

Isso mostra que a capacidade de compreensão e absorção de conteúdo estudado aumenta com o pensamento positivo, além de a perceptibilidade passar a funcionar com mais eficácia e em uma velocidade maior.

Resumindo, quando o foco é positivo, o nosso cérebro trabalha para que a memória armazene melhor as informações, aguçando a nossa inteligência, a nossa criatividade e os níveis de entusiasmo e energia.

Até os profissionais do ramo como psicanalistas e psicoterapeutas recomendam pensamento positivo para liberação de endorfina pelo organismo, aliviando a sensação de dor. Por que não aproveitar isso para os concursos públicos?

Tudo isso vai de encontro a pesquisas científicas que podem comprovar que o fato de pensar positivamente em algo, ou naquilo que está sendo feito, faz com que o cérebro funcione a seu favor, gerando, muito provavelmente, os resultados esperados.

Segundo alguns especialistas em pensamento positivo e seu poder, medos, carências e doenças como depressão, podem ser evitadas através do pensamento. Eles acreditam que só é vivenciado aquilo que é formulado.

Dicas para deixar seu cérebro mais voltado para o otimismo

Seis simples ações são capazes de treinar o cérebro para se tornar mais otimista, confira:

  1. Escrever sobre momentos positivos que teve ao longo do dia;
  2. Praticar exercícios físicos, com atenção especial aos aeróbicos;
  3. Meditação;
  4. Ouvir músicas, principalmente as clássicas;
  5. Agir de modo gentil;
  6. Ter gratidão.

Imaginar sendo convocados para assumir o cargo ajuda no processo. Fica a dica.

Ainda vale o destaque para estudar sempre com um pensamento otimista. Entre confiante para realizar o exame. Isso também ajudará você na hora de “buscar todas as informações no cérebro”. Resolva as questões sem sofrimento ou dúvidas. Com pensamento positivo, aliado ao estudo bem feito, perceberá até que o tempo para a prova será mais do que suficiente.

Para conquistar o sucesso, o processo passa obrigatoriamente pelo pensamento positivo, que tem o poder de influenciar os sentimentos; que por sua vez, conduz a ações pertinentes; essas ações produzem resultados positivos; tornando-se depois de um tempo um hábito; que modela a nossa personalidade; e sinaliza o nosso destino de acordo com o que pensamos.

Para aproveitar o efeito do pensamento positivo em concursos públicos, é necessário um pouco de treino cerebral, assim você cria condições favoráveis para a aprovação. Acreditar em si mesmo é o primeiro passo para alcançar o sucesso!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.