Em qual matéria devo me aprimorar para o concurso da Secretaria de Administração Penitenciária

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já pensou em entrar para a carreira pública? Acredito que você esteja lendo este texto justamente porque ou está pensando sobre o assunto e analisando as possibilidades ou então realmente já se decidiu que vai prestar o concurso público para a Secretaria de Administração Penitenciária e vai começar sua carreira dentro do mundo das repartições públicas.

Realmente essa carreira é muito atrativa, isso acontece principalmente porque você não pode ser demitido, tento total estabilidade, além de um salário acima da média para os cargos oferecidos e outros benefícios que sempre estão em pauta. De fato, essa é uma carreira com muito mais tranquilidade do que dentro de uma organização privada.

Como você já deve saber, ou deve ter deduzido, a Secretaria de Administração Penitenciária é o órgão que cuida da administração de todas as cadeias públicas de um estado, sim esse é um órgão que existe em cada estado do país, por isso existem diferenças entre as provas de cada um dos estados, mas essas diferenças são realmente pequenas e no geral costumam ser bem parecidas.

Muitas pessoas têm dificuldades para estudar e se preparar para um concurso como esse, por isso resolvemos ajudar a vocês dando dicas para ir melhor nas provas para a Secretaria de Administração Penitenciária.

Para isso, nos baseamos na prova aplicada na SAP do estado de São Paulo, que é o maior estado do nosso país, mas para você se preparar melhor ainda é bom pesquisar exatamente como funciona no seu estado, mas que não deve fugir muito disso.

Aqui, vamos falar um pouco mais sobre as matérias que caem nessa prova e que terão maior peso em sua nota final, fazendo uma grande diferença entre você e sua concorrência, podendo até mesmo ser a diferença entre você passar ou não nessa prova. Confira mais sobre o assunto a seguir.

Prova Objetiva

O primeiro passo para você ser aprovado no concurso da Secretaria de Administração Penitenciária é a prova objetiva. Ela é composta por um total de 50 questões, todas possuem o mesmo peso em sua nota final, o que vai acontecer apenas é que algumas matérias são mais importantes por ter mais questões.

Por exemplo, a parte de conhecimentos gerais da prova tem somente 10 questões, sendo que isso equivale a apenas 20% de sua nota final, já a parte de matemática possui 15 questões tendo um valor de 30% da nota final, mas o que mais vai pesar realmente é a prova de língua portuguesa que possui nada mais, nada menos do que 25 questões, fazendo que ela tenha uma equivalência de 50% da sua nota final.

Como esse é apenas o primeiro passo nessa caminha para a aprovação do candidato, então existe uma nota de corte para passar. Você será considerado apto nessa prova se tiver uma pontuação acima de 50 pontos em uma nota que vai de 0 a 100.

Língua Portuguesa

Como vimos a pouco, a parte da prova objetiva que mais vai pesar em sua nota é a língua portuguesa. Aqui, um passo importante é você estudar bastante as provas aplicadas pela Vunesp, já que ela será a responsável pela aplicação da prova, pelo menos no estado de São Paulo, em outros estados você deve estudar provas aplicadas pelo órgão que irá aplicar a prova.

Fazendo isso, você já terá meio caminho andado, pois já conhecerá o estilo de aplicação da prova, sendo que isso é muito importante, pois dá pistas essenciais do que irá cair ou não na prova. Mas estudar língua portuguesa não é algo tão complicado, ainda mais sabendo que esta é uma matéria do currículo básico nacional, estando presente desde as primeiras séries até o ensino médio.

Aqui, é importante treinar desde interpretação de texto até mesmo regras de língua mesmo, como acentuação, vírgula, grafia das palavras, entre outros, sendo uma prova bastante acessível nesse quesito. Com um bom estudo, você estará facilmente apto para passar.

Prova de condicionamento físico

Como eu disse, a nota mínima para passar na prova objetiva é de 50 pontos, mas serão convocados 10.000 candidatos para a prova de condicionamento físico, sendo 9.500 na lista geral e 500 para preenchimento de cotas, caso haja mais candidatos aptos serão aplicados critérios de desempate.

A prova de condicionamento físico aqui é tão importante quanto a objetiva, já que ela tem caráter totalmente eliminatório, pois as funções exercidas na SAP costumam exigir do físico, principalmente quando estamos falando de cargos como agente penitenciário, que é o mais comum e concorrido dentro da SAP.

Prova de aptidão psicológica

Passada a prova de condicionamento físico, os candidatos também passarão por uma análise psicológica. Isso porque ele tem que ter condições mentais para suportar o trabalho dentro da penitenciária e que em alguns casos pode ser muito exigente.

Essa prova, ou avaliação, também tem um caráter eliminatório, ou seja, todo candidato que não for considerado totalmente psicologicamente apto pelo avaliador estará eliminado do concurso e não participará da última etapa, que também é uma das mais importantes do concurso.

Comprovação de idoneidade e conduta ilibada

A última etapa desse concurso é a comprovação de uma vida totalmente idônea e de uma conduta ilibada em todos os momentos da vida. Isso porque um agente penitenciário é um agente da lei e da ordem e não pode ter em seu passado casos que possam ferir esses princípios.

Assim, será feita uma análise de todos os antecedentes do candidato para que ele possa ser considerado totalmente apto nessa etapa. Serão levados em conta antecedentes como criminais, problemas com bebidas, drogas, violência, entre outros, sendo que só passarão aqueles com um passado totalmente limpo.

Pronto, agora você já tem diversas dicas e uma ideia concreta de que caminho precisa seguir para se preparar para a prova da Secretaria de Administração Penitenciária. A partir desse momento, você só precisa se preparar com muita dedicação e com certeza vai conseguir deixar sua concorrência para trás. Se gostou dessas dicas, confira mais em nossos outros artigos.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.