Ainda vale a pena trabalhar na Petrobras? Saiba quais são as vagas e como funciona o concurso para estatal

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos públicos sempre foram uma forma de se conseguir um emprego bastante procurada por uma parcela considerável da população por conta das garantias e benefícios que oferecem ao trabalhador, principalmente em um momento de crise.

Afinal de contas, a possibilidade de se ter bons salários – que comumente são acima daqueles que são oferecidos dentro da iniciativa privada -, de se obter bons benefícios, ter uma jornada de trabalho bem definida e ainda desfrutar da possibilidade de ter estabilidade empregatícia, sem precisar ter medo ou e preocupar em perder o emprego em caso de crise, é bastante atraente, principalmente no momento atual em que vivemos, no qual a taxa de desemprego sobe cada dia mais e atinge não só pessoas de menor escolaridade – que costumam ser as primeiras e as mais afetadas – como também pessoas que já tinham bons cargos dentro de corporações da indústria privada e contam com diploma de nível superior.

Dentro dessa perspectiva, até poucos anos atrás, um dos lugares mais procurados por quem desejava prestar um concurso público e começar uma boa carreira, com salários altos e boas perspectivas de crescimento, era a Petrobras, empresa responsável pelo petróleo brasileiro e que estava no auge do seu crescimento na época.

Porém, com os crescentes escândalos envolvendo esquemas de corrupção na empresa estatal, bem com a queda do valor do petróleo, o que diminuiu a lucratividade e até mesmo o valor das ações da empresa, cada vez menos pessoas estão interessadas em vagas na Petrobras, com receio de que trabalhar lá já não seja mais vantajoso tanto quanto era há alguns anos e também com medo da instabilidade que parece assolar a empresa.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações que vão mostrar não só se trabalhar na Petrobras é ou não um bom negócio, como também algumas opções de vagas para quem deseja trabalhar no local e como que o ingresso na empresa é feito, além de informações sobre como são realizados os concursos.

Vale ou não a pena trabalhar na Petrobras?

Muitas pessoas, embora tenham o desejo de tentar um concurso público para uma vaga na Petrobras, no momento têm dúvidas se ainda vale ou não a pena trabalhar na corporação por conta dos diversos escândalos de esquemas de corrupção envolvendo a empresa e também por conta do período de instabilidade pelo qual ela vem passando nos últimos tempos.

Mas a verdade é que, para quem deseja tentar uma vaga por meio de concursos públicos ainda vale sim a pena tentar uma oportunidade na empresa responsável pelo petróleo no Brasil. Isso porque os escândalos de corrupção não interferem na questão dos cargos que não sejam os de administração superior, no topo da pirâmide da Petrobras.

Porém, é preciso ter em mente que o investimento em um trabalho na Petrobras não vai ser algo que vai dar um retorno a curto prazo. Ou seja, ascensão na carreira, melhora de benefícios e demais questões relativas vão sim chegar, mas não em um prazo imediato. Dessa forma, para quem deseja pensar no futuro, entrar na Petrobras ainda é sim uma ótima pedida para o trabalhador.

Isso porque todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas, enfrentam momentos de crise ocasionalmente e fazer parte da reestruturação da empresa durante esse período mais complicado pode ser uma grande oportunidade para a sua carreira, principalmente no que diz respeito a uma empresa do porte da Petrobras.

Algumas das vagas de trabalho para a empresa estatal

As possibilidades de trabalho dentro de uma empresa como a Petrobras são inúmeras e podem ser alcançadas por meio de concursos públicos, que são a principal forma de ingresso em um trabalho dentro da instituição.

Porém, é preciso ter em mente que as vagas para a Petrobras, ainda que a empresa esteja passando por um momento de crise, ainda são bem concorridas e é preciso estar preparado para conseguir um bom cargo, principalmente se o que você almeja tem salários que sejam mais altos.

Entre algumas das opções de vagas que são disponibilizadas para concursos realizados pela Petrobras estão vagas para o cargo de advogado, com salários de R$ 8.866,74, além de opções como para técnico de manutenção, técnico de química, administrador, analista ambiental, analista de sistemas, analista de comercialização e logística e muitas outras oportunidades para pessoas das mais diferentes formações que desejam uma oportunidade de trabalho na empresa estatal.

Para conseguir ter a chance de entrar em uma das vagas que são oferecidas pela empresa, é preciso ficar sempre de olho em atualizações no site da Petrobras e também de páginas especializadas em concursos, tudo para que você consiga sempre saber quando novos editais são abertos para não perder nenhuma data de inscrição de oportunidades pelas quais você fique interessado.

O ingresso para as vagas é comum a praticamente todos os concursos. Para assumir um determinado cargo, há uma série de pré-requisitos que vão variar de vaga para vaga e o ingresso é feito por meio da aprovação em uma prova objetiva que conta com questões sobre conteúdos diversos e que são especificados nos editais de cada concurso.

Algumas profissões podem ter o processo de admissão dividido em algumas etapas, como processo de avaliação de títulos e também provas práticas, a depender o cargo desejado. Como os concursos são bastante concorridos, para se ter alguma chance de conseguir o emprego, principalmente nas vagas que oferecem os salários mais altos, é preciso estar bastante preparado e com os estudos em dia.

Prova disso é o fato de muitas pessoas largarem tudo e se dedicarem durante um ano inteiro aos estudos para conseguir ser aprovado em um bom concurso público, como o da Petrobras. Algumas pessoas recorrem até mesmo a cursos preparatórios que são voltados especialmente para quem deseja participar de um concurso público.

Dessa forma, se o que você deseja é começar a trabalhar na Petrobras, não desanime, porque a empresa ainda vale a pena, principalmente no que diz respeito a ganhos e oportunidades a médio e longo prazo.

Ainda vale a pena trabalhar na Petrobras? Saiba quais são as vagas e como funciona o concurso para estatal
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.