Afinal, qual é o melhor horário para estudar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Somos seres ímpares, com organismos, rotinas, motivações e culturas diferentes. Assim, há uma grande divergência de opiniões quando o assunto é descobrir o melhor horário para estudar.

Existem pessoas que conseguem excelentes resultados estudando durante a noite. Outras, por sua vez, mantêm o foco e garantem boa aprendizagem principalmente nas primeiras horas do dia.

Mas afinal de contas, qual é o melhor horário para estudar?

Pensando em responder a essa questão, hoje destacamos alguns prós e contras de estudar em cada um desses períodos, e trazemos dicas úteis para aprender com qualidade a qualquer hora do dia, visando colocá-lo ainda mais próximo da sua aprovação em um concurso público. Confira!

Estudar durante o dia

Veja algumas das vantagens e desvantagens em se optar por esse período para estudar:

Vantagens

  • Sobretudo para quem tem boas noites de sono, o período da manhã pode ser bastante produtivo, já que é enquanto dormimos que o nosso organismo descansa e recarrega as energias para um novo dia de atividades. Com isso, estão nas primeiras horas do dia as nossas melhores chances de desenvolver atividades intelectuais, utilizando o máximo de potência do nosso cérebro para aprender.

  • É também durante o dia que você terá acesso com muito mais facilidade a outras pessoas, como colegas ou professores, que poderão ajudá-lo em dúvidas ou até mesmo estudar em parceria com você.

  • Nesse período a iluminação natural está por todo lado, e pode ser um atrativo para quem busca conforto em suas leituras e apontamentos sem cansar a vista com facilidade.

Desvantagens

  • É nesse período que o mundo ao seu redor está em plena atividade, e isso muitas vezes pode significar maiores distrações, como redes sociais com várias novidades, programas de TV ou conversas com outras pessoas.

  • Durante o dia outras obrigações podem também tirar o seu foco dos estudos, como idas até o banco para o pagamento de contas, escapadas até a casa de algum amigo, consultas no dentista, etc.

  • O barulho externo, como carros na rua, vizinhos, e todo o tipo de ruído são muito maiores e constantes no período da manhã, podendo também causar uma quebra da sua concentração.

Estudar durante a noite

Abaixo selecionamos também algumas das vantagens e desvantagens para quem prefere estudar à noite:

Vantagens

  • Durante a noite, você está no contrafluxo de atividade da grande maioria das pessoas, contando assim com maior silêncio e tranquilidade ao seu redor para se concentrar nos estudos.

  • Em épocas de calor, estudar à noite pode ser mais prazeroso, já que as temperaturas diminuem e o ambiente fica mais confortável e agradável.

  • Estudar à noite, como última atividade antes de encerrar o dia, pode ser uma boa forma de conseguir dar atenção aos livros sem se preocupar com as tarefas e obrigações seguintes, diferente de quem estuda pela manhã.

Desvantagens

  • Uma das principais desvantagens de escolher esse período para estudar é contar com o acúmulo de atividades já realizadas ao longo do dia, que podem comprometer de vez qualquer resquício de vontade e concentração, o que tornará os seus estudos ineficientes.

  • Avançar a noite estudando pode comprometer o seu sono, e o descanso é fundamental para que ao longo das semanas você não passe a desenvolver sintomas de estresse, ansiedade, irritabilidade e outros males causados pela falta do sono, acabando de vez com as suas chances de ser aprovado..

Como estudar bem independentemente do horário

Existem algumas dicas para quem deseja estudar com eficiência e que independem do período escolhido para isso. Veja abaixo algumas delas e potencialize a sua forma de aprender:

Busque por ambientes tranquilos e bem iluminados

Seja durante o dia, quando a iluminação natural favorece a escolha de diversos tipos de ambientes para estudar, ou à noite, quando precisamos criar a nossa própria iluminação, o ideal é sempre estar em locais claros, arejados e que diminuam o nosso esforço visual durante os estudos.

Estudar durante o dia com a janela aberta ou na varanda, e durante a noite com uma boa iluminação artificial, como próximo às lâmpadas em LED, são escolhas inteligentes para tornar a sua aprendizagem melhor.

Estabeleça uma rotina

De nada adiantará estudar em horários diferentes a cada dia, pois isso poderá transformar a organização de um cronograma de estudos em um verdadeiro pesadelo!

Ao decidir em qual horário vai estudar, mantenha a disciplina e siga à risca o seu cronograma, evitando o acúmulo de conteúdos para os dias seguintes.

O ideal é definir os melhores horários para os seus estudos de acordo com as suas necessidades e respeitá-los, condicionando o seu cérebro a uma rotina disciplinada de trabalho, favorecendo muito mais a sua aprendizagem.

Mantenha um equilíbrio com relação aos seus estudos

Aqui, vale lembrar a máxima que diz: “tudo o que é demais faz mal”!

O nosso dia tem 24 horas, certo?

Utilize-as com sabedoria, reservando uma parte importante para os estudos, mas respeitando os momentos de descanso, como um mínimo de oito horas por noite para dormir, lazer e interação com outras pessoas. Isso também é saudável, e ao contrário do que muita gente pensa, estudar por horas a fio não garante aprovação! Pelo contrário, pode apenas aumentar o cansaço do seu cérebro, tornando-o improdutivo.

A atividade intelectual requer energia, e escolher o melhor horário para os seus estudos começa respeitando os limites do seu organismo e o tipo de rotina que possui, para que seja possível determinar em qual dos dois extremos — dia ou noite — está a sua maior fonte de energia e utilizá-la ao máximo para aprender.

Caso a dúvida insista, você pode testar por alguns dias estudar nos dois horários até descobrir em qual deles sua concentração e foco se mostram melhores.

O importante mesmo é não desistir, pois estudar requer treino e nem sempre acontece nos horários em que nos sentimos mais dispostos. Mas, ter o seu objetivo bastante definido certamente trará forças aos seus estudos, aconteçam eles durante o dia ou durante a noite.

Gostou das nossas dicas? Então as compartilhe nas redes sociais e permita que muitas outras pessoas descubram qual é o melhor horário para estudar!

 
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.