Afinal, o que é morfologia? 4 dicas para ser aprovado nas provas de português

Tempo de leitura: 6 minutos

Se até pouco tempo atrás o setor público era atraente e procurado por uma parcela específica da população, a verdade é que nos dias de hoje a procura pela estabilidade que é oferecida pelo regime de trabalho estatutário só cresce um pouco mais a cada dia.

Afinal de contas, por conta da crise que o país tem enfrentando nos últimos anos e que não apresenta sinais de ir embora tão cedo, a verdade é que mais do que nunca um cenário estável foi tão atraente para a vida profissional dos colaboradores brasileiros.

Isso porque o setor público se mostra como um refúgio estável do ambiente de instabilidade e insegurança que tem se mostrado aparente em grande parte das empresas do setor privado.

O que tem acontecido por conta dos reflexos da crise dentro das empresas, que têm se visto obrigadas a realizar uma série de cortes de gastos, que acabam incluindo o corte de pessoal, fim de se manterem funcionando.

Junto a essa nova parcela, há também aqueles que já procuravam os concursos antes e que continuam procurando a alternativa por conta das vantagens que ela oferece.

Vantagens estas que incluem salários vantajosos e competitivos no mercado, sendo muitas vezes mais altos do que aqueles que são oferecidos dentro do setor privado, benefícios atraentes e também jornadas de trabalho bem respeitadas, além de condições especiais no mercado, o que pode ser interessante na hora do aperto e também para quem deseja comprar um imóvel.

Porém, a verdade é que, apesar de ser um desejo de muitos, cargos dentro do setor público são uma realidade de poucos. Afinal de contas, o processo seletivo do setor público é bastante diferente daquele que é realizado para o setor privado, já que envolve a realização de provas para assegurar que os candidatos com maior conhecimento técnico assumam a vaga. Tudo para garantir uma escolha justa e imparcial para as vagas disponíveis no mercado.

Dentro dessa perspectiva, uma das provas que mais fazem com que os candidatos percam pontos e acabem perdendo a chance de ocupar os cargos que sempre sonharam é a prova de português. Isso porque o assunto acaba sendo deixado de lado na hora do estudo e acaba fazendo uma falta enorme na contagem final dos pontos.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma pequena lista com um conjunto de dicas que vão ajudar você a se dar bem nas suas provas de português dos concursos que prestar e aumentar ainda mais as suas chances de aprovação para o cargo que você sempre desejou em ocupar.

Estude interpretação de textos

Dentre os conteúdos que mais são cobrados em provas de concursos na parte de português – e que pode ser muito bem aproveitado para a resolução de outras questões na prova – está a intepretação de textos, uma habilidade que é considerada básica e essencial para quem vai prestar um concurso.

A dica aqui é ler mais durante a preparação. Mas ler de verdade, se concentrando naquilo que está sendo lido e buscando absorver o que a frase quer dizer. Dessa forma você estimula a sua habilidade e deixa de perder questões fáceis. Na hora da prova, a grande dica é reler com calma os enunciados para garantir que nenhum detalhe chave para a resolução da questão passe despercebido.

Onde x Aonde

Um dos erros mais comuns em concursos públicos é na utilização correta de onde e de aonde, porque a verdade é que a maioria simplesmente não faz ideia de como utilizar corretamente cada uma dessas palavras e a verdade é que elas têm sim utilizações diferentes e é preciso ter esse conhecimento na hora da prova.

Para não ficar mais com dúvida anote: a palavra onde é utilizada todas as vezes que você se dirigir para uma ideia fixa, como em “onde você mora?”. Já a palavra aonde é utilizada sempre que você se referir à ideia de movimento, como em “aonde você está indo?”. Simples assim você consegue evitar erros que custem alguns pontos a você.

Senão x Se não

Outra combinação de palavras que pode render alguns pontos a menos na hora do concurso e que costuma confundir bastante gente nas provas de português são a palavra senão e a expressão se não, que apesar de terem apenas um espaço de diferença, possuem significados e utilizações bastante diferentes.

Para não esquecer e não ter mais dúvidas na hora do concurso anote a diferença entre ambas. A palavra senão significa “caso contrário” e também “a não ser”, ou seja, é a expressão a ser utilizada em “não queria nada, senão um pedaço de bolo”.

Já a expressão se não deve ser utilizada em orações condicionais, ou seja, é o que deve ser usado em orações como “se não tiver nada em casa, eu vou sair para comer”.

Estude a crase

Sem dúvida alguma, uma das grandes líderes dos erros de concurso público nas provas de português é a crase. Isso porque a verdade é poucas pessoas realmente sabem como utilizar o tão famigerado acento, de forma que ele é campeão de erros nas questões.

Porém, ao contrário do que muita gente pensa, a verdade é que a utilização da crase não é nada complicada, basta ter em mente a regra básica de utilização do acento. A crase ocorre apenas quando há a fusão entre um artigo feminino “a” seguido de uma preposição feminina “a”, de forma que ele representa essa elipse.

Na dúvida, vale a pena revisar o assunto em casa e fazer exercícios até sentir que o assunto fixou na sua mente. Afinal de contas, aquela questão que aborda crase pode ser a grande diferença entre ter conseguido a vaga que você sempre desejou ou precisar tentar outra vez no ano seguinte.

Por isso mesmo, não tenha medo de investir nos seus estudos em português e faça tudo o que puder para assegurar que não vai ser por português que você vai perder pontos naquele concurso para o qual tanto se preparou.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.