Administre bem o tempo de duração da prova

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma questão que muito preocupa as pessoas no momento de passarem por provas é o tempo que terão para realiza-la. Para se sair bem em um teste, é preciso que o candidato conheça bem o funcionamento, e, dessa forma, planeje com antecedência a forma mais eficiente de passar pelo desafio dentro do tempo que tem disponível.

Os participantes do processo são submetidos a horas de realização da prova e isso faz com que muitas dúvidas apareçam em suas cabeças. Quais matérias fazer primeiro? As primeiras a responder devem ser as mais fáceis, ou é melhor começar pelas mais difíceis? Essas são algumas das questões que fazem com que saber administrar bem o tempo seja essencial.

Portanto, é importante que o aluno saiba administrar o tempo, mas não se foque somente em concluir a prova. É necessário ter em mente uma junção de mais tempo disponível para conseguir alcançar um melhor resultado. Se assim não for, a realização rápida de uma prova pode significar também um resultado indesejado.

O segredo é saber exatamente quais são os melhores caminhos a serem tomados no momento de responder as questões. Quais os rumos conseguem oferecer a melhor solução ou aperfeiçoar a maneira e o tempo de chegar a uma provável forma. A administração do tempo de duração da prova é um aspecto fundamental.

O tempo é algo que merece total atenção. As pessoas costumam encontrar dificuldades com isso. Elas podem ter se preparado com antecedência, estudado tudo o que vai cair na prova, se organizado para conseguir os melhores resultados. Porém, se não estiverem também preparadas para o tempo, isso tudo pode ir por água abaixo.

Pode acontecer de o candidato saber as próximas questões, porém não há mais tempo para respondê-las, e isso devido a má escolha que determinou por onde começar.  E o nervosismo e a ansiedade que muitas vezes nascem em momentos como esse pioram ainda mais essa situação.

O tempo limite de uma prova deve ser respeitado, pois são centenas de candidatos desclassificados em diversos testes por terem ultrapassado o tempo que tinham para a realização. É um ótimo motivo para fazer diferente e ter o devido controle sobre o relógio.

Os problemas com o tempo estão recorrentemente ligados ao tamanho dos enunciados das questões e a complexidade e extensão da sua solução. Isso faz com que muita gente se atrapalhe. Para que isso não aconteça, vamos sugerir algumas maneiras de administrar melhor o seu tempo de prova.

Treinamento

Para realizar qualquer prática de maneira eficiente, é preciso prática. Pois, fazer e repetir inúmeras vezes faz com que a pessoa fique cada vez melhor em alguma atividade. As provas não fogem a essa regra. O treinamento faz com que os candidatos fiquem mais preparados para enfrentar o esperado momento.

Os concursos sempre liberam editais com tempo de antecedência mais do que adequado para treinar diversas vezes, além de também informarem o número de questões cairão na prova. Com isso mente, calcule o tempo e o número de perguntas do teste e saiba qual o tempo médio terá para fazer as questões.

Comece a praticar com simulados e provas de edições anteriores.  Você precisará conseguir responder as questões dentro de um tempo hábil. Alias, fazer simulados é uma ótima forma de treinar a realização de provas em diversos aspectos, melhorando-os sempre que for necessário. Dessa forma, o candidato fica mais familiarizado com a prova.

Quando você estiver resolvendo os simulados e as edições anteriores com o mesmo tempo limite disponível para a realização da prova, estará preparado, acostumado com o ritmo, e saberá administrar o seu tempo.

Pule se não souber

Não há vergonha em reconhecer para si mesmo que não conhece um assunto. E mesmo que tenha estudado muito e durante bastante tempo, manter o orgulho e ficar procurando diversas soluções para chegar a um resultado pode acabar te retardando e comprometendo a realização da prova.

Se você bater os olhos em uma questão e percebeu, logo de cara, que parece muito complexa, não perca muito tempo nesta questão, o mais provável é que você não tenha estudado tanto sobre o assunto quanto deveria. A melhor decisão a se tomar em momentos como esse é a de deixar essa pergunta e ir para a próxima.

É necessário ter em mente que essa é só mais uma dificuldade da prova, diversos desafios serão impostos a você durante o tempo de realização e terá maior facilidade para responder outras.

Se você ficar preso em uma só questão, pensando na melhor forma de respondê-la, pode acabar se enrolando e perdendo o tempo precioso que pode ser usado para responder uma pergunta que conhece a resolução.

Muita gente perde tempo em questões que são relativamente fáceis, mas que desconhecem. E quando se deparam com questões mais complexas, ou que exigem maior tempo de realização, estão com o relógio apertado e acabam respondendo de maneira apressada, o que compromete o resultado.

Às vezes, as respostas óbvias são esquecidas no momento da prova e isso por causa do nervosismo. Portanto, a melhor maneira de se fazer uma prova é deixando as perguntas que não souber e pulando para as que sabe. Antes do término, volte a passar os olhos por essas questões e talvez, depois do nervosismo inicial ir embora, tenha maior facilidade.

O tempo do gabarito

Esse é um erro muito comum entre as pessoas no momento de prestarem testes. Elas usam todo o tempo disponível para responder a prova e, no fim das contas, não lhes sobra tempo para preencher o gabarito. Portanto, para evitar esse problema, tenha em mente, ao menos, meia hora destinada para o correto preenchimento do gabarito.

Responder o cartão resposta de maneira apressada pode fazer com que você faça confusão. Sendo que um simples erro de preenchimento pode desandar toda a ordem assinalada. De nada vale ter perdido tanto tempo para chegar a um resultado correto na prova, se no gabarito a resposta estiver marcada de maneira errada.

Depois, se lhe sobrar tempo, veja se está tudo como o planejado. Se não há respostas por fazer ou campos obrigatórios em branco.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.