A resiliência é sinônimo de aprovação?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando as trata de concursos públicos, tudo que pode ser um diferencial e que tenha sinônimo de aprovação é de interesse dos consurseiros.

Muito se ouve no meio sobre a resiliência dos candidatos. Será que ela faz mesmo a diferença? Será que a resiliência é sinônimo de aprovação?

Bom,a resiliência, de acordo com o dicionário de língua portuguesa, é definida, no sentido figurado, como a habilidade de se adaptar com facilidade às intempéries, às alterações ou aos infortúnios.

No sentido literal, a resiliência é tida como uma característica mecânica que define a resistência dos choques de materiais. 

Na física, resiliência é uma particularidade apresentada por certos corpos, quando estes voltam à sua forma original, depois de terem sofrido deformação elástica.

Para a psicologia, a resiliência confere às pessoas a capacidade de encarar e lidar com os obstáculos que se apresentam, ao longo de suas jornadas, auxiliando-as em todo o processo necessário para não ceder à pressão e ultrapassar quaisquer dificuldades que as separam de seu objetivo final.

Fazendo um apanhado de todas as definições podemos dizer então que, a resiliência é capaz de impulsionar qualquer pessoa em direção ao seu objetivo, orientando, guiando, fortalecendo a fé e a esperança.

Diante de tudo isso, não é loucura afirmar que a resiliência é sinônimo de aprovação, por isso é tão importante para os concurseiros. Ela pode ser adquirida por qualquer um, através do cultivo de alguns hábitos que auxiliam os candidatos na elaboração de seus planos de estudo e na capacidade de lidar com suas emoções e impulsos. 

É mais do que comum que os candidatos se sintam pressionados a passar no concurso público, mesmo que ainda seja a primeira tentativa.

Um candidato resiliente consegue, não só resistir à pressão de se desesperar diante de todo o elaborado processo que envolve estudar e se preparar para a prova de um concurso público, como também, consegue transformar cada obstáculo em uma alternativa para crescer como pessoa.

Não é incomum os candidatos que se depararem com uma derrota e logo entrarem em desespero. E isso interfere diretamente na autoestima, podendo desencadear uma baixa no rendimento da aprendizagem, e, por consequência, nas provas futuras.

Ao contrário dos quem têm resiliência, que encaram a derrota como uma oportunidade para avaliar os possíveis erros no processo de preparação, acabando por se fortalecerem e aprendendo novas formas de superar os obstáculos.

Sim, a resiliência é sinônimo de aprovação, e pode contribuir muito para outras áreas da vida.

Como implementar a resiliência em sua vida

A resiliência não é uma qualidade a qual nascemos, ela pode ser moldada. Abaixo, damos algumas dicas de como você pode implementar a resiliência na sua vida, veja:

  • Acredite no seu potencial para seguir rumo à direção dos seus sonhos.
  • Quando sentir que seu sonho foi interrompido, dê um tempo para si mesmo. Esse tempo é importante para ajudar a digerir as frustrações e renovar as forças para um recomeço repleto de pensamentos positivos.
  • Tenha em mente que o sucesso está ao alcance de todos aqueles que são resilientes.
  • Saiba se adaptar às novas circunstâncias apresentadas. Sejam elas, boas ou ruins.
  • Não tenha medo do que o futuro lhe reserva, pois os resilientes, com certeza, encontrarão o sucesso à frente.
  • Quando perder uma batalha, recomponha-se, analise onde errou e recomece com mais garra. Ser reprovado em um concurso não é o fim do mundo. Com resiliência você consegue a aprovação.
  • Nunca deixe que os problemas cotidianos sejam maiores do que sua vontade de vencer.
  • Tenha sempre uma estratégia traçada para atingir suas metas, e se necessário, mude-as, sempre visando o objetivo principal.
  • Faça dos momentos difíceis um modo de aprendizado.
  • Aprenda a ignorar tudo aquilo que não acrescenta nada a seu crescimento pessoal, a sua vida e o desenrolar de seus projetos.
  • Supere os obstáculos e as adversidades com serenidade. Quando os problemas não puderem ser evitados, analise a situação com tranquilidade e use a inteligência para solucionar tudo da melhor forma possível.
  • Aprenda a se reinventar. Você vai precisar.
  • Aprenda a fazer suas próprias escolhas. E se for seguir exemplo de alguém, espelhe-se em pessoas de sucesso.
  • Esqueça os erros do passado e foque no futuro que deseja construir para você.
  • Aprenda a ter disciplina. Ela manterá seu foco no caminho para o sucesso. Lembre-se que quanto mais árduo e complexo seu caminho, maior suas realizações.

A relação entre a resiliência e os concurseiros

A resiliência é capaz de salvar relacionamentos, impulsionar carreiras e recuperar patrimônios. Só quem é resiliente consegue enfrentar adversidades e imprevistos com serenidade, visando encontrar a melhor forma de solucionar qualquer situação.

Saber encarar as diversas frustrações que se pode encontrar ao longo do caminho é primordial para o amadurecimento de qualquer pessoa. Agora, imagine como essa mesma experiência pode ser enriquecedora na vida de um candidato a concurso público.

A verdade é que os candidatos de concursos públicos são sempre postos à prova em situações cotidianas que afetam diretamente a rotina de estudos e preparação para o concurso.

É por isso que manter a determinação e o propósito é fundamental para que os concurseiros atinjam seus objetivos e se tornem bem-sucedidos, ou seja, a resiliência faz parte dos fatores que levam ao sucesso.

Do contrário, aqueles que não conseguem manter o foco em seu propósito final são assolados pela falta de confiança, preocupação, estresse e insegurança, ao primeiro sinal de problema que encontram pela frente.

Em contrapartida, um candidato resiliente consegue tolerar o sentimento de frustração, fúria e ressentimento. Os concurseiros que trouxeram e aprenderam a desenvolver a relisiência em suas vidas, conseguem atravessar quaisquer obstáculos encontrados com inteligência e eficiência.

A resiliência pode ser desenvolvida ao longo da vida, uma vez que, ela é essencial no processo de adaptação aos imprevistos do cotidiano. Ela é a responsável pela capacidade de se lidar com as adversidades, perdas inesperadas, estresse, ansiedade e pressões externas.

Exatamente tudo aquilo a que os concurseiros são expostos durante seu processo de preparação, não é mesmo?

E é por isso que insistimos que a resiliência é tão importante para conseguir a aprovação.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.