A persistência leva ao sucesso!

Tempo de leitura: 6 minutos

Poderia até ser considerada uma máxima: a persistência leva ao sucesso! Pois, é a verdade.

O sucesso está diretamente ligado ao afinco de cada um. Também na qualidade de quem não desiste nunca, não importando a dificuldade que tenha que enfrentar, ou seja, a perseverança.

E você tem vários exemplos por aí. Podem reparar, todas as pessoas de sucesso são persistentes, são tenazes. São completamente focadas e obstinadas pela vitória, pelo alcance do objetivo.

A perseverança depende da sua postura e atitude. Você se torna persistente quando insiste em algo, não se deixando desanimar por imposição ou obstáculos, mantendo firme o pensamento de atingir o objetivo, custando o que custar. Isso o fará alcançar o sucesso. E isso vale para qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional.

Com esse pensamento entranhado em você, passar em um concurso público fica mais fácil. É de suma importância não desanimar, tampouco desistir no meio do caminho.

Nem que você tenha que fazer um caminho mais longo e tortuoso, não se deixe levar pelo relaxamento ou pela instabilidade. Aceitar a derrota é para pessoas sem perspectivas e que concordam com o que a vida lhes oferece. Essa atitude nada tem a ver com o sucesso.

Sendo persistente você poderá galgar rumo aos degraus mais altos. A atitude positiva permite ir em busca de todos os sonhos, independente do tamanho. Sonhe alto, mas para realizá-lo é preciso ser persistente.

A persistência é a base para o sucesso, e uma qualidade que separa os fortes dos fracos, aqueles que almejam coisas maiores dos que aceitam o que lhe são dados.

Muita gente consegue as coisas pelo excesso de perseverança, e isso serve até para a vida pessoal, logo, no trabalho não poderia ser diferente. Persistir pode trazer recompensas, tangíveis e inimagináveis.

Você conseguir atingir o seu objetivo através da perseverança pode, inclusive, causar um impacto positivo em todos que convivem com você. Às vezes, torna-se até o exemplo da turma, e você passa a influenciá-los com suas atitudes.

Ainda tem muita gente que confunde teimosia com persistência. Embora os significados possam parecer semelhantes há diferenças consideráveis. A teimosia se caracteriza por insistir em algo sabendo que não é o caminho certo, ao contrário de persistir, que você busca seu objetivo, mas se tiver que reorganizar tudo para conseguir, o fará, sem hesitar.

Se fossemos simplificar, diríamos que para tudo na vida é necessário ter persistência e disciplina. Um exemplo muito simples, que acomete muita gente, é a perda de peso. Se você não insistir em hábitos saudáveis e práticas regulares de exercícios físicos, dificilmente alcançará o objetivo, ou seja, a persistência leva ao sucesso, independente de qual o objetivo.

Do mesmo modo, para conseguir ser aprovado em um concurso público, sem dedicação, afinco e persistência, você se torna só mais um tentando a sorte em meio a milhares.

Sem sacrifícios não há prêmio, simples assim. Seja perseverante e engajado com o propósito. Dessa forma você terá um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Um eventual deslize não deve tirar você do foco. Quando se sentir cansado ou frustrado, tenha sempre em mente os benefícios que você terá ao conseguir aquela vaga que sempre sonhou. Mantenha a fé em si mesmo e bola pra frente.

Não perca o controle da sua vida de jeito algum, reme contra a maré se for preciso, mas não desista nunca. Isso é ser perseverante. Sua recompensa chegará, pode apostar.

Quando se trata de concurso público, outro diferencial para atingir o sucesso, é o prazer com que se estuda. Para tudo na vida, o que você fizer sem vontade, provavelmente não será bem feito. Se ainda não perceber, atente-se para isso.

Como os estudos serão a prioridade depois que decidir tentar uma vaga em um cargo público, a dedicação aumentará. O que não se deve fazer é transformar o ato de estudar em um fardo. A persistência em uma coisa que não queira não adianta. O processo tem que ser prazeroso, senão, o tempo não está sendo aproveitado como poderia, isto é, você está perdendo tempo.

Como já dito anteriormente e até em outros artigos, é muito importante ter em mente o que aguarda você depois de conseguir a vaga. Ter ciência do que está desperdiçando ao fraquejar perante uma situação. Você colhe aquilo que planta. Essa frase vai acompanhar você por toda sua vida.

Itens importantes para alcançar o sucesso

  • Força de vontade

Se você é determinado no que deseja, já sai ganhando. É preciso demonstrar vontade e persistir para vencer. De nada adianta insistir se não tiver vontade.

Ponha vontade em tudo que for realizar, até as tarefas mais simples e corriqueiras. É um bom exercício.

  • Disciplina acima de tudo

Manter-se focado, concentrado e obedecer os preceitos, é persistir no sonho. A disciplina permite que as dificuldades sejam vencidas de modo mais eficaz. E isso não é de hoje. Como disse Ésquilo, dramaturgo da Grécia Antiga, “a disciplina é a mãe do êxito”.

  • Trace seu objetivo

O real objetivo que pretende alcançar deve estar bem definido, para com isso elaborar um bom planejamento de como chegar lá.

Uma boa técnica é dividir seu objetivo em pequenas metas, mais plausíveis e para períodos mais curtos. A sensação de alcançar, mesmo que seja uma pequena meta, o manterá mais motivado para continuar.

É bem legal também ir anotando seu progresso e crescimento. Caso verifique que se encontra em uma linha constante, sem oscilações para cima, reveja seu cronograma de pequenas metas. A estagnação é inimiga do sucesso.

  • Estude com prazer e não por obrigação

Estudar não pode ser torturante. Tem que ser prazeroso e até mesmo divertido. Adquirir conhecimento é fascinante, e é a única coisa que pode levar consigo a vida inteira, além das experiências vividas, claro.

Muitos acreditam que o método de premiação para cada etapa vencida melhora a metodologia de estudo, fazendo com que se aprenda mais rápido e eficientemente. Tente acostumar seu cérebro a isso.

  • Sempre procure aprender com a reprovação

Pode ser dolorido, mas esse sentimento de dor não pode persistir em uma eventual reprovação. Aprenda com seus erros para não cometê-los novamente.

O fracasso faz parte da vida dos vencedores. Se você caiu, levante. Persista, esse é o segredo do sucesso.

E tem mais, a reprovação não significa que você fracassou totalmente, só quer dizer que você não se empenhou mais do que seus concorrentes.

Então, tire algo de positivo disso, aproveite a experiência para ficar mais ligado e reforce o que está errado e onde não se saiu bem.

Resumindo, a persistência aliada ao prazer em estudar podem valer sua passagem para o sucesso.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.