A Importância da Resiliência para os Concurseiros

Tempo de leitura: 6 minutos

Resiliência, de acordo com o dicionário de língua portuguesa, é definida, no sentido figurado, como a habilidade de se adaptar com facilidade às intempéries, às alterações ou aos infortúnios. No sentido literal, como uma característica mecânica que define a resistência dos choques de materiais. Na física é uma particularidade apresentada por certos corpos, quando estes voltam à sua forma original, depois de terem sofrido deformação elástica. 

Para a psicologia, a Resiliência confere às pessoas a capacidade de encarar e lidar com os obstáculos que se apresentam, ao longo de suas jornadas, auxiliando-as em todo o processo necessário para não ceder à pressão e ultrapassar quaisquer dificuldades que as separam de seu objetivo final. 

Podemos dizer então que, a resiliência é capaz de impulsionar qualquer pessoa em direção ao seu objetivo, orientando, guiando, fortalecendo a fé e a esperança. 

Diante de tudo isso, entendemos a importância da resiliência para os concurseiros. Ela pode ser adquirida por qualquer um, através do cultivo de alguns hábitos que auxiliam os candidatos na elaboração de seus planos de estudo e na capacidade de lidar com suas emoções e impulsos.   

É muito comum que os candidatos se sintam pressionados a passar no concurso público, mesmo que ainda seja a primeira tentativa. Um candidato resiliente consegue, não só resistir à pressão de se desesperar diante de todo o elaborado processo que envolve estudar e se preparar para a prova de um concurso público, como também, consegue transformar cada obstáculo em uma alternativa para crescer como pessoa.  

Muitas vezes, os candidatos que se deparam com uma derrota e logo entram em desespero, têm uma considerável queda na autoestima, desencadeando assim, uma baixa no rendimento da aprendizagem, e consequentemente, nas provas futuras. Enquanto que, aqueles que encaram a derrota como uma oportunidade para avaliar os possíveis erros no processo de preparação, acabam se fortalecendo e aprendendo novas formas de driblar os imprevistos. 

A seguir, 15 dicas de como implementar a resiliência em sua vida: 

  1. O primeiro passo para se obter sucesso em qualquer campo da vida é acreditar no seu potencial para seguir rumo a realização dos seus sonhos.  
  1. Quando sentir que seu sonho foi interrompido, dê um tempo para si mesmo. Esse tempo é importante para ajudar a digerir as frustrações e renovar as forças para um recomeço repleto de pensamentos positivos. 
  1. É preciso ter em mente que o sucesso está ao alcance de todos aqueles que são resilientes.  
  1. É preciso saber se adaptar às novas circunstâncias apresentadas. Sejam elas, boas ou ruins. 
  1. Não tenha medo do que o futuro lhe reserva. Pois os resilientes, certamente encontrarão o sucesso à frente. 
  1. Quando perder uma batalha, recomponha-se, analise onde errou e recomece com mais garra. 
  1. Nunca deixe que os problemas cotidianos sejam maiores que sua vontade de vencer. 
  1. Tenha sempre uma estratégia traçada para atingir suas metas. 
  1. Faça dos momentos difíceis um modo de aprendizado. 
  1. Aprenda a ignorar tudo aquilo que não acrescenta a seu crescimento pessoal, a sua vida e o desenrolar de seus projetos. 
  1. Supere os obstáculos e as adversidades com serenidade. Quando os problemas não podem ser evitados, devemos recebê-los com tranquilidade e usar a inteligência para solucionar tudo da melhor forma possível. 
  1. Aprenda a se reinventar. 
  1. Aprenda a fazer suas próprias escolhas.   
  1. Esqueças as lamentações sobre os erros do passado. Foque no futuro que deseja construir para você. 
  1. Aprenda a ter disciplina. Ela manterá seu foco no caminho para o sucesso. Lembre-se que quanto mais árduo e complexo seu caminho, maior suas realizações. 

 

resiliência e os concurseiros 

 

resiliência é capaz de salvar relacionamentos, impulsionar carreiras e recuperar patrimônios. Só quem é resiliente consegue enfrentar adversidades e imprevistos com serenidade, visando encontrar a melhor forma de solucionar qualquer situação. 

 

Se saber encarar as diversas frustrações encontradas ao longo da nossa jornada  é primordial para o amadurecimento de qualquer pessoa, imagine como essa mesma experiência pode ser enriquecedora na vida de um candidato a concurso público.  

 

Os candidatos de concursos públicos são sempre postos à prova em situações cotidianas que afetam diretamente a rotina de estudos e preparação para o concurso. É por isso que manter a determinação e o propósito é fundamental para que os concurseiros atinjam seus objetivos e se tornem bem-sucedidos. Do contrário, aqueles que não conseguem manter o foco em seu propósito final são assolados pela falta de confiança, preocupação, estresse e insegurança, ao primeiro sinal de problema que encontram pela frente. 

 

Logo, um candidato resiliente consegue tolerar o sentimento de frustração, fúria e ressentimento. Os concurseiros que trouxeram e aprenderam a desenvolver a relisiência em suas vidas, conseguem atravessar quaisquer obstáculos encontrados com inteligência e eficiência.     

 

Sim. A resiliência precisa ser desenvolvida ao longo da vida de todas as pessoas, uma vez que, ela é essencial no processo de adaptação aos imprevistos do cotidiano. Ela é responsável pela capacidade de se lidar com as adversidades, perdas inesperadas, estresse, ansiedade e pressões externas.  

Tudo aquilo a que os concurseiros são expostos durante seu processo de preparação, não é mesmo? 

Sim, é. E é por isso que insistimos que a resiliência é tão importante para a vida do concurseiro como sua rotina de estudos. 

Algumas características de concurseiros que aplicam a resiliência: 

  • Aprendem a controlar melhor suas emoções 
  • São mais positivos 
  • Tornam-se mais resistentes  
  • Assumem o controle sobre a sua própria vida 
  • Adquirem visão ampla e otimista diante de qualquer situação.   

Ao contrário do que se pensa, os resilientes não anulam as emoções negativas, eles apenas sabem como lidar com elas e tiram sempre algum tipo de aprendizado delas. Pois numa situação adversa é possível desbravar caminhos que levam a um ganho muito maior do que o previsto. 

Quem nunca ouviu falar de um empresário bem-sucedido que teve que passar por inúmeras dificuldades antes de atingir o sucesso? 

Trata-se apenas de resiliência – esse impulso que capacita as pessoas a enxergar além das circunstâncias que se apresentam, tornando-as capazes de encontrar soluções ou oportunidades onde os outros veem apenas problemas e obstáculos. 

Portanto concurseiro, aprenda a ser resiliente e logo alcançará seu objetivo final! 

A Importância da Resiliência para os Concurseiros
5 (100%) 3 votes

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *