9 livros que vão te ajudar a passar nos concursos para médicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos muitos sonhos que a cada dia faz com que milhares de pessoas acordem cedo e estudem o máximo que puderem, é o sonho de passar no concurso público e conseguir a estabilidade financeira. A estabilidade e os benefícios são alguns dos motivos que fazem a aprovação ser algo tão desejado.

Obviamente, não é algo fácil, além do concurso em si já ser concorrido, os da área de medicina costumam ser ainda mais disputados.

Se você está começando a estudar para algum concurso, ou se já prestou outras provas, então entende um pouco da dificuldade que é, desde a inscrição até a realização da prova. É uma verdadeira maratona.

Mas não perca a calma, existe uma grande quantidade de livros para concursos de médicos que vão ajudar seus estudos e facilitar sua aprovação. Nesse post, preparamos uma lista com 9 livros que vão e ajudar a passar nos concursos para médicos.

1. A obra de Lia Salgado

Lia Salgado conseguiu ser aprovada em um concurso público, no ano de 2003, depois de 3 anos de estudo. Na época, a autora estava desempregada e cuidada dos 4 filhos. Em sua série de livros, a autora conta um pouco de sua experiência, e como fez para vencer a maratona pessoal e conseguir a aprovação.

Hoje em dia ela atua como fiscal de rendas do Rio de Janeiro, além de ser consultora em concursos públicos. Independente da área, o livro Como vencer a maratona dos concursos públicos é uma boa pedida para quem quer busca a aprovação em um concurso.

2. Guia de raciocínio lógico quantitativo de Bejamin Cesar

As questões de raciocínio lógico em concursos públicos são uma parte importante da prova. Alguns concursos demandam, na parte das matérias exatas, o domínio de habilidades como Trigonometria, Geometria e etc.

A obra “Raciocínio lógico quantitativo” traz preciosas dicas para quem procura entender como resolver esses problemas, ele mostra o embasamento teórico por traz das perguntas.

3. Josimar Padilha e sua obra sobre raciocínio lógico-matemático

Outra opção para estudar a parte de raciocínio lógico em concursos é a obra Raciocínio lógico-matemático: Teoria e aplicação. São mais de 900 exercícios para se estudar bastante.

Dentre eles, questões comentadas, exercícios de fixação, questões que caíram em concursos anteriores, exercícios propostos pelos autores, além de um simulado.

O autor buscou utilizar uma linguagem de fácil compreensão, além de conter a visão do escritor sobre os métodos utilizados por algumas das principais bancas examinadoras.

4. Waldimir Coelho e Tiago Ferreira – Manual para concurso de Enfermagem

Esse livro compõe uma série de manuais para concursos mais voltados para a área de enfermagem. Considerado um dos melhores livros voltados para a aprovação em concursos de enfermagem por ser bem completo, deve ser considerado leitura obrigatória para concursos.

Os autores buscaram desenvolver uma metodologia de estudos direcionados a prova de enfermagem, sendo assim, se você busca um concurso especificamente nessa área, essa obra é uma excelente opção.

5. O segredo dos aprovados do autor Elyesley Silva do Nascimento

O autor da obra “Os sete hábitos dos concurseiros” conseguiu ser aprovado em um concurso público pela primeira vez aos 18 anos. Na obra ele se propõe a responder alguns questionamentos que costumam preocupar os concurseiros.

Perguntas simples como “Quanto tempo vai demorar até ser aprovado?” ou até mesmo “Quantas horas se deve estudar por dia?” São perguntas que podem afligir até os mais preparados dos candidatos. A leitura desse livro é muito recomendada para acalmar os nervos.

6. O Livro De Concursos Médicos –  William James Xenon

Esse livro é voltado para quem busca a aprovação em um concurso médico. O autor organiza as descrições de sete candidatos que foram aprovados em algumas das principais instituições de ensino do Brasil.

Dessa forma, a obra é quase que uma obrigação para quem busca livros para concursos médicos.

Essa edição faz parte de uma série de publicações reconhecida como uma das melhores nesse sentido.

7.  Sic Questões Comentadas Provas/concursos Médicos/residentes 

Esse livro contém mais de 200 questões comentadas por especialistas, sendo 1000 questões de 2015 e mais de 1000 de anos anteriores.

Ele é dividido em temas e especialidades da área médica, baseada em estudos estatísticos do que caiu nos anos analisados, buscando contemplar o conteúdo mais relevante possível.

Os comentários das questões são escritos por mestres, doutores e pós-doutores de alguns dos principais centros médicos do Brasil. Esse formato permite ao candidato esmiuçar cada questão e se preparar de forma eficiente.

8. Para provas de medicina – Fauci, Anthony S. / Kasper, Dennis L. / Hauser, Stephen L. / Longo, Dan L. / Jameson, J. Larry

O livro “medicina interna de Harrison – Preparação para provas e concurso” vem com mais de 1100 perguntas e resposta, a base para a elaboração desse livro é a a obra sobre medicina Interna de Harrison, atualmente em sua décima oitava edição. Todas as perguntas vêm acompanhadas da resposta e de um comentário. 

Ele traz simulações de casos clínicos com imagens radiológicas e patológicas, o que proporciona um aumento no aprendizado do estudante. Além disso, as respostas possuem referências ao Harrison, sendo ótimo para redirecionar o leitor a obras mais específicas.

9. Língua Portuguesa e Sistema Único de Saúde de Mrad, Ana Carolina – Costa, Ismael

O diferencial do livro “Quimo – Língua Portuguesa Sistema Único de Saúde” são as questões que já caíram em concursos e provas junto com a identificação da instituição ou do concurso. Facilitando um estudo direcionado para o objetivo próprio de cada concurseiro.

Ele contém, além das questões, teorias e dicas de diversas instituições médicas, espalhadas por todo o país. Esse formato permite ao candidato um estudo específico para a instituição que o candidato deseja.

Agora que você uma lista com os principais livros para concursos de médicos, algumas dicas que valem sempre serem dadas aos concurseiros.

Seja organizado e dedicado, estude o tempo que você puder, sem se sacrificar além da conta. Tenha em mente que sua vida não depende dessa prova, sempre haverá novas oportunidades de concursos públicos.

Arregace as mangas e vá aos estudos, dê o seu melhor e busque a aprovação.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.