9 dicas para relaxar antes das provas de concurso

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo concurseiro sabe que a rotina de estudos é árdua e, na maioria das vezes, cansativa. Mas é extremamente importante que esse ritmo diminua um pouco antes das provas de concurso. Afinal, relaxar é tão importante quanto se dedicar aos estudos, acredite!

O problema é que, com a ansiedade e a pressão de garantir a tão sonhada vaga, muitas pessoas deixam de cuidar do seu bem-estar e de relaxar um pouco. Essa pequena falha na rotina pode parecer até besteira, mas você não faz ideia do quanto isso pode te prejudicar durante a prova.

Então, para que isso não aconteça, veja as 9 dicas que selecionamos para você relaxar como merece e ser aprovado com sucesso! Vamos lá?

1. Cuide bem das suas noites de sono

A primeira dica é dormir bem, fácil e simples assim. Além disso, saber controlar os horários de dormir é essencial para que você não tenha dificuldade de acordar cedo no dia seguinte para iniciar novamente sua rotina de estudos.

A insônia é uma das grandes inimigas dos concurseiros e, por isso, existem tantas pessoas que preferem estudar de madrugada. Mas o importante é saber que a fixação da memória acontece durante o nosso sono. Por este motivo é tão fundamental dormir bem, de preferência de seis a oito horas por dia.

2. Divirta-se com moderação antes da prova

Uma ótima sugestão para relaxar antes das provas de concurso é realizar algum passeio ou atividade diferente para aliviar o estresse. Mas divirta-se com moderação! Tome cuidado com atividades muito perigosas, como andar de bicicleta ou coisas do tipo, pois tudo o que você menos precisa é de se machucar antes do concurso, certo?

Escolha também uma boa companhia ou vá sozinho, para evitar comentários desagradáveis que possam te desanimar. Prefira lugares arborizados, calmos ou que você já esteja habituado a frequentar. Descanse a mente e respire um ar puro para acalmar os ânimos!

3. Alimente-se de forma leve e saudável

Outra questão que conta muito, mas que quase ninguém leva a sério é a alimentação. Evite ao máximo alimentos gordurosos, muito pesados ou que você não está acostumado a comer. Não está habituado a pedir comida japonesa? Então, não peça! O mesmo vale para outros pratos diferentes, picantes ou aquele hambúrguer gigante.

Em vez disso, prefira alimentos leves, saudáveis, com bons nutrientes e que promovam uma digestão fácil. Isso o ajudará a ter uma boa disposição no dia da prova, tanto física quanto mental.

4. Estimule o pensamento positivo

Por falar em comentários desagradáveis de terceiros, descarte do seu próprio pensamento ideias pessimistas e negativas. Leve em consideração que você vai atrair tudo o que está pensando, sendo coisas boas ou não. Pois então, que sejam só ideias positivas, não é mesmo?

Acredite no seu potencial, no seu esforço e preparação e não sofra por antecipação. Afaste de você também pessoas que te desanimam e te deixam pra baixo, dizendo que concursos são difíceis ou impossíveis de passar. Elas só são um obstáculo a mais para você conquistar seu objetivo!

5. Evite boatos sobre as provas de concurso

Mais uma vez falando de terceiros, esteja blindado contra os terrorismos psicológicos que outros candidatos fazem em grupos nas redes sociais, principalmente. Alguns boatos e teorias sem embasamento podem amedrontar concurseiros e gerar certa insegurança. E esse é justamente o objetivo deles.

Procure sempre orientação de profissionais especializados em concursos e não caia na conversa de quem só quer desestabilizar e eliminar os concorrentes das vagas. Fique esperto quanto a isso! Não deixe nada bloquear sua preparação para uma boa prova.

6. Controle sua ansiedade

Uma das coisas que mais podem atrapalhar o concurseiro é a ansiedade. Muita gente apela para remédios, tranquilizantes naturais, mas o ideal é trabalhar o pensamento todos os dias.

Normalmente, a ansiedade está bastante ligada às expectativas da pessoa, e ela acaba vivendo somente no e para o futuro. Não se desapegue totalmente dos seus objetivos, mas também abandone um pouco essa necessidade de controle do que está por vir. Isso atrapalha bastante os estudos e pode fazer um grande mal não só à sua saúde mental como também física!

7. Respire fundo!

Uma dica legal para relaxar e eliminar aquele nível de ansiedade é trabalhar a respiração. Essa forma de se acalmar é recomendada para o dia de prova, mas o conselho completo é fazer o procedimento diariamente, antes, durante e depois de estudar.

Apenas feche os olhos por alguns minutos, relaxe o corpo, respire lenta e profundamente pelo nariz e expire o ar pela boca. Fazendo esse exercício respiratório algumas vezes, você consegue controlar o fluxo de oxigênio no cérebro, e também relaxa o pensamento e os músculos do corpo.

8. Não estude coisas novas faltando poucos dias

Organize um plano de estudos dentro do cronograma do edital, mas quando estiver faltando poucos dias para a prova, pare de estudar! Isso mesmo, diminua o ritmo e apenas revise as coisas que você já aprendeu.

Lembre-se de que o que você tinha para aprender, você já absorveu. Agora não adianta mais estudar coisas novas. Tente não agregar mais conteúdos ao que você já estudou e comece apenas um processo de revisão. Uma forma interessante de fazer isso é realizando exercícios ou simulados com provas anteriores.

9. Pratique atividades físicas

Corpo são, mente sã. Já escutou isso em algum momento? Pois saiba que é uma grande verdade! Apesar da rotina de estudos ser puxada, reserve um tempo do seu dia ou da sua semana para fazer atividades físicas.

Largue um pouco os livros e o computador e vá fazer uma caminhada, correr, malhar ou até mesmo praticar algum esporte que você gosta. O exercício físico ajuda na concentração, estimula a memória e o raciocínio lógico e eleva a autoestima. Tudo o que você precisa para ser aprovado com sucesso.

Tudo na vida requer certo equilíbrio, e não é diferente com os estudos para provas de concurso. Você deve se dedicar ao máximo, mas também precisa cuidar do seu corpo e da sua mente, relaxando antes da prova como foi ensinado nas dicas acima. Você tem mais alguma dica de como fazer isso? Então deixe um comentário aqui e conte para a gente!

 
9 dicas para relaxar antes das provas de concurso
4 (80%) 1 vote

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.