8 maneiras de controlar a ansiedade para saber o resultado do concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Depois de passar meses estudando e realizar aquela prova extensa e estressante, um turbilhão de pensamentos não deixa você dormir, pois a vontade que vem é de saber de uma vez por todas se passou ou não. Encontrar maneiras de controlar a ansiedade para saber o resultado do concurso público seria perfeito nesse momento.

Sabemos que a ansiedade é produzida por uma sensação ou por um sentimento por excesso de excitação do Sistema Nervoso Central que não consegue ser controlada facilmente. Toda essa condição é uma consequência da interpretação do cérebro de uma situação de perigo ou medo.

No caso, o perigo ronda em volta da resposta negativa. O medo de que não aconteça o tão esperado resultado positivo, faz com que o fator de que algo muito ruim pode acontecer se torne real e palpável. Aí entra a ansiedade, mesmo que o estímulo venha de fatores subjetivos.

O problema é que a ansiedade tem fundo psicológico, mas é o meio termo entre o físico e psíquico, e faz com que a pessoa tenha sintomas físicos claros que podem culminar numa Síndrome do Pânico, que se trata de uma crise ansiosa aguda.

Maneiras de controlar a ansiedade para saber o resultado do concurso público

É bom encontrar maneiras de controlar a ansiedade para saber o resultado do concurso público, principalmente se você já realizou alguma prova e sentiu taquicardia, tremores e tensão muscular, suores e aumento das secreções, dor de cabeça e até se as vezes que foi ao banheiro aumentaram ao esperar para saber se você foi aprovado.

Pesando nisso, enumeramos dez formas de você evitar sofrer os efeitos nocivos do estresse por ficar preocupado com o resultado do concurso público. Vamos a elas:

1. Reconhecer a ansiedade

É preciso reconhecer que a ansiedade é um fato normal quando não é exagerada e o primeiro passo para vencê-la é identificá-la. A tensão vem e o corpo responde. Você não consegue ficar parado e a sensação de inquietação física é perceptível (mexer pés ou mãos).

Respirar como se estivesse acabado de correr e ficar com o pensamento agitado também são sintomas. Muitas vezes as pessoas negam que estão ansiosas e isso pode ser determinante para vencê-la.

2. Respirar

Agora que você sabe que está ansioso por conta da prova que realizou, deve focar na respiração. Parece bobagem, mas diminuir a frequência respiratória tem a capacidade de controlar a mente, consequentemente o corpo.

Como nos exercícios de yoga, respirar devagar e encher os pulmões ao máximo, em seguida expirar (usando o diafragma e não o abdome) e se livrar lentamente de todo o ar, por no mínimo 10 minutos.

3. Não pensar

Tentar esvaziar a mente de tudo. Principalmente durante o exercício da respiração, tentar tirar toda a preocupação e desacelerar o pensamento o máximo possível. Focar a mente em assuntos amenos até conseguir não pensar.

Focar na própria inspiração e na expiração é uma maneira de desviar os pensamentos agitados e afastar a ansiedade.

4. Procurar outra atividade

Uma das ótimas maneiras de controlar a ansiedade para saber o resultado do concurso público que você acabou de participar é nada mais nada menos que desviar o foco. Isso mesmo. Ler um livro, começar ou se dedicar a um hobby, principalmente.

Quando mais a atividade for palpável e com um objetivo fácil de concluir, melhor. A ansiedade é liberada por preocupações e essas elas surgem quando os objetivos não são atingidos.

5. Se alimentar bem

Se fôssemos um computador, investir em nosso hardware ajuda o software a funcionar da maneira mais perfeita possível. E qual uma das melhores maneiras de cuidar bem de nosso corpo? Com uma alimentação regulada.

Comer de três em três horas e preencher o cardápio com frutas principalmente que tenham muita concentração da vitamina C e A, leite, ovos e derivados, carboidratos provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, carnes e peixe e proteínas.

A banana e o chocolate são ótimos no combate não só da ansiedade quanto da depressão. Mas, no caso do chocolate, é importante não exagerar no consumo.

6. Exercícios físicos

Continuando na sessão “cuidar do corpo”, a prática de exercícios é ainda uma ótima pedida para evitar a ansiedade. Quaisquer atividades físicas elevam a produção de serotonina, uma substância que aumenta a sensação de prazer.

Realizar uma caminhada todos os dias, por pelo menos uma hora, é um santo remédio para evitar que a ansiedade pelo resultado do concurso não tome sua mente e seu corpo.

Durante a caminhada, é possível praticar tanto a respiração, quanto o esvaziamento da mente. Afinal de contas, ao andar todos nós costumamos pensar muito, controlar os pensamentos durante a caminhada é uma forma de eliminar a ansiedade.

7. Dormir bem

Evitar ao máximo as atitudes que deixam você mais agitado momentos antes de descansar é imprescindível. Lógico que a vida é uma caixinha de surpresas e nem tudo depende única e exclusivamente de nós para que funcione.

É certo que não somos videntes, e, às vezes, acontecem coisas pouco antes do de dormir que nos desgastam e nos trazem preocupação, mas tudo o que depender de nós mesmos deve ser feito.

Conversas sérias devem ser evitadas, pois elas com certeza te levarão às dúvidas e incertezas e trarão a ansiedade pelo resultado tão esperado sobre a prova realizada no concurso.

8. Estar com quem ama

Das melhores maneiras de controlar a ansiedade para saber o resultado do concurso público (até quando é complicado lidar com os pensamentos e a tensão) é procurar estar com pessoas que você ama, conversar, se divertir e compartilhar.

Estar ao lado de quem é querido (amigos e família) e que tenha afinidade faz toda diferença, não apenas ao ficar preocupado com o resultado de uma prova, mas para a qualidade de vida como um todo. As pessoas que amamos ao nosso lado fazem muito bem para nosso estado emocional, permitindo que estejamos mais relaxados e, consequentemente, menos ansiosos.

Com certeza, seguindo essas dicas, você ficará muito mais tranquilo até receber o resultado do concurso público que participou e melhorará a qualidade de vida se quiser tornar essa situação excepcional em uma prática cotidiana.

8 maneiras de controlar a ansiedade para saber o resultado do concurso público
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.