8 lugares que são perfeitos para estudar

Tempo de leitura: 5 minutos

Seja em época de provas escolares, vestibulares e até concursos públicos, encontrar um local para se concentrar e focar nos estudos pode ser uma tarefa prazerosa, ainda mais quando existem tantos lugares que são perfeitos para estudar na cidade de São Paulo.

Para aqueles que procuram lugares para estudar e para fugir um pouco da loucura da grande cidade, São Paulo apresenta diversos locais e diferentes pontos em toda a cidade.

Desde bibliotecas até parques, a cidade oferece diversos lugares que são perfeitos para estudar para todos os gostos. Basta escolher o seu preferido, e fugir para um lugar calmo e sereno para se concentrar nos estudos e se acalmar para o grande dia.

Lugares que são perfeitos para estudar

Existem milhares de formas de estudar: sozinho, em grupo, com a ajuda dos professores ou de colegas e entre outras formas.

Mas, não há dúvida que os lugares que são perfeitos para estudar são os locais que apresentam mais calmaria e silencio que, além de ajudar na concentração, é uma forma de fugir um pouco do barulho e do caos que se encontram fora desses lugares. Entre os lugares que são perfeitos para estudar na cidade de São Paulo, temos:

Biblioteca Mário de Andrade

Entre um dos lugares que são perfeitos para estudar está a principal biblioteca pública de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade.

Localizada na Rua da Consolação, próximo à estação Consolação do metrô, a Biblioteca Mário de Andrade foi fundada em 1925 e é considerada como uma das maiores instituições culturais do Brasil. Nela, são encontrados todos os registros da história de São Paulo, além disso é o segundo maior lugar que abriga o acervo bibliográfico e documental do Brasil.

Centro Cultural São Paulo

Idealizado na década de 1970 e inaugurado no dia 13 de maio de 1982, o Centro Cultural São Paulo foi criado como uma forma de extensão da Biblioteca Mário de Andrade e se tornou um dos primeiros espaços culturais do Brasil.

E é um ponto de referência para milhares de estudantes naqueles momentos de ansiedade que antecedem as provas, se tornando um dos lugares que são perfeitos para estudar.

Localizado entre a Rua Vergueiro e a 23 de maio, próximo as estações Vergueiro e Paraíso, o Centro Cultural São Paulo possui quatro pavimentos, entre eles há um conjunto de bibliotecas com diversos materiais oferecidos aos seus visitantes.

Entre as bibliotecas está a Sérgio Milliet, considerada a segunda maior biblioteca e única que permanece aberta durante o domingo e feriado.

Biblioteca de São Paulo

Um dos outros lugares que são perfeitos para estudar, comparado com as antigas bibliotecas, pode ser considerado o caçula.

Inaugurado no dia 8 de janeiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo está localizada no Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo, próximo à estação Santana do metrô. Nela, são encontrados cerca de 30 mil itens em uma área de 4.257m².

Biblioteca Latino-Americana

Localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, próxima à estação Barra Funda, a Biblioteca Latino-Americana é um dos lugares que são perfeitos para estudar.

Hoje, a Biblioteca Latino-Americana abriga um acervo com cerca de 40.000 volumes de materiais bibliográficos, destacando as áreas de ciências sociais, cultura popular, história, arte e literatura.

Na Biblioteca também são encontrados acervos de vídeo, com cerca de 2.313 títulos de VHS e 1540 de DVDs. Já na área de audiovisual, são encontrados 389 discos de vinil, 2.516 fitas cassetes e 445 CDs.

Além disso, a Biblioteca é um local aberto para realizar consultas públicas, com internet disponível gratuitamente aos seus visitantes, e abriga vários tipos de eventos ligados a literatura, como, por exemplo, saraus, lançamentos de livros, e até exposições e debates.

Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Inaugurada em dezembro de 1979, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima é um dos lugares que são perfeitos para estudar.

Localizado na Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima conta com aproximadamente 31 volumes abrigados e seu acervo. A Biblioteca funciona de segunda a quinta das 10h às 19h (apenas na quarta fica aberta até às 20h), de sexta-feira ela se encontra fechada, e abre novamente no sábado (9h às 16h) e domingo (10h às 14h).

Jardim Botânico de São Paulo

Se engana que pensa que apenas as bibliotecas são considerados os lugares que são perfeitos para estudar, os parques também podem ser uma opção para aqueles que gostam de manter contato com a natureza.

O Jardim Botânico é um desses lugares que são perfeitos para estudar quando se trata da natureza. O Jardim surgiu em 1928 e está localizado na Avenida Miguel Estéfano, Parque do Estado.

Com uma área de 360.000 m², o Jardim abriga mais de 380 espécies de diferentes tipos de árvores e animais como, por exemplo, tucanos-de-bico-verde. O Jardim é definitivamente um dos lugares que são perfeitos para estudar e respirar um ar puro, diferente do ar das ruas da cidade.

Parque Trianon

Localizado em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, o Parque Trianon pode ser considerado um dos lugares que são perfeitos para estudar.

Inaugurado em 3 de abril de 1892, o Parque Trianon possui uma área de 48.6 mil m² e foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon e pelo arquiteto e urbanista Barry Parker.

O Parque Trianon é um ótimo contraste, afinal se encontra próximo a estação Trianon do metrô, na inquieta Avenida Paulista.

Museu do Ipiranga

Localizado na Avenida Nazaré, no Ipiranga, o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como apenas Museu do Ipiranga, é um dos lugares que são perfeitos para estudar.

Inaugurado no dia 7 de setembro de 1895, o Museu é o mais antigo de São Paulo e um dos mais visitados da cidade, o Museu do Ipiranga apresenta cerca de 362.000 m², e sua sede é um conjunto arquitetônico conhecido como Parque da Independência.

Esses são alguns dos lugares que são perfeitos para estudar e, principalmente para fugir um pouco da loucura do cotidiano que a cidade apresenta durante as semanas. Lugares calmos e tranquilos, esses os locais mais conhecidos na cidade e que são perfeitos para se concentrar nos estudos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.