8 dicas para você ir bem na prova de inglês do concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Confira 8 dicas para você ir bem na prova de inglês em concursos públicos.

Cada vez mais estão sendo inclusos a matéria inglês em concursos públicos. Para muitos candidatos há uma grande dificuldade a prova de inglês, já que a matéria é pouco inclusa na hora de estudar para o concurso. Mas não precisa de preocupações, separamos X dicas para que você consiga ir bem na prova de inglês e tire de letra a matéria, confira!

A importância do Edital

O nível do inglês cobrado varia muito de cargos pretendidos e também de órgão estatal que você se candidatou. Dessa forma, é importante que você leia atentamente o edital e veja os principais pontos que serão cobrados de inglês.

É bem comum que seja cobrado a parte gramatical e por isso, para ir bem na prova de inglês fortaleça sua base forte em inglês, para que também te auxilie na leitura e na interpretação de texto, inclusive, para o que está sendo perguntado na questão.

Leitura

Uma das dicas para ir bem na prova de inglês é ler bastante a língua estrangeira. Dificilmente as instituições fazem provas orais, as avaliações cobram mais da leitura dos seus candidatos. E por isso, você deve se focar na leitura para a sua preparação.

Dessa forma, crie o hábito de ler textos em inglês, que podem ser feitos tanto por livros estrangeiros, como sites que estejam na língua inglesa.

É interessante que você busque por artigos e textos que tenham relação com o cargo que você pretende prestar, já que dessa forma, você irá criar um hábito com frases, vocabulário e interpretação de texto e que te ajudarão muito na hora de fazer a prova.

Dependendo do cargo que você irá prestar, podem cobrar termos técnicos. Se atente a esses termos para aprendê-los e não ter dificuldades quando te forem cobrados.

Músicas em inglês

As músicas nos auxiliam bastante na hora de aprender o inglês e, consequentemente, que você ir bem na prova de inglês. Você pode ouvir para se acostumar com as construções das frases, como também acompanhar as letras, para aos poucos entender o que a letra está querendo dizer.

Explore os sites que mostram simultaneamente a letra original e a tradução, para que enquanto você acompanha a letra, você consiga entender o significado das palavras.

Você também poderá tentar cantar sem ler a letra, para que você consiga pronunciar as palavras e criar o hábito com as palavras. E o melhor desse método é que você consegue treinar o seu inglês, se divertindo ouvindo uma música que você adora.

Assista a filmes em inglês

Os filmes também são uma forma de aprender e ir bem na prova de inglês e ser o seu lazer ao mesmo tempo. Ou se preferir também tem os seriados e séries, que são um pouco menores.

Comece com o som original acompanhando com as legendas. Assim que estiver familiarizada com a história e saber o que acontece e as falas, tente assistir sem as legendas. Para que você consiga prestar atenção na pronuncia e no vocabulário que é usado.

Se estiver tendo muita dificuldade, tente programas que tenham o vocabulário mais tranquilo e seja bem mais simples, como desenhos animados e filmes de animações. Assim, você conseguirá acompanhar mais as falas e entender o vocabulário.

Gramática

Nas provas estrangeiras a gramática é um dos pontos mais exigidos. Apesar da gramática ser bem complexa e existir muito conteúdo a ser estudado, é muito importante que você estude todo dia um pouco.

E com isso, você saberá usar as palavras e expressões da forma correta, garantindo que você não caia em pegadinhas na prova e ir bem na prova de inglês, além de ficar cada vez mais fluente na língua.

Gírias e Expressões

Outra dica interessante para você ir bem na prova de inglês é estudar as gírias e expressões idiomáticas, já que essa é uma das grandes dificuldades para quem não tem total domínio da língua. Muitas frases se traduzidas ao pé da letra dão outro significado do que realmente são usadas as expressões idiomáticas.

Como essa é uma das dificuldades das pessoas, podem existir muitas pegadinhas na prova e você precisa estar preparado. Por isso, é muito importante que você se atente a isso para não ser pego desprevenido.

Falsos cognatos

Tome cuidado com os falsos cognatos na hora de ir bem na prova de inglês. Os falsos cognatos são palavras de duas línguas que possuem sua grafia parecidas, mas tem significados totalmente diferentes.

Para que você não caia nessa pegadinha, e que é um dos maiores erros que ocorrem em avaliações, sempre que for ler o texto, analise as alternativas e analise se o significado que você pensou faz sentido ao tema do texto, se não fizer é um falso cognato!

Fique atento também as palavras que podem mudar o total sentido do texto. Por isso, leia, releia e se você ainda estiver dúvidas, deixe essa questão para fazer depois.

Mantenha a calma

Quando estiver fazendo a prova, tente manter a calma, isso fará uma grande diferença na hora da prova. Faça a prova com calma, sem pressa e confie na preparação que você teve para a execução da prova.

Não veja o inglês como um obstáculo, mesmo que não tenha tanto tempo para se preparar, já que dessa forma, você pode ficar ainda mais ansioso, muitas vezes sem necessidade.

Controlar o nervosismo pode ser o ponto que te fará ir melhor, conseguir ler e entender melhor as questões.

Invista na preparação para ir bem na prova de inglês

O foco das provas de inglês costuma ser bem específicas, normalmente envolvendo bastante leitura e interpretação de texto, mas ser aquele inglês que estamos acostumados e temos mais contato no dia-a-dia.

Por isso, com esses truques mais simples você conseguirá ir bem na matéria, mesmo não tendo tanto domínio sobre a língua estrangeira. Mas garantindo as pontuações em inglês te colocará você a frente de muitos concorrentes, invista nessas dicas para ir bem na prova de inglês e garanta uma boa colocação!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.