8 dicas para qualquer advogado ser aprovado em concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Ser advogado definitivamente não é a profissão mais fácil do mundo. Primeiro, porque é necessário um grande esforço para conseguir passar no vestibular e entrar na faculdade. Depois, é primordial que seja feita uma leitura constante de diversos livros para conseguir boas notas no curso e aprender a profissão da melhor forma possível.

Logo após, chega a hora tão temida: prestar a prova da OAB. Depois de tanto sacrifício, nada como conseguir um bom emprego para poder recompensar o esforço feito. Deste modo, pensando em estabilidade, há o desejo do advogado ser aprovado em concurso público.

Passar em concurso público costuma ser o sonho de diversos advogados, que muitas vezes já entram na faculdade com essa vontade em mente e objetivando conseguir um ótimo cargo. Muitos almejam tornarem-se promotores, juízes, defensores públicos, técnicos jurídicos, e ainda demais funções relacionadas à essa cobiçada área.

Como fazer o advogado ser aprovado em concurso público?

Por mais que seja algo que possa ser almejado durante anos, passar em um concurso público também não é muito fácil, é preciso muita dedicação, foco, e prestar atenção em algumas dicas certeiras e assertivas que com toda clareza farão o advogado ser aprovado em concurso público. Até porque, além das vagas serem extremamente concorridas, as provas também estão mais difíceis.

Deste modo, separe o papel e a caneta para conferir as 8 melhores dicas voltadas para que o advogado possa realizar o seu sonho de ser um servidor público:

  1. Não espere o edital ser liberado – Se você realmente já está com o intuito de prestar um concurso público, é necessário começar a preparação rapidamente, porque esperar o edital sair será um tempo que você perderá de estudo.

Deste modo, para o advogado ser aprovado em concurso público, é muito essencial começar antes mesmo do edital ser liberado. Isso pode ser feito da seguinte forma: identificando as disciplinas que já caíram em provas anteriores, e assim começar o estudo por elas. Quando o edital for disponibilizado, você já terá uma boa base de estudos;

  1. Organize um cronograma de estudos – Para não se perder em meio a diversos conteúdos, é muito importante organizar um cronograma de longo prazo logo de início, especificando o que estudar e qual tempo deve ser desprendido para cada matéria.

Além disso, para o advogado ser aprovado em concurso público, é importante já começar com as matérias difíceis, para assim, conseguir saná-las mais rapidamente. Vale lembrar que é importante deixar pelo menos um dia para espairecer e conseguir descansar a mente para absorver mais conteúdo na outra semana;

  1. Motive-se todos os dias – Para conseguir manter o pesado cronograma de estudos fazendo o advogado ser aprovado em concurso público, é muito importante que seja feito todo um trabalho psicológico de motivação. Isso porque, o cansaço pode fazer com que surjam alguns pensamentos desanimados no candidato, porém, é importante que ele saiba fugir disso.

Uma forma muito boa para se sentir mais confiante, é lembrando todos os dias onde você quer chegar e para que o estudo é tão importante. Faça planos, mentalize como será a sua vida depois que conseguir passar na prova, lembre dos benefícios que você poderá ter.

Além disso, também faça esse exercício mental quando alguém resolver desprender palavras duras para você dizendo sobre as dificuldades que você pode ter. Assim, não dê ouvidos para as pessoas pessimistas;

  1. Crie uma rotina diária de estudos – Com o cronograma em mãos, e assim sabendo já o que deve estudar, organize uma rotina diária focada nos estudos. Programe qual horário você deve acordar, o que fazer primeiro, as refeições e qual será o momento de parar diariamente.

Além disso, tente inserir pequenas pausas de estudo, nem que sejam de 15 minutos para levantar e tomar um café. Dessa forma, com o cérebro tendo minutinhos de descanso, ele voltará a funcionar com força total e assim, ficará mais fácil do advogado ser aprovado em concurso público;

  1. Tenha um bom material especializado – É importante adquirir materiais que sejam focados em concurso público jurídico. Dessa forma, ele abordará as leis do modo específico que os concursos costumam fazer, facilitando para o advogado ser aprovado em concurso público.

Sendo assim, pesquise apostilas de qualidade, há muitas opções disponíveis na internet.

Além disso, procure vídeoaulas explicando os tópicos que irão cair. Assim será mais fácil de memorizar e terá as melhores explicações;

  1. Faça anotações e resumos – Diversas pesquisas apontam que quando você faz anotações e resumos à mão, ao invés de ser por meio do computador, o cérebro guarda melhor as informações e entende de modo mais facilitado. Sendo assim, para o advogado ser aprovado em concurso público, é importante anotar tudo o que lê, principalmente em tópicos para compreender melhor ainda o conteúdo. Uma dica é usar canetas coloridas para diferenciar os assuntos;

  1. Resolva exercícios de fixação – Quando pesquisar as apostilas, já aproveite e busque exercícios de fixação. Há várias opções on-line com o intuito do advogado ser aprovado em concurso público, que irão fazer com que seja mais fácil de gravar o conteúdo na cabeça.

Além de que será um ótimo teste, já que você poderá conferir o que você já absorveu e o que ainda não sabe, e assim, focar os seus estudos exatamente naquilo que você está errando mais. Sem contar, que se você pegar exercícios que já foram de concursos anteriores, você poderá aprender de uma forma melhor como são as questões que você fará, e assim, se acostumando mais ao tipo;

  1. Opte por cursos preparatórios – Não são todas as pessoas que conseguem estudar sozinhos, cada um tem um método que se adequa da melhor forma. Por exemplo, há pessoas que não têm muito foco, e precisam então de um professor que cobre o desempenho.

Sendo assim, para o advogado ser aprovado em concurso público pode ser uma boa ideia optar por um curso preparatório. Porém, vale lembrar que precisa ser focado exatamente no que você precisa, abordando matérias jurídicas, como Direito Constitucional, Administrativo, Criminal, Civil, entre outros. 


8 dicas para qualquer advogado ser aprovado em concurso público
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.