7 dicas para ser aprovado no teste de aptidão física de concurso

Tempo de leitura: 6 minutos

Se o concurso público que você está almejando passar também pede o Teste de Aptidão Física, você precisa ter em mente que o seu tempo vai ter que ser dividido entre os estudos e exercícios físicos. Não adianta você se preparar somente para a prova escrita e, quando chegar o momento do teste físico, você não passar.

Portanto, para não ser derrubado nessa fase do concurso, que em alguns casos pode ser bem rigorosa, você deve levar o treinamento muito a sério. Para te ajudar, elencamos algumas dicas muito importantes, que podem ser decisivas para a sua aprovação. Respire fundo, tome fôlego e siga cada uma delas! Vamos lá?

1. Confira no edital do concurso o que o teste vai pedir

A primeira coisa que você precisa fazer não tem nada a ver com preparação física, mas é essencial: ler o edital! Essa leitura é essencial para que você saiba tudo sobre o teste de aptidão física. É bom verificar os tipos de exercícios que serão pedidos, as repetições, o tempo para cada atividade, dentre outros detalhes, por exemplo.

Não seja como a maioria dos candidatos que chega no dia da prova sem saber completamente nada. Acredite se quiser, mas tem gente que começa o teste sem nem ao menos saber qual o tempo máximo de execução de cada etapa. Sabia? Então, esteja na frente dessas pessoas e chegue lá bem informado!

2. Prepare-se com antecedência para o teste de aptidão física

Depois de saber quais serão os testes de aptidão física e quanto tempo você terá para realizar cada um, é hora de começar a se preparar. O mais importante é não deixar para a última semana da prova, principalmente. Divida bem os seus horários entre os estudos e a preparação física, de forma que você fique pronto para as duas coisas.

O preparo antecipado é inclusive saudável, já que faz o seu corpo se acostumar aos exercícios e te impede de vários riscos de lesões, por exemplo. Aliás, com relação a isso, é bom que você leia com atenção o próximo tópico!

3. Não exagere nos exercícios físicos

Existem aquelas pessoas que querem dar o melhor de si e, para isso, acabam comprometendo sua própria saúde. Também há outras que começam a se preparar tardiamente e tentam recuperar o tempo perdido. Não seja essas pessoas! E isso vale até mesmo para os estudos, viu? Tudo que é exagerado faz mal, e você precisa se atentar a isso.

A menos que você já seja um atleta profissional, deve tomar cuidado e ir com calma no treinamento para o teste de aptidão física. Não se sobrecarregue demais, pois em vez de conseguir um melhor desempenho, você vai se prejudicar e se incapacitar de realizar uma boa prova.

4. Cuide bem da sua alimentação

Outra coisa que ajuda muito na preparação para o teste é ter uma alimentação regrada. Já está mais do que comprovado como os bons hábitos alimentares melhoram o condicionamento físico, a saúde e até mesmo o bem-estar, não é mesmo? Então, melhore os seus o quanto antes.

O ideal é comer regularmente, de preferência de três em três horas, e evitar ao máximo as “besteiras”. É claro que se você não consegue deixar de lado aquele refrigerante geladinho ou um doce de sobremesa, pode comer um pouco! Mas reserve apenas um dia da semana para isso e não exagere na dose. Deixe a sobremesa para o domingo, por exemplo. Tenha em mente que o segredo da alimentação saudável é o equilíbrio!

5. Procure especialistas no assunto para te ajudar

Caso o treinamento ou a reeducação alimentar estejam difíceis para você, a dica é procurar a ajuda de um profissional. Ele pode ser um médico, um nutricionista ou um personal trainer, por exemplo. Essas pessoas estão preparadas e capacitadas para te indicar as melhores escolhas e táticas para obter sucesso no teste de aptidão física.

A instrução profissional também é extremamente importante para evitar lesões e problemas de saúde. Tente organizar um bom plano de tarefas, que contenha uma dieta equilibrada e os exercícios que você vai praticar. Assim, você vai alcançar os objetivos do teste e ficar à frente de muitos candidatos!

6. Treine regularmente

O segredo da aptidão física está na regularidade com que você se exercita. Por isso, é importante que os seus treinos sejam bem regrados e periodizados. Tente ao máximo treinar assim, pois a maioria das pessoas não consegue justamente manter essa disciplina. Drible a falta de tempo, a preguiça e não desista!

Faça também o possível para se surpreender a cada treino, superando as metas do dia anterior. Se você “esfria” o corpo, ele vai começar praticamente do zero no próximo dia que você for retomar os exercícios. Por isso, a regularidade e a disciplina são tão essenciais para a sua aprovação.  

7. Tenha tempo para descansar o corpo e a mente

Encarar os treinos com seriedade é uma coisa bem diferente do que passar o tempo todo preocupado só com isso. Já foi falado anteriormente sobre pegar leve nos exercícios, não é mesmo? Então, reserve um tempo para descansar o seu corpo e também a sua mente.

A quantidade não tem nada a ver com a qualidade. Seu organismo precisa “respirar” e se recompor para dar o melhor de si nos próximos treinos. Portanto, durma bem todos os dias e evite fazer a mesma coisa por várias horas seguidas. Tenha os intervalos para descansar, combinado?

Agora que você leu todas essas dicas para ser aprovado no teste de aptidão física, ficou mais animado? Essa parte do concurso é tão importante quanto a prova escrita e estar bem preparado para ambas as coisas é o segredo do sucesso.

Aliás, quando você se prepara para o teste de aptidão física, automaticamente você está contribuindo para a melhoria nos estudos também. Sabia? Cuidar do corpo também faz parte da busca pela aprovação de qualquer forma. Então, para ficar ainda mais preparado, aprenda mais sobre a importância da atividade física para os estudos no concurso. Que tal?

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.