7 conhecimentos da saúde pública que caem no concurso público de médicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Todos sabemos como os concursos vêm chamando a atenção daqueles que querem investir em determinada carreira, mas sabem que a iniciativa privada vem abusando com remuneração muito baixa, alta rotação de funcionários por corte de gastos e horários muito extensos, sem falar daquelas horas extra que acabam sendo quase obrigatórias…

E se você é médico, sabemos o quanto o cenário da saúde particular vem sendo cada vez mais difícil para o profissional da área de saúde.

Com turnos muito extensos, plantões atrás de plantões, remunerações menores do que o esperado para os anos necessários de estudo necessários para exercer essa profissão, não é de se surpeender que cada vez mais os profissionais da área de saúde procurem pela iniciativa pública.

O que é excelente notícia para todos, porque o sistema de saúde pública atual carece de bons profissionais que busquem melhorar sua qualidade.

E, se você é formado na área de medicina e quer adentrar a um cargo público, deve saber que precisará prestar um concurso público para avaliar seus conhecimentos e exercer seu cargo.

Este certame, exercido por meio de questões com alternativas a serem escolhidas, costuma ser distribuido da seguinte maneira:

  • 20 questões de conhecimentos específicos da área de medicina que o candidato deseja adentrar
  • 05 questões referentes à língua portuguesa
  • 20 conhecimentos referentes à área de Saúde Pública
  • 05 questões de conhecimentos gerais

Enquanto as questões de conhecimentos específicos da área requerida, as questões de língua portuguesa e as questões de conhecimentos gerais sejam autoexplicativas, e não seja difícil para o candidato imaginar o que pode ser cobrado dele na hora do certame, o que gera dúvida é o que podem ser os conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos.

Mas, afinal, quais conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos?

Antes de tudo, é fundamental que você sempre leia o edital do concurso público que você deseja prestar. Lá, há uma descrição geral do que será cobrado em cada categoria.

Mas, em geral, o que podemos dizer sobre conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos, é que o que costuma ser cobrado são:

1. Questões referentes à implementação do SUS

O Sistema Único de Saúde brasileiro foi insitiuído no Brasil em 1988, e suas regras de implementação falam também no formencimento de consultas, campanhas de vacinação, ações de prevenção e a vigilância sanitária. Além dessas questões, a implementação no SUS redefiniu o conceito de saúde pública na interpretação jurídica e governamental do país. Até então, só era questão de saúde pública o indivíduo doente, e não a prevenção das doenças ou o quadro de epidemia.

Ou seja, esses são alguns dos quadros em que podemos ter questões de conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos.

2. Questões referentes à area de saúde da constituição brasileira

Conforme dissemos no capítulo anterior, a implementação do SUS veio acompanhada da redefinição daquilo que consideramos saúde pública no país. Agora, com uma visão mais abrangente, mais questões do que apenas cuidar de um indivíduo doente são pautas da constituição brasileira.

O que é importante sempre ter em mente é que a constituição brasileira declara saúde um direito de todos e um dever do Estado, e declara referentes à saúde pública os deveres de atendimento integral com prioridade a ações preventivas, participação da comunidade, fiscalização de procedimentos, dentre outras atribuições

3. Questões sobre epidemologia e como tratar e previnir epidemias

Conforme mencionamos no item 2, prevenir epidemias é considerado responsabilidade da saúde pública na constituição brasileira. Por isso, é de suma importância que o concurseiro tenha uma noção, mesmo que geral, de epidemias, como elas se alastram, como funcionam, e como previni-las.

É claro que se sua especificação escolhida for voltada a epidemias, esse conhecimento deve ser muito mais extenso do que apenas noções gerais, mas este é apenas um dos conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos.

4. Atualidades sobre medicina geral

Um bom médico deve estar sempre atualizado e sempre antenado a novos procedimentos, novas descobertas medicinais e novas epidemias alarmantes surgindo. Por isso, parte dos conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos são questões envolvendo atualidades.

É sempre interessante, portanto, acompanhar mais de perto revistas médicas que falem sobre atualidades ou páginas na internet de confiança que possam te manter antenado, especialmente no período em que você está estudando para um concurso público da área de medicina.

5. Medicina social

A medicina social nada mais é do que medidas sociais implantadas visando melhorias à saúde, desenvolvidas para atender as necessidades específicas de um lugar.

Dentro destes conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos, podem ser cobradas sugestões de medidas para uma situação específica, como, por exemplo, qual a melhor medida de saneamento básico a se tomar em uma comunidade com uma determinada epidemia, atualidades, como novas medidas implementadas, etc.

6. Prevenções de doenças

Aqui entram não apenas as doenças relacionadas à epidemologia. O candidato deve estar ciente de como prevenir doenças em geral, seja por medidas sanitárias adequadas ou por cuidados como dietas e exercícios, e selecionar a alternativa correta em relação a isso.

 7. Código de processo ético e outras legislações atribuidas ao profissional de medicina

Embora a questão legal não esteja diretamente ligada à medicina, todo o profissional de médico deve conhecer a legislação que deve regir sua conduta perante a um paciente e sua instituição, especialmente o processo ético.

Então, é claro que os critérios éticos fariam parte dos conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos. É importante que você os estude detalhadamente caso queira participar de um certame para se tornar um profissional de saúde da área pública. Aliás, independentemente da área que você escolher exercer sua profissão, é de suma importância conhecer o código de processo ético de sua profissão, além de saber como deve se portar em consultas, cirurgias e plantões.

Lembre-se de colocar os conhecimentos de saúde pública que caem no concurso público de médicos no seu cronograma de estudos! Boa sorte e boa prova!

 

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.