7 coisas que você precisa saber antes de se inscrever para um concurso de outra cidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo mundo sabe que o cargo público é um dos mais cobiçados por grande parte das pessoas, não só para seguir uma certa profissão – como Juiz, por exemplo – mas muitos se inscrever para um concurso de outra cidade devido aos benefícios oferecidos pela vaga.

Altos salários, estabilidade financeira, carga horária reduzida, entre outras coisas.

E com o intuito de conseguir a tão desejada vaga em um cargo público muitas pessoas acabam por se inscrever para um concurso de outra cidade.

Por exemplo, no caso da pessoa querer seguir na carreira de juíza e morar no interior ou em um município, pode ser necessário que ela precise se inscrever para um concurso de outra cidade.

E o contrário também pode acontecer, a pessoa até pode morar em um grande polo comercial, mas precisa se mudar para o interior para poder seguir na carreira que deseja.

Apesar de parecer uma mudança drástica – mudar de cidade sempre é – se inscrever para um concurso de outra cidade pode ser uma vantagem, pois muitas vezes concursos em outras cidades são menos concorridos do que aqueles realizados em grandes metrópoles, como na grande São Paulo, por exemplo.

Mas na euforia de se inscrever para um concurso de outra cidade algumas pessoas acabam por esquecer de verificar fatos importantes antes de se inscrever.

Coisas que você precisa saber antes de se inscrever para um concurso de outra cidade

1# Concorrência

Como dissemos, algumas das vantagens em você se inscrever para um concurso de outra cidade é a quantidade de pessoas que irá concorrer com você na mesma vaga. Pode ser que numa outra cidade você tenha menos concorrentes do que na sua cidade natal, mas é importante verificar porque o contrário também pode acontecer.

Então, antes de se inscrever para um concurso de outra cidade, procure se informar com quantos candidatos você terá que concorrer à vaga. Vai que na sua cidade tem muito menos concorrentes do que na cidade que você ia se inscrever.

#2 Será necessário mudar-se

Outro ponto que também deve ser observado ao se inscrever para um concurso de outra cidade é o quão longe essa nova cidade é da sua atual cidade.

Em alguns casos, se for muito distante ou tiver um desgaste muito grande por conta das horas gastas semanalmente no transporte público, a melhor coisa a se fazer é mudar para a cidade onde você exercerá o novo cargo.

Por isso é importante saber disso antes mesmo de se inscrever. Vai que você ou até mesmo sua família não esteja disposta a fazer essa mudança. Em casos assim, é preciso pensar numa solução.

Mas se você realmente não quiser perder a oportunidade, alguns sacrifícios terão que ser feitos. Ou você pode esperar por uma vaga mais perto de você, aí fica ao critério do candidato.

#3 Faixa Salarial

Muita gente entra nessa por causa do salário, não podemos mentir. Então, com certeza é importante você verificar se a faixa salarial ao se inscrever para um concurso de outra cidade será vantajoso para você.

Por exemplo, citamos que muitas vezes um concurso em outra cidade pode conter menos candidatos por vagas, mas isso também pode significar que a faixa salarial seja abaixo da oferecida na cidade que você mora.

Então, antes de você se inscrever e gastar dinheiro com a inscrição verifique se a faixa salarial é aquilo que você esperava e se é melhor acabar se inscrevendo na sua própria localidade ou se menos concorrentes por vagas compensa o salário mais baixo.

#4 Tem o cargo que você quer

Como dissemos, às vezes a pessoa acaba ficando tão entusiasmada com a abertura de concursos em outras cidades, seja pelo salário ou número de concorrentes, que acaba não verificando um item bem importante antes de se inscrever para um concurso de outra cidade: se tem a vaga que você deseja.

Antes de se inscrever para um concurso de outra cidade, verifique o edital e confirme se realmente tem a vaga que você procura. Não adianta nada você se inscrever só porque a faixa salarial nessa outra cidade é boa, se não tem a vaga que você quer concorrer.

Se não tiver, o jeito vai ser você esperar pela próxima leva de concurso ou, se você preferir, se arrisque em uma outra vaga, mesmo não sendo aquela que você gostaria.

#5 Moradia

Você decidiu se inscrever para um concurso de outra cidade, então o próximo passo já é começar a pensar em procurar casa ou apartamento na nova cidade. Saber quanto será necessário você desembolsar por mês, se é mais vantajoso alugar ou comprar e se tem lugar para morar.

Por exemplo, em São Paulo pode ser difícil você achar casa em certos pontos, justamente pela cidade abrigar um grande número de pessoas.

Apesar da ideia de mudar de cidade seja animadora de primeira, é preciso ter todo um planejamento, afinal de contas você estará mudando para outro lugar, um lugar que muitas vezes você nem conhece.

Antes mesmo de se empolgar com a ideia de mudança, não esqueça de ter tudo planejado no caso de você passar no curso e acabar tendo que se mudar de verdade.

#6 Conheça seu novo lar

E falando de lugares que você não conhece, ao se inscrever para um concurso de outra cidade e tendo a real possibilidade de você ter que se mudar é legal você conhecer a cidade – se você já não conhece – antes mesmo de fazer o concurso público.

Não só por uma questão de você ficar mais familiarizado com o local onde você talvez vá morar, mas também para você saber a distância e o tempo que vai levar no dia da prova da sua casa até o local do concurso.

#7 Conheça o local

Como dissemos, já que você quer se aventurar em prestar o concurso em outra cidade, é legal você tirar um dia antes da prova e conhecer o local. Assim você terá uma noção de quanto tempo vai gastar até chegar lá, onde o local da prova fica localizado, quantas conduções você terá que pegar para chegar no local, se terá que andar até lá, etc.

Se inscrever para um concurso de outra cidade pode ser a melhor opção para você, mas não esqueça de ter um planejamento antes de se inscrever. Lembre-se que mudar de cidade implica muitas coisas e não é legal ser pego de surpresa porque você sequer planejou a possibilidade da mudança.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.