7 coisas que você não deve levar para comer durante a prova

Tempo de leitura: 6 minutos

Você vai enfrentar uma maratona de avaliações para concursos públicos e não faz ideia do que levar para se alimentar e o que não deve levar para comer durante a prova. Seria interessante ter umas dicas, principalmente, de como conseguir realizar o processo seletivo sem cometer pequenos erros que podem te atrapalhar.

Uma das coisas, quando se trata de alimentação, é que você não deve ir sem ter tomado o café da manhã – reforçado –, além disso, não deve ficar passando fome, porque isso o fará diminuir o desempenho, ficar distraído e ter sono durante a prova.

Mas, é importante saber as coisas que você não deve levar para comer durante a prova, principalmente se você tem tendência a ter dores de barriga se ficar nervoso(a) ou para não correr o risco de passar mal e ter que sair na metade da aplicação da avaliação.

Aqui abordaremos a importantíssima escolha em saber discriminar bem aquilo que você vai levar à boca no momento em que estiver concentrado realizando a avaliação. Mas, antes mesmo de saber o que não se deve comer, saber o que comer antes e enquanto está no pondo em prática todos os conhecimentos preparados para a realização do questionário.

Antes da Prova

Falaremos daquilo que não deve levar para comer durante a prova, mas sabemos que existem pessoas que não conseguem comer enquanto estiverem nervosos, ansiosos ou mesmo em determinados horários. Isso não é bom. Faça todo o esforço possível para comer antes, mas que a refeição seja leve.

Se sentir fome no momento da prova por ter começado com o estômago vazio, seu rendimento pode ser baixíssimo por conta da baixa taxa de glicose no seu sangue (hipoglicemia).

Alguém hipoglicêmico sente tonturas e sono, não consegue se concentrar, tem dor de cabeça e, não raramente, fraqueza e queda de pressão arterial. Pensar requer muita energia.

Se a prova for antes do café da manhã

Se você é do tipo que faz jejum pela manhã porque não sente fome (seja por costume ou por qualquer motivo), não vai se empanturrar no café da manhã. O que é uma boa notícia, mas o que não pode é ficar sem comer.

Pão integral, leite desnatado (ou semi-desnatado), frutas, iogurte, queijo e cereais são perfeitos para compor um café da manhã reforçado e ao mesmo tempo leve.

Se a prova for antes do almoço

Manter a alimentação certinha (tomando o café da manhã reforçado sugerido), mas investir de mesmo modo no almoço. Consumir carboidratos é importante para dar energia para o cérebro. Arroz integral, feijão, frango ou peixe, salada e uma fruta como sobremesa já compõe uma ótima refeição.

Manter o foco nos alimentos ricos em fibra e toda a linha integral para proporcionar uma saciedade por muito mais tempo e que o intestino funcione normalmente.

O que você não deve levar para comer durante a prova

Aqui, o negócio é bem diferente. Você deve ter uma lista de alimentos que precisa levar para comer na prova, para controlar a ansiedade, não sentir fome e para auxiliar o cérebro e te ajudar a raciocinar mais e melhor. Frutas e chocolate 70% são as indicações mais conhecidas, mas água é indispensável.

Antes de mencionar o que não levar no dia, vamos lembrar do que se deve evitar no dia anterior: Comidas muito pesadas, como feijoada, rabada, churrasco, devem ser deixadas para depois da prova e nunca um dia (ou momentos antes).

Quando comemos uma refeição muito pesada, nosso corpo concentra energia demais para realizar a digestão e isso nos deixa com sono.

Ou seja, se você não sabia o motivo de dormir sempre que almoçava ou porque não conseguiria compreender nada após comer aquela montanha de comida, agora sabe. Comidas pesadas prejudicam a interpretação dos enunciados e fazem com que tomemos decisões equivocadas.

7 coisas que você não deve levar para comer durante a prova e nem imaginava o porquê:

Evitar energéticos

Algumas pessoas podem achar que tomar café ou alguns energéticos ajudaram a deixa-las mais atentas durante a maratona de provas. Você pode até ficar elétrico, mas, ao mesmo tempo, essas bebidas aumentam a ansiedade e prejudicam no foco e concentração. Dormir bem na noite anterior ainda é a melhor forma de se manter desperto na hora da avaliação.

Bebidas alcoólicas

Nem precisamos frisar que é proibido por lei levar bebidas alcoólicas para as provas de concursos públicos, pois o risco de nem entrar é enorme.

Mas, apesar dos motivos óbvios, vamos lembrar que nem se (por um milagre) conseguir adentrar o recinto com algum tipo de bebida desse tipo, ela vai acabar com sua cognição. Deve ser evitado até mesmo beber na noite anterior.

Lanches (Sanduíches, Cachorros-quente, Etc)

Não que seja proibida a entrada com esse tipo de alimentação, mas antes de tudo, elas podem causar além dos problemas naturais (digestão lenta, excesso de gordura, sódio e açúcares) que farão com que o corpo funcione em prol da digestão, esse tipo de alimentação pode trazer problemas por desregular a flora intestinal, além de sujar o local onde você está sentado.

Frituras e Salgados

Batatas-fritas, coxinhas, pasteis, risoles e uma gama de comidas encontradas em lanchonetes que podem muito bem difícil provocar uma dificuldade para a digestão, mesmo se ingeridos de um a dois dias antes do período de provas.

Além disso, o risco de intoxicação e mal-estar aumenta vertiginosamente e torna esses alimentos um dos que não deve levar para comer durante a prova com certeza.

Pizza

Dos alimentos que você não deve levar para comer durante a prova, uma única fatia de pizza concentra um nível de gordura tão alto que promovem uma digestibilidade muito longa.

Salgadinhos e bolachas salgadas

Evitar alimentos que causam muita sede é uma boa. Até porque, você não vai querer ficar saindo de cinco em cinco minutos para ir ao banheiro (se tiver tomado toda a água de uma vez) ou pior: perder completamente a concentração e o foco provocados pela sede (se não tiver mais água para beber). Recomendado apenas se tiver problemas de baixa de pressão.

Leite, iogurte e alguns tipos de frutas

Esse campo é válido se você é do tipo de pessoa que fica nervosa sob pressão. Você não deve levar para comer durante a prova certas frutas e outros alimentos que pioram a situação: ameixa, uva e mamão, além de iogurte e leite devem ser evitados.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.