6 livros para concurseiros que você deveria ler já

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas vezes lemos para nos tornarmos especialistas em nossas respectivas áreas de trabalho ou de estudo, para desafiar os nossos cérebros e até para escapar da vida cotidiana. O que muitos não sabem é que a leitura não é só conhecimento e entretenimento, mas também é fonte de motivação. As pessoas que leem com frequência experimentam uma infinidade de benefícios: elas são capazes de aprender de forma mais eficiente, reter mais o conteúdo aprendido e, ainda, adquirir uma maior facilidade em aprender coisas novas.

Não é nenhuma surpresa, também, que a leitura é importante para o sucesso, pois traz grande sabedoria, ilustra pensamentos influentes e positivos e dá exemplos daqueles que conquistaram seus objetivos ao longo de suas caminhadas, servindo de inspiração. Se você está precisando de um empurrãozinho para alcançar um objetivo, passar naquele tão sonhado concurso público ou apenas se sentir um pouco mais motivado, acompanhe essa lista, separamos seis livros para concurseiros, que ajudarão você a ser bem sucedido em qualquer desafio.

1. A única coisa – O foco pode trazer coisas extraordinárias para sua vida

Este livro de Gary Keller e Jay Papasan revela o poder de se concentrar em sua “única coisa”. Ele revela “a coisa” que fez Keller Williams Realty Inc. uma das maiores empresas do setor imobiliário em todo o mundo. O livro mostra que não há problema em se dedicar à família, a projetos futuros e ao trabalho, desde que você foque no que realmente é importante e acredite que é capaz, mostrando que se você se dedicar em alcançar seus sonhos e aspirações, os resultados colhidos serão extraordinários.

Em “A única coisa” você ainda aprende dicas de produtividade como: acabar com a desordem, alcançar melhores resultados em menos tempo, construir o impulso para seu objetivo e maneiras de diminuir o estresse.

2. Como passar em provas e concursos

William Douglas escreveu não somente um livro, mas também um guia para quem está estudando para uma prova ou concurso e quer otimizar esse hábito. O livro dá dicas de como estudar com qualidade e de como aprender de uma maneira muito mais eficiente, transmitindo o conhecimento com segurança na hora do exame. Além de todas as técnicas passadas pelo autor, ele revela um ciclo de preparação que vai desde a criação de um plano de estudos até o dia D.

São diversos conselhos para alcançar a aprovação, tornando qualquer pessoa capaz de se organizar em meio à grande quantidade de material a ser estudada e o pouco tempo. Uma parte interessante do livro são as narrativas das experiências de pessoas que venceram o nervosismo e foram aprovadas. Vale a pena a leitura.

3. Descubra seus pontos fortes

O livro de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton mostra que o maior desafio para todos nós é descobrir qual a nossa missão neste planeta e tenta mostrar como mudar nossa forma de pensar acerca do aprimoramento de nosso desempenho profissional, mostrando que é fundamental o desejo de vencer e ajudando a encontrar nossos pontos fortes e trabalhá-los — pontos esses que muitas vezes nem sabemos quais são.

Infelizmente, a maioria de nós tem pouca ciência de nossos talentos e pontos fortes, muito menos da capacidade de construir nossas vidas em torno deles. Em vez disso, guiados por nossos pais, pelos nossos professores, por nossos gerentes e chefes, tornamo-nos especialistas em nossas fraquezas e passamos nossas vidas tentando reparar essas falhas, enquanto nossas forças estão adormecidas e negligenciadas.

Os autores criaram um programa revolucionário para ajudar os leitores a identificar seus talentos e os transformar em pontos fortes, desfrutando de todo o bom resultado oriundo disso.

4. Os sete hábitos do concurseiro – o segredo dos aprovados

A obra de Elyesley Silva vem mostrar, de maneira didática e clara, como dar aquele gás nos estudos para conseguir o tão sonhado cargo em qualquer concurso público. A autora usa de sua grande experiência na área de provas e exames e revela os sete hábitos mais comuns entre os concurseiros que tiveram sucesso nos estudos.

O texto é bastante motivacional e tem como intuito ajudar nas adversidades emocionais, driblando o estresse e as preocupações na hora de aplicar os conhecimentos. Ela ainda responde perguntas comuns como: em quanto tempo serei aprovado?; qual a média de horas que devo estudar por dia?; devo estudar para um concurso específico ou para vários?; é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo?; como estudar de maneira certa?; é necessário investir em um curso preparatório?; entre outras.

Se você está se preparando para a maratona dos concursos públicos, esse livro será o seu treinador. Uma leitura agradável que levará você a refletir sobre os reais hábitos que devem ser aplicados no seu dia-a-dia.

5. O sucesso não ocorre por acaso

O livro de Lair Ribeiro converge em uma leitura essencialmente prática. Ele convida o leitor a embarcar numa trajetória em busca do sucesso, em que a mudança de vida é a chave. A obra mostra diversas maneiras de tornar nossas ações mais produtivas e nos conduz a entender, de uma forma simples, o que nos leva ao sucesso e o que nos leva ao fracasso.

Com uma escrita sem complicações, Lair ainda revela histórias de pessoas que se dedicaram, tiveram determinação e alcançaram o que queriam, e até daquelas que se esforçaram, mas não conquistaram seus ideais, ensinando a importância de cada um deles. Somos a força criadora de nossas vidas e esse é um dos maiores ensinamentos do livro.

6. Desperte seu gigante interior

O clássico de Anthony Robbins é um livro que já ajudou milhões de pessoas no mundo todo, o livro mostra como nosso sistema de tomar uma decisão funciona e como podemos melhorá-lo a fim de obter o que queremos. O autor e também especialista em neurolinguística visa mostrar aos leitores o poder ilimitado que todos nós temos em nosso interior, revelando a capacidade de mudança que muitas vezes está escondida lá dentro.

Em meio a histórias que nos inspiram, estudos de casos clínicos, testes de autoajuda e um protocolo que é fácil de seguir, ele quebra os padrões de comportamento e provoca enormes mudanças pessoais.

Independente do concurso, o conteúdo a ser estudado é extenso e por que não dizer, cansativo. Em meio a tantos livros que contemplam a bibliografia da prova, fica difícil achar um tempo livre para outro tipo de leitura. Mas vale lembrar que ela é importantíssima para manter o equilíbrio e dar aquele impulso na nossa motivação. Com essa lista de 6 livros para concurseiros, você vai ver que sair da rotina maçante de estudos e ler histórias inspiradoras pode ser muito vantajoso.

Não deixe de compartilhar nas redes sociais para que seus amigos descubram a preciosidade dessas obras!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.