6 dicas para você otimizar seus estudos

Tempo de leitura: 5 minutos

Os cargos públicos são atrativos cada vez mais interessantes para a população, considerando sua alta expectativa salarial, carga horária excelente, estabilidade empregatícia e alta expectativa de promoções.

Por isso, cada vez mais pessoas vêm se tornando concurseiros, ou seja, estudantes e candidatos que prestam concursos públicos , na expectativa de adentrar um cargo com esses benefícios.

No entanto, para ser aprovado em um concurso, é preciso não apenas estudar muito, mas também sempre saber como estudar. E é exatamente pensando nisso que elaboramos para você, neste texto, uma série de dicas para você otimizar seus estudos e passar tranquilamente pelo concurso público, garantindo sua vaga!

1. Saiba o que estudar

Para começar, é fundamental que você entenda o que vai cair no concurso e o que você precisa estudar. Essa é a mais importante das dicas para você otimizar seus estudos. No site da organização que divulgou as vagas, você pode encontrar disponível o edital de vaga.

Nele, é possível ver o que vai ser cobrado para a prova, e até mesmo quantas questões dessa matéria serão feitas. Além disso, ao final do edital há uma breve explicação do que está incluso no conteúdo que é listado nas questões.

Ou seja, tomar o edital como base do que estudar é uma ótima dica. Se você quer estudar antes de o concurso abrir para começar com uma vantagem, saiba que isso é excelente! É possível encontrar disponíveis na internet editais de concursos anteriores para que você tenha um parâmetro para se direcionar até que o edital correto seja disponibilizado.

2. Estabeleça um cronograma

Organização é fundamental para garantir uma boa rotina de estudos. Isso garante que você não vai perder o foco, que está estudando aquilo que realmente importa, e que não está ficando exausto.

Sempre elabore o cronograma considerando as matérias que você tem mais dificuldade, um horário tranquilo, pausas e algo que não seja cansativo. O ideal é que você estude com tranquilidade e antes, para garantir que você tenha tempo de levar tudo com calma e sem se deixar exausto.

Além disso, a maioria dos concursos públicos pede questões de atualidades. Considere isso em seu cronograma também – separe um tempo de seu dia para conferir jornais e revistas, online ou físicas, que sejam de assuntos pertinentes à área do concurso que você quer prestar.

3. Crie metas

Estabelecer metas semanais ou mensais é uma maneira muito eficiente de se motivar a estudar e se organizar. Essa estratégia funciona muito bem se ela for aplicada juntamente à elaboração de um cronograma.

Suponhamos que você está na semana de estudar epidemologia, de acordo com seu cronograma. Uma boa maneira de se motivar é estabelecer a meta de que, até sábado, você já terá terminado o capítulo de epidemologia de seu material, ou que conseguirá gabaritar as questões de epidemologia em um simulado. (Falaremos mais sobre isso a seguir).

O importante aqui é perceber que as metas são uma maneira muito boa de acompanhar seu progresso, e podem te ajudar a perceber aquilo que você aprendeu, aumentar sua confiança, e principalmente perceber o que pode ter faltado de conteúdo na semana. Isso é bom, porque você pode então alterar seu cronograma e diminuir a frequência de uma matéria cujas metas estão muito fáceis de alcançar e incluir mais estudos daquela que está sendo muito difícil.

4. Tenha um bom material

Não se pode falar o suficiente da importância de ter um bom material para seus estudos. Textos e livros bons sobre a matéria são abrangentes, mas não cansativos. O importante é que você se dê bem com o material ou a combinação de materiais.

Você se dá melhor com um livro de texto corrido ou com tópicos? Você prefere questões depois do texto, durante as explicações ou em um caderno separado para que sejam feitas quando você bem entender?

Você prefere esse material online ou prefere material impresso para grifar e fazer anotações ao lado? Tudo isso é importante de se considerar, e não existe um modelo ideal, por mais que se fale disso. O importante é que o material seja organizado e que você consiga se orientar por ele, seja onde for que esteja disponibilizado.

Ou seja, uma das dicas para você otimizar seus estudos é encontrar um material que antenda às suas necessidades e que seja completo.

5. Aulas online

Uma boa dica se você não tem tempo de se disponibilizar a atender a um cursinho, quer economizar dinheiro ou simplesmente sente que se motiva mais estudando no conforto de sua casa é investir em cursos online (alguns, inclusive, disponibilizam seu próprio material de estudos, como apostilas e quizzes.)

Uma grande vantagem das aulas online que as torna uma das melhores dicas para você otimizar seus estudos é que você pode assisti-las em seu tempo, pausar, voltar, revisar…

Isso pode ser muito melhor para você do que as aulas tradicionais, nas quais uma pequena distração pode fazer com que você perca parte do conteúdo que não será explicada novamente.

6. Simulados e provas antigas

Na internet, é possível encontrar provas antigas de concursos, e você pode realizá-las para ter algum acompanhamento de como está indo seu progresso, juntamente com os simulados.

É claro que é fundamental que você não realize a mesma prova mais de uma vez, pois você já saberá os resultados, mas simular uma prova de verdade é uma das melhores maneiras de medir como será seu progresso quando for “para valer”.

Por que? Porque as provas têm uma estrutura particular delas, com enunciados que podem ser confusos, tempo próprio, e outras particularidades.

O ideal é fazer esses simulados seguindo todas essas particularidades: sem consultas, cronometrando um tempo limite, e separando um tempo para completar o cartão de respostas. Se você sente que é necessário, pode até mesmo imprimir o cartão de respostas para entender quanto tempo precisa para preenchê-lo e treinar para não errar no dia da prova.

Com essas dicas para você otimizar seus estudos, com certeza seu resultado será muito bom. Tenha elas em consideração na hora de estudar para um concurso, sempre. Boa sorte, e boa prova!

6 dicas para você otimizar seus estudos
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.