6 dicas para estudar informática para concursos

Tempo de leitura: 6 minutos

A maioria dos concurseiros sempre se preocupa muito com os conteúdos programáticos dos editais dos concursos públicos. Muitas dessas pessoas direcionam bastante os seus estudos, principalmente para as matérias específicas, legislativas e também para o temido Português, por exemplo.

No entanto, de uns tempos para cá, as provas vêm testando também os conhecimentos de informática dos candidatos com mais incidência. É um conhecimento subestimado, e as pessoas acabam perdendo grandes chances de passar no concurso por causa disso!

Pelo simples fato de já estarem inseridos em uma cultura digital, essas pessoas acham que não precisam dar a devida atenção ao conteúdo em questão. E é aí que o perigo mora!  Uma simples questão errada de informática pode tirar sua tão sonhada vaga.

Então, não fique com preguiça e inclua esse conteúdo no seu plano de estudos. Dominar esse assunto é determinante para a sua aprovação, tenha certeza disso! E para ajudar, selecionamos 6 dicas para você estudar com êxito! Continue acompanhando e confira quais são elas:

1. Não subestime o conteúdo de informática

Já falamos sobre isso e vamos salientar um pouco mais para que você não se esqueça: o erro inicial da maioria dos candidatos é não dar a devida importância ao conteúdo de informática. Eles prejudicam a sua colocação simplesmente pelo fato de acreditarem que essa é uma matéria que dá para “se virar”, como muitos dizem.

Acontece que, como estamos todos inseridos em uma cultura digital, temos a ideia de que já sabemos informática o suficiente para realizar uma prova que aborda o assunto. E esse acaba sendo um enorme engano, pois se você for parar para pensar, não precisaria então estudar português, já que fala a língua desde criança! Certo?

Então, tire da cabeça a ideia de que informática para concursos é a parte “fácil” e que não carece de dedicação e estudo. Nem mesmo nativos digitais e profissionais da área conseguem acertar tudo em uma prova sem antes estudar. Os termos técnicos e alguns detalhes podem te dar uma “rasteira”. Inclusive, esse é o assunto da próxima dica!

2. Estude bastante e memorize os detalhes

Como estávamos falando, um simples termo pode te confundir na hora de responder alguma questão da prova. Então, quando você estiver estudando informática para concursos, tente memorizar atalhos pouco usados, nomes de ferramentas, termos técnicos e também processos de execução, por exemplo.

Essas pequenas coisas podem passar despercebidas na hora dos seus estudos, mas são exatamente elas que podem ser cobradas nas provas! Tenha certeza disso, você vai se deparar com alguma questão assim, e precisa estar bem preparado.

É claro que você precisa absorver o conteúdo de forma mais abrangente, mas se não focar nos pequenos detalhes, pode perder a oportunidade em uma única questão! Dá para imaginar? Sabemos que é bem chato ficar memorizando e decorando nomes e atalhos, por exemplo, mas é um mal necessário.

3. Procure as provas do concurso anterior

Uma coisa que facilita bastante nos estudos é procurar por edições anteriores das provas de informática dos concursos para os quais você está se preparando. Nelas, você consegue ter uma ideia geral do que mais é pedido, de como o assunto é abordado e de que forma você pode estudar.

Além disso, com as provas anteriores, você também tem um material a mais para estudar. Com elas, você tem a oportunidade de resolver exercícios e fixar as matérias estudadas. Aliás, uma das melhores maneiras de aprender qualquer conteúdo é fazendo exercícios, simulados e provas anteriores do mesmo concurso.  

4. Tire dúvidas com alguém que entende de informática para concursos

Se informática não é muito “a sua praia” e você estiver com um pouco de dificuldade para compreender as coisas, uma dica interessante é pedir ajuda a alguém que realmente entende do assunto. Mas é para entender de verdade, ok? Pode ser algum amigo, um professor de informática ou até mesmo alguém que já é experiente em provas nesse sentido.

Sempre que possível, converse com essas pessoas, tire dúvidas, troque conhecimentos e absorva ao máximo informações úteis, que estejam dentro do seu conteúdo programático. Especialistas de computação são ótimos para dar esse tipo de auxílio na hora dos estudos. Se não conhece ninguém, use a internet e as redes sociais e procure por eles!

5. Assista a videoaulas na internet

Outra dica valiosa para estudar informática para concursos é utilizar ao máximo as próprias ferramentas digitais que você possui. Uma delas são as videoaulas! Na internet, você consegue encontrar várias delas, com instruções ricas de informática, abordando especificamente o assunto para concursos.

Outro ponto bastante positivo dessas videoaulas é que você pode assistir ao mesmo vídeo várias vezes, parando, fazendo anotações, fixando termos e aproveitando para rever assuntos que já foram estudados.

6. Explore o conteúdo usando seu próprio computador

Depois da teoria, vem a prática! Sim, praticar o que você aprendeu ajuda muito a fixar a matéria e te fazer realmente entender como as coisas funcionam, sem aquela ideia de “decoreba”. Então, explore seu computador como nunca fez antes: relacione as teorias com a prática e teste tudo usando o que já está bem na sua frente.

Porém, tente trabalhar com os mesmos sistemas operacionais e versões dos programas pedidos nas provas, para você não se confundir depois. Isso é muito importante! Aplique na sua máquina as informações que você adquiriu estudando e teste seus conhecimentos na prática, quando estiver resolvendo exercícios, por exemplo.

Não dá mais para subestimar informática para concursos. Não depois de ler nossas dicas! Não é mesmo? Dominar esse conteúdo é importantíssimo para qualquer concurseiro que anseia por um desempenho excelente na prova. A vaga dos seus sonhos pode depender de uma única questão dessa parte do conteúdo programático e você deve estar totalmente preparado.

Depois dessa leitura, fique bastante atento aos tópicos que precisam ser estudados, aos termos usados, às edições anteriores da prova e tenha muito foco! Ficou alguma dúvida? Então deixe aqui seu comentário para que a gente possa te ajudar! Boa sorte e até o próximo post!

 
6 dicas para estudar informática para concursos
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.