6 dicas para estudar à noite com eficiência

Tempo de leitura: 5 minutos

Estudar à noite e com eficiência para um concurso, após um dia inteiro de trabalho e correia não é tarefa das mais fáceis, não é mesmo? Ler os conteúdos em sua apostila ou assistir a uma aula em vídeo são atividades que podem vir a se tornar verdadeiros convites para dormir.

Contudo, o período noturno é, para muita gente, o melhor ou simplesmente o único horário disponível para os estudos, visto que durante o dia precisaram sair para resolver problemas, cuidar dos filhos ou garantir o sustento da família.

Pensando em todos os concurseiros que se enquadram nessa situação e têm a difícil missão de serem aprovados em um concurso, selecionamos 6 dicas para estudar à noite com eficiência, que vão te deixar com os olhos bem abertos. Confira!

#1 Alimente-se corretamente

Os alimentos funcionam em nosso organismo como verdadeiros combustíveis, fornecendo a energia necessária para que cumpramos com êxito as tarefas e atividades que nos propusermos a realizar ao longo do dia.

Por isso, na hora de alimentar-se, opte por alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, como frutas e legumes, e evite aqueles vilões já conhecidos de nossa dieta, como as frituras e os refrigerantes. Essa simples modificação em seus hábitos certamente influenciará de maneira positiva em sua rotina de estudos noturnos.

Além disso, realizar refeições baseadas em alimentos “pesados” à noite poderá concentrar toda a sua energia no processo de digestão, aumentando a sua sonolência e acabando de vez com qualquer chance de estudar.

Caso você avance um pouco a noite estudando, é provável que sinta fome, mesmo após o jantar. Se for esse o caso, realize uma pausa para um lanche, afinal, ninguém é de ferro, mas procure sempre optar por alimentos leves, como uma maçã, uma fatia de pão com café ou um iogurte.

#2 Pratique atividades físicas

Pessoas com o hábito de praticar atividades físicas regularmente, além de serem mais saudáveis, têm o poder de manter a mente mais focada em tarefas que exigem a sua concentração, como estudar à noite.

Um dos motivos que contribuem para que isso aconteça é a melhora na qualidade do sono que os exercícios físicos proporcionam, evitando que você fique sonolento ou com preguiça nas horas erradas.

Dessa forma, reserve parte do seu dia para praticar algum exercício físico. Mesmo para quem não tem disponibilidade ou dinheiro para ir até uma academia, existem diversos tipos de atividades que podem ser feitas dentro de casa, como corrida na esteira ergométrica, flexões de braço ou abdominais.

Mesmo à noite, enquanto estuda, você pode realizar algumas pausas para se alongar e caminhar um pouco. Além de exercitar-se, você evitará problemas de circulação em seu corpo.

#3 Tire uma soneca à tarde

Parece óbvio, mas para que possui uma rotina corrida e atarefada, dormir é a solução para conseguir concentrar-se nas horas de estudo, principalmente para quem estuda à noite.

Quando o nosso corpo dorme menos do que o suficiente, ele passa a aumentar a produção de um hormônio chamado cortisol que, quando em excesso, pode contribuir para quadros de estresse e, consequentemente, diminuir a performance de qualquer concurseiro.

Por isso, caso você disponha de algum tempo à tarde, principalmente após o horário do almoço, tire um cochilo de 20 a 60 minutos para que, à noite, você esteja mais disposto e alerta para o conhecimento.

#4 Deixe o ambiente propício para os estudos

Estudar à meia luz, com som ambiente, deitado na cama e debaixo do edredom é realmente um clima capaz de adormecer até mesmo o estudante mais determinado!

Além disso, quando optamos por estudar na cama ou deitados, geralmente ficamos longe dos nossos materiais de estudo, o que prejudica nosso desempenho, visto que nosso estudo fica otimizado quando temos ao alcance de nossas mãos todas as nossas ferramentas para estudar com eficiência, como computador, livros, apostilas e tantos outros materiais.

Você não precisa se submeter a uma situação desconfortável, mas adotar algumas medidas como estudar sentado em um escrivaninha ou mesa e buscar por um ambiente bem iluminado, por exemplo, certamente é muito mais promissor para os seus estudos noturnos serem eficientes.

#5 Realize pequenos intervalos ao estudar à noite

Sabe aquelas vezes em que precisamos ler o mesmo trecho de um texto inúmeras vezes para conseguirmos entendê-lo? Ou quando poucas coisas em uma aula em vídeo fazem sentido, já que os nossos olhos insistem em se fechar e a vontade de nos debruçarmos ali mesmo, em nossa escrivaninha, é quase uma ordem?

Pois é, talvez seja um bom momento para realizar uma pausa!

Sempre que situações como essa acontecerem e você sentir que a sua atenção está ficando prejudicada, de nada adianta insistir, pois você só estará perdendo tempo.

Nessas horas, levante-se, lave o rosto, beba um copo de água, caminhe pela casa, faça algo que o distraia por alguns instantes, como fazer um carinho no seu animal de estimação e, depois disso, com certeza você conseguirá retornar aos estudos com um pouco mais de vigor.

#6 Organize-se

Estabeleça metas para os dias em que for estudar à noite, assim você não deixa que os conteúdos e o seu sono se acumulem.

Monte um plano de estudos definindo quantas horas por noite estudará, pois assim você conseguirá contemplar todos os conteúdos até o dia da sua prova sem deixar que o cansaço tome conta de você.

Dormir é também vital para que o nosso organismo responda com eficiência às tarefas que desempenhamos ao longo do dia, como quando nos concentramos para aprender.

Assim, ao estudar à noite cumpra as suas metas e saiba quando parar, respeitando os seus limites!

Como foi possível observar, estudar à noite requer muito empenho e dedicação, mas com essas dicas e estratégias, esperamos que a sua rotina noturna de estudos fique muito mais fácil e você não se deixe vencer tão facilmente pelo cansaço.

Agora basta você descobrir aquilo que se encaixa melhor ao seu perfil e estilo de vida e coloque tudo em prática!

Gostou do post? Então compartilhe-o nas redes sociais e permita que muitos outros concurseiros tenham acesso a esse conteúdo, aproveitem as nossas dicas e não durmam no ponto!

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.