5 dicas para um concurseiro iniciante estudar no ônibus

Tempo de leitura: 6 minutos

Nem todas as pessoas têm o privilégio de dedicar várias horas do seu dia à preparação de um concurso. Muitos concurseiros iniciantes precisam conciliar o seu tempo de estudos com o trabalho, faculdade e outros compromissos. Dentro dessa realidade, andar de ônibus é praticamente inevitável para essas pessoas, já que para se deslocar, nem todo mundo conta com um automóvel próprio.

Sendo assim, como aproveitar melhor o tempo, mesmo no ônibus, para que os estudos rendam e a chance de aprovação em um concurso público seja maior? Pensando nisso, hoje selecionamos 5 dicas valiosas para um concurseiro iniciante estudar no ônibus com eficiência. Gire a catraca, acomode-se e confira!

Crie um cronograma de estudos semanal para concurseiro iniciante

Fazer um cronograma semanal é importante, não só para os seus estudos dentro do ônibus, mas para toda a sua preparação em concursos. Com ele, você consegue dividir todo o conteúdo programático previsto no seu edital pela quantidade de dias até o dia da prova, transformando uma meta maior em pequenas metas a serem cumpridas ao longo das semanas.

Dessa forma, contemplar em seu cronograma de estudos o seu tempo dentro de um ônibus fará com que os seus estudos rendam muito mais. Além disso, isso pode ajudar você a ter melhor noção do que ainda precisa ser estudado, bem como do seu rendimento ao longo dos dias, transformando aquilo que seria uma desvantagem em seu diferencial.

Ao preparar o seu cronograma, lembre-se de reservar para o seu trajeto de ônibus conteúdos mais fáceis de serem assimilados, dado o tipo de atmosfera de um transporte público e as dificuldades de estudar nessas condições.

Prepare antecipadamente aquilo que será estudado

O ônibus será o seu local provisório de estudos. Lá, você não conseguirá, por exemplo, sacar de um Vade Mecum da bolsa, caderno para anotações ou um estojo com canetas em cores variadas.

Os materiais de estudo para esse tipo de situação precisam ser práticos, legíveis e sucintos. Assim, prepará-los com antecedência fará a diferença para aproveitar melhor os seus estudos.

Em casa ou no trabalho, deixe preparados resumos de conteúdos já estudados, de forma que você apenas os revise dentro do ônibus. Ou então, dê preferência a materiais mais fáceis de serem carregados, como apostilas e livros menores.

Assim, quando embarcar no ônibus, você não precisará perder tempo para descobrir o que fazer, aproveitando melhor a sua viagem com os materiais previamente preparados e selecionados para cada trajeto.

Faça uso de recursos tecnológicos

Por meio de aplicativos, sites especializados, arquivos digitais em formato PDF e inúmeros outros exemplos, você pode lançar mão da tecnologia para auxiliá-lo em seus estudos no ônibus. Com um dispositivo móvel em mãos, você poderá estudar qualquer tipo de conteúdo sem a necessidade de carregar livros pesados na mochila.

De quebra, você ainda conseguirá ter acesso a recursos diferenciados, como o aplicativo Partiu Revisar, que auxilia os estudantes na revisão dos conteúdos aprendidos. Ou então, com um bom acesso à internet, você poderá até mesmo assistir a videoaulas dos melhores cursos para concursos disponíveis na internet.

Escolha o melhor lugar ao embarcar

Ônibus são conhecidos por sua dinâmica agitada. Muitas vezes, a quantidade de passageiros é superior à quantidade de assentos, tornando o contato direto com outras pessoas praticamente inevitável.

Para que a sua pretensão de estudar a caminho de casa, trabalho ou faculdade não seja arruinada por conta de pessoas te empurrando o tempo todo, pedindo passagem ou esbarrando no seu material de estudos, ocupar algum dos melhores locais ao embarcar é primordial. Veja abaixo alguns exemplos:

Fundo

O fundo do ônibus é distante das portas por onde entram e saem os passageiros, longe da catraca e do cobrador, além da grande maioria dos botões por meio dos quais as pessoas solicitam o desembarque.

Com isso, as chances de ser incomodado por alguém é quase nula, possibilitando que você estude com maior concentração ao longo de todo o percurso. Talvez, a única desvantagem desse lugar é o fato de oscilar com maior intensidade ao passar em lombadas ou buracos.

Sobre os eixos

Ao contrário do fundo do ônibus, os assentos que ficam precisamente sobre os eixos do veículo transferem menor balanço ao passageiro que ali estiver. Dessa forma, caso você não encontre vantagem ou lugar disponível no fundo do ônibus, outra opção são os assentos sobre os eixos do veículo, que garantirão maior estabilidade ao seu material de estudo, evitando que as letras se embaralhem com facilidade e causem até mesmo enjoo.

Janelas

No caso de não conseguir sucesso em encontrar um assento vago em nenhum dos locais descritos acima, qualquer outro que possibilite escolher o canto da janela para sentar será a sua melhor opção.

Sentado próximo à janela, você não precisa sair do seu assento para que o passageiro ao lado possa se levantar, tirando toda a sua concentração. Além disso, você estará livre das pessoas que caminham e acabam esbarrando em quem está sentado próximo ao corredor.

Plano B

Caso o ônibus esteja realmente cheio e encontrar um local para sentar e estudar com tranquilidade for impossível, é hora do plano B! Mesmo em pé, deixar de estudar para o seu concurso não é uma opção.

  • Procure os pontos opostos às saídas, evitando que o empurra-empurra dos passageiros atrapalhe a sua leitura;

  • Agarre-se a alguma das barras verticais que existem dentro dos ônibus, garantindo que você não caia enquanto segura algum material de leitura com a outra mão;

  • Na medida do possível, vá se deslocando até o ponto onde deseja se sentar. Na primeira oportunidade, garanta o assento.

Concentre-se e mantenha o foco

Talvez uma das maiores dificuldades em se estudar no ônibus, principalmente para um concurseiro iniciante, é conseguir manter a concentração. São inúmeras ações e interações acontecendo ao seu redor, como assuntos paralelos sobre novela e futebol, pessoas ouvindo música alta no celular, além do mundo que se move pela janela do ônibus.

Nessas horas, lembre-se do seu objetivo, do produto final pelo qual você está dedicando tanto tempo e esforço. Coloque-o em primeiro plano e lembre-se de que, embora existam tantos ruídos tentando prejudicar os seus estudos, estudar é também uma questão de treino. Insista!

Caso a necessidade exigir, apele! Em lojas de artigos populares ou materiais de construção você encontrará com facilidade pequenos protetores auriculares. Eles são discretos, como dois pontos de um fone de ouvido, mas com um grande potencial para bloquear boa parte do barulho, deixando-o mais à vontade para estudar.

Viu só como até mesmo um concurseiro iniciante pode estudar no ônibus com essas dicas? Esperamos que com elas, você possa potencializar a sua preparação para concursos, otimizando seu tempo e aumentando as suas chances de ser aprovado! Não se esqueça de deixar um comentário em nossa página com todas as suas ideias, dúvidas e sugestões sobre o assunto e bons estudos!

5 dicas para um concurseiro iniciante estudar no ônibus
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.