5 dicas para revisar todo o conteúdo estudado

Tempo de leitura: 6 minutos

De tempos em tempos as pessoas são testadas pelos conhecimentos que possuem. Estudantes sempre passam por algum tipo de avaliação. Não somente os estudantes de escola, também aqueles que se preparam para concursos e em decorrência disso realizam o ato de estudar. Passar por essa experiência não é fácil, mas as provas são importantes e ajudam a você a conhecer mais sobre o que sabe e se o estudo foi suficiente. Embora, tão importante quanto o estudo, é o ato de revisar todo o conteúdo estudado.

Então, se você está se preparando para alguma avaliação, aprenda algumas dicas que vão te ajudar a se sair bem no seu teste e alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem. Com papel e caneta na mão ou bloco de notas do notebook aberto, anote quais os melhores passos na hora de iniciar seus estudos e de revisar todo o conteúdo estudado.

1 – Planeje seus estudos

Sim, a primeira coisa que você vai fazer antes de realmente estudar é organizar como isso vai acontecer. Determine quais os conteúdos que você vai estudar, não basta saber que é para uma prova de matemática, por exemplo, saiba o que será cobrado naquela avaliação e veja qual o material que servirá de base para o seu estudo. Se serão artigos da internet, livro ou anotações de aula, que irão te ajudar a revisar todo o conteúdo estudado.

Se for para uma prova de matemática de um professor conhecido, você terá ao menos uma mínima noção de como aquela matéria caíra na prova, então no planejamento foque-se nisso. Também pense em quanto tempo vai dedicar para cada conteúdo, considerando o tempo necessário para a revisão. Enfim, tudo que tem relação com aquele momento que você dedicará aos estudos tem que ser pensado.

2 – Escolha o melhor lugar para revisar todo o conteúdo estudado

Quase todos tem aquele cantinho calmo que te faz aprender melhor. Mas se não é o seu caso, certifique-se de que o local que escolher tenha as melhores condições para o aprendizado. Ele tem que ser bem iluminado, ter tomadas perto, porque você precisará recarregar seu notebook, confortável e com estrutura suficiente para amparar todo o material que você utilizará nos seus estudos e para revisar todo o conteúdo estudado.

No geral, o ideal é que o lugar escolhido para os estudos seja silencioso, porém, algumas pessoas alegam aprender mais ouvindo música. Se você é uma delas, apenas certifique-se de não atrapalhar ninguém, caso exista mais pessoas estudando nesse ambiente, como acontece em bibliotecas. Então, seja educado e use fones de ouvido, de preferência com o volume baixo, para não vazar som algum.

3 – Prepare resumo de tudo

Enquanto lê o conteúdo do seu estudo, vá resumindo tudo da forma mais simples possível. Nessa etapa você construí o material para revisar todo o conteúdo estudado. É importante tornar o seu resumo acessível e claro, para que não te confunda na hora da revisão. Coloque exemplos que te associem a sua realidade, desenhe, faça esquemas. Enfim, quanto mais simples a linguagem e comum a você, maiores são as chances da compreensão e aprendizagem para que gabarite na hora da prova.

O local para o resumo fica a critério de cada um, se você aprende mais escrevendo no papel, resuma em um caderno mesmo. Mas se quer salvar o meio ambiente e não vê problema em apenas resumir no computador, tudo bem, é uma opção viável.

Claro, não construa o resumo copiando e colando informações da internet em um documento do word, isso não te faz aprender nada. Resumir consiste em colocar aquele conteúdo com as suas palavras, para que sem grandes problemas aquilo faça sentido na hora de revisar todo o conteúdo estudado.

Uma dica aos que tem memória auditiva, é fazer o resumo em formato de áudio. Isso possibilita que você possa ouvir seu resumo em qualquer lugar, sem precisar que seja calmo para a leitura. Por exemplo, dá para ouvir o seu material dentro do ônibus que te levará para a prova. Quanto mais tempo para revisão, maior a chance de alcançar uma ótima nota.

4 – Hora da revisão

Agora que você leu o conteúdo que corresponde ao que vai cair na sua prova, e preparou resumo de todo ele, chegou a hora de fixar tudo no seu cérebro. A pessoa aprende quando os neurônios fazem conexões, porém, nem sempre isso acontece. Por isso que é de extrema importância revisar todo o conteúdo estudado.

E na hora da revisão o fundamental é a repetição, para que as conexões dos neurônios ocorram. Se necessário releia seu resumo em voz alta até que aquela informação fique clara na sua cabeça.

No caso de uma lista de palavras que são importantes, para memorizá-las, reescreva numa folha de papel avulsa. Até que você consiga falar sem grandes problemas. Estimule seu cérebro a lembrar explicando para si mesmo os conceitos vistos o resumo, para perceber se as ideias se fixaram no seu cérebro.

Não pense que deixar para revisar todo o conteúdo estudado no dia anterior a avaliação surtirá o efeito desejado. As repetições funcionam melhor para quem faz o trabalho periodicamente. Por exemplo, se o seu professor lhe apresenta uma matéria nova no dia e durante a aula você resumiu seu conteúdo. Quando chegar em cara revise o material através da repetição, isso levará poucos minutos.

No final de semana retorne aquele assunto, junto com todos os demais trabalhados durante a semana. Repita o máximo que puder, sem o auxílio do resumo, se ficarem dúvidas, reescreva aquele assunto de forma simples.

Então, no dia anterior ao da avaliação, você vai revisar tudo que estudou daquela disciplina, sempre repetindo o que não está claro. Não é uma questão de decorar conceitos e sim de conseguir fixá-los em sua memória.

5 – Não perca o foco

Na hora de revisar todo o conteúdo estudado não se distraia com o ambiente externo. Nem tente ver outros conteúdos em cima daqueles que são sua prioridade. O cérebro tem que entender que aquilo é importante e ele não fará isso se você não der a devida importância a eles. Não fique em redes sociais, por exemplo, se dedicar naquele assunto, para não se confundir.

No último dia da revisão, que vai ser no dia anterior a prova, vai existir um volume de conteúdo extenso, lembre-se de fazer intervalos entre os estudos. Nada de ficar horas seguidas lendo os resumos. Pare por uns trinta minutos para fazer qualquer coisa que te distraía daquele assunto. Nesse momento o cérebro estará trabalhando para você e fixando toda a informação.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.