5 dicas infalíveis para não errar no cartão de respostas

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem está se preparando para uma prova muito importante sempre tem suas preocupações. Não é à toa. Quanto mais importante maior o peso de um erro que possa acontecer nele. Então, toda atenção é válida e muito bem vinda.

Além da questão de atraso e falta de preparação para a prova, um ponto que é bem recorrente é o preenchimento inadequado do cartão de respostas. Se você for ver, muitas pessoas acabam fazendo confusão e tendo pontos perdidos, em alguns casos também ganhos, por conta de uma confusão na hora de preencher o gabarito.

Por à prova ser quase sempre de múltiplas repostas, fica mais fácil responder sem erros, mas mesmo assim há alguns casos que fazem com que a gente se confunda. O cartão de respostas, junto com muito nervosismo para não cometer equívocos, pode ser bem propício a erros.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar e muito na hora de poder preencher esse tão importante cartão de respostas. Para os nervosos ou para aqueles que são apressados, calma. As dicas podem ser infalíveis na hora de preencher tudo corretamente e conseguir um bom resultado por seus estudos.

Treine para não errar

Você já ouviu falar que pegar provas antigas e responder pode ser muito bom para você ter noção como é a prova, não é mesmo? Isso vale para quem busca um bom resultado na prova. E essa não é uma diva só para saber o que vai no teste, mas também para saber como é a estrutura da atividade.

Como ela é dividida, qual é a linguagem e como é sua forma de resolução. Todas as provas acabam seguindo um padrão um tanto como geral. Daí, vem a importância de poder entrar em contato com esse teste antes, nem que seja uma versão desatualizada.

O treino faz com que você se imagine no momento de fazer a prova e saiba como você age sobre pressão. Então, é importante você saber desde os seus estudos como você pode ficar nervosa e em que você precisa sempre prestar mais atenção para não errar. É importante treinar bastante e já saber os macetes da prova que você irá prestar.

Repetição

Quando você treina, você também ganha noção de um monte de coisa que acontece durante a prova. Ficar pintando bolinhas ou quadradinhos pode parecer bem chato, mas no fundo, é uma boa preparação para o dia da prova. Isso porque você pode ter noção do tempo que você gasta fazendo a atividade, a destreza que você tem para isso, o quão nervoso você fica.

Todos os pontos que envolvem o preenchimento de uma cartela podem ser cruciais na hora de você saber se vai conseguir ou não preencher o cartão de respostas sem erros e de maneira rápida o suficiente para não perder tempo com isso. É muito importante estar treinado, a repetição ajuda nisso.

Então, pegue um papel, imprima uma cartela, mas faça esse treinamento intensivo. Saiba que isso pode contar pontos muito importantes para quem quer se sair bem e não cometer erros no cartão de respostas de sua prova tão aguardada e, muitas vezes, muito importante para sua carreira profissional.

Reserve um tempo para isso

Todo mundo sabe o quanto é difícil fazer uma prova toda no tempo limitado pelo regulamento. Mas já que não se pode aumentar ele, use-o da melhor maneira possível. Como? Administre-o bem, isso fará toda a diferença, pode ter certeza.

O primeiro passo é separar a prova em blocos, delimitar um tempo base para cada parte, inclusive para o preenchimento do cartão de respostas. Como essa pode ser considerada a parte mais importante da prova, precisamos destinar tal importância para seu preenchimento. Assim, separe, pelo menos, a sua última meia hora para poder preencher o gabarito.

Assim feito, use da melhor maneira possível esse tempo. Coloque em prática o treinamento de preencher bolinhas e ficar repetindo isso várias vezes. Mas tenha ciência também que podemos ter calma, porque o tempo ainda é grande, mesmo quando a prova é longa. Administre bem eles.

Errei, e agora?

O que se temia aconteceu. Ruim, não é mesmo? Mas nem sempre a desgraça é completa. Isso vai depender muito do estilo de prova que você está prestando. Em algumas, você poderá marcar mais uma opção, a no caso, correta e seguir perdendo só um ponto. Legal saber disso, não é mesmo? Mas nem sempre você vai ter essa sorte. É importante ter ciência disso.

Nas provas mais comuns, é permitido apenas uma resposta. E quando não for feito isso, acaba se tendo uma rasura que conta como anulação da questão. Aí, não tem choro, nem vela. É preciso saber que, nesse caso, a atenção é tudo. E, se errou, não tem como voltar atras.

Por isso, coloque em prática as dicas anteriores. Se você reservar um tempo para fazer isso sem pressa e também treinar bastante antes, dificilmente haverá erro. Claro que não podemos esquecer que o nervosismo, muitas vezes, é crucial. Então, a calma faz toda a diferença também.

Comida e bebida: cuidado!

Pelo tempo de duração, os regulamentos permitem que se tenha acesso a comida e bebida durante a prova. Não somos obrigados a ficar horas e horas sem comer ou beber porque estamos em uma prova importante. Então, esses alimentos e bebidas são verificados antes de entrar na sala do teste.

Mas, aí, precisamos colocá-los à vista. Para facilitar, muitos deixam embaixo da mesa. O que está correto, as pessoas precisam de espaço. Mas chega o momento de consumir aquilo que você levou e não é possível tirar a prova para estender a mesa do café em plena sala de prova. E, com a prova lá, é preciso sempre estar com a atividade a salvo.

Cuidado para que a prova seja atingida por comidas ou bebidas. Principalmente o gabarito, que é a parte que vale mesmo é será entregue para o revisor da prova. Aqueles que vai dar sua nota final. E você poderá saber se tem ou não a vaga que estava concorrendo.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.