5 Cargos que sempre abrem vagas em concursos para a Caixa Econômica Federal

Tempo de leitura: 5 minutos

Devido aos seus inúmeros benefícios, que realmente chamam atenção dos profissionais brasileiros, muita gente vem pensando em trabalhar para um banco, ainda mais quando é um tão grande como a Caixa.

Mas o que pouca parte dessas pessoas sabe é que não é tão difícil realizar esse desejo, pois existem cargos que sempre abrem vagas em concursos para a Caixa Econômica Federal, por exemplo.

A Caixa Econômica Federal é bem conhecida por ser a grande responsável por algumas atividades de responsabilidade pública, como o Programa de Integração Social (PIS), pelo Seguro Desemprego e pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Ademais, essa instituição é responsável por empregar cerca de 97 mil servidores mais os cargos terceirizados. São essas boas questões que nos fazem querer embarcar e conhecer quais cargos que sempre abrem vagas em concursos para a Caixa Econômica Federal.

Quais são os cargos que sempre abrem vagas em concursos para a Caixa Econômica Federal?

Apesar de ter um Plano de Cargos e Salários dividido em apenas duas áreas efetivas, que são no setor administrativo e para os cargos de Médico do Trabalho, Arquiteto, Engenheiro e Advogado, a Caixa é uma instituição muito grande e tem emprego (com bons salários) em todas as áreas.

O melhor é que pessoas de diferentes escolaridades, do ensino médio ao superior, podem concorrer a cargos que vão de acordo com o seu conhecimento.

Para os estudantes, a Caixa vem sempre abrindo o seu programa de Estágio. As vagas que mais aparecem são para alunos de arquitetura e engenharia. O processo para estágio é diferente dos outros, ela possui três fases: a primeira é a inscrição, a segunda é a prova online e a terceira é a entrevista.

Para as pessoas que possuem a graduação completa o setor que mais abre vagas são o de Engenheiro Civil, Mecânico e Elétrico. O concurso é bem concorrido, e o que pode explicar isso é o salário oferecido, que pode chegar a 8mil reais.

Deixamos o cargo Técnico por último na nossa lista porque ele é um dos primeiros entre os cargos que sempre abrem vagas em concursos para a Caixa Econômica Federal, além disso ele também aparece na lista dos concursos públicos mais desejados no país.

O serviço de Técnico Bancário tem um edital concorrido, mas vive dando novas chances a novas pessoas. E por isso, hoje, vamos dar ênfase a essa profissão e sobre o seu concurso.

Um Técnico Bancário trabalha com um pouquinho de tudo, é ele quem atende e fornece as questões solicitadas pelo público e pelo cliente; que toma conta dos processos operacionais e administrativos; é responsável pela elaboração de relatórios e qualquer documento que seja necessário para o andamento das atividades; é o operador de computadores e outros equipamentos e mais.

Para inscrever-se no seu edital bastar ter o ensino médio completo. A jornada de trabalho é de apenas 30 horas semanais e a remuneração mensal final pode chegar a quase 3mil reais, lembrando que esse valor pode aumentar ao desenvolver da carreira.

Agora que já conhece um pouco sobre área podemos falar sobre o seu processo seletivo:

Prova de Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal

O que é mais difícil na Prova de Técnico Bancário da Caixa é o número gigantesco de concorrentes. Como tem muita gente, todos os pontos são disputados, por isso é extremamente importante estar preparado.

A dica de preparação é a de sempre, comece a estudar o quanto antes (mesmo se nada tiver sido anunciado sobre a prova), se familiarizar com as matérias é o primeiro passo para se sair bem. Tenha como base principal de estudos as provas antigas, tente entender não só as questões mas também suas respostas.

O processo é divido em uma prova objetiva e em uma prova discursiva.

Na prova objetiva, cai português, matemática, noções de informática, noções de direito, responsabilidade social e empresarial e ética; o grande objetivo dessa prova é avaliar o candidato e identificar o seu grau de conhecimento.

Dica: Revise tudo o que for estudado, quantas vezes forem necessárias.

A segunda parte que é a prova discursiva já eliminatória e classificativa. São duas questões que pedem respostas discursivas de até 20 linhas, os temas normalmente são sobre conhecimentos específicos do cargo.

Dica: Começar por essa parte e não pelas questões pode ser uma boa opção, pois a mente estará mais leve, então provavelmente as palavras e pensamento sairão com maior facilidade da sua cabeça. E ao fazer isso, você terá tempo e mais disponibilidade para pensar, acrescentar ou corrigir algo no seu texto no fim de toda a prova.

Quais são as chances de eu me tornar parte do time da Caixa Econômica Federal?

As chances são todas. Como já dissemos esse sonho não é nenhum pouco inalcançável.

É necessário ficar de olho nas datas em que os editais vão abrir e fechar e, além disso, estudar com foco no objetivo. Vale ressaltar que existem cursos online, de fácil acesso e gratuitos para os concursos bancários, então não têm desculpas!

Sabemos que trabalhar em um banco normalmente não é algo que a gente almeja e sonha desde a infância, entretanto, quando vamos crescendo e temos noção do quanto esse mercado é grande e recompensador a ideia de tornar-se um bancário é bem comum. 

Possivelmente você conhece alguém, independente do cargo, que trabalha em algum banco, converse com essa pessoa, tente conhecer melhor esse mundo.

Pode acreditar que grande parte dos funcionários desse setor estão satisfeitos por fazerem o que fazem.  E isso não acontece apenas por ser algo que tornou-se um sonho na vida delas, isso ocorre porque acima de tudo passar em um concurso é uma realização pessoal que tem peso para o resto da vida.

Se você está na dúvida se vale a pena ou não esse investimento para os concursos para a Caixa Econômica Federal, lembre-se que o mercado de trabalho está sim cada vez mais concorrido, porém as vantagens de ser um empregado público continuam sendo as melhores no Brasil.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.