4 vantagens de fazer o simulado da prova cronometrando o tempo que você levou em cada questão

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos métodos que os estudantes – sejam concurseiros, alunos do ensino médio ou futuros universitários – mais utilizam para estudar é realizando provas antigas da instituição, empresa ou cargo em questão. Sabendo disso, já sabemos também que existem sim vantagens de fazer o simulado da prova.  

Isso ocorre porque utilizar os antigos simulados realmente tem resultado, já que assim podemos nos familiarizar com os métodos, linguagem e pegadinhas que são normais em determinados tipos de provas.

Ter como costume cronometrar o tempo que é levado para resolver cada questão do simulado durante o tempo de estudo pode trazer ótimos benefícios, tanto para o momento da prova, como para a vida. Trouxemos neste artigo 4 vantagens de cronometrar o tempo gasto em cada questão.

Vantagens de fazer o simulado da prova cronometrando o tempo gasto em cada pergunta

1 – Identificar as suas maiores dificuldades

Encontrar mais facilmente de quais são realmente as suas grandes dificuldades, é uma das vantagens de fazer o simulado da prova cronometrando o tempo gasto em cada questão.

Quando a gente tem dificuldade em algo nós normalmente não colocamos metas de tempo para realizar aquilo, porque o que importa em nossa mente é conseguir resolver aquela questão, mesmo que esse exercício leve um dia inteiro do nosso tempo.

Conforme os dias de estudos vão passando, torna-se menos complicado resolver aquela questão vista como tão difícil, mas o grande problema é que não existe apenas UMA grande questão difícil, e a gente não consegue identificar qual dentre as ruins é a pior.

Ademais, provas possuem tempo e mais de uma questão, então não é bom deixar que a mente trabalhe achando que temos um dia inteiro para uma única dúvida, certo? Ao cronometrar o tempo para cada resolução, além de descobrir qual das ruins é a pior para você, também é possível treinar a sua mente para responder as questões em um tempo menor.

2 – Melhorar o desempenho

A gente é acostumado a ouvir que a pressa é inimiga da perfeição, porém isso pode ser sim uma grande bobagem. É claro que existem atividades e programas que devem ser feitos com calma para que sejam aproveitadas muitíssimo bem do início ao fim.

Entretanto, esse não é o caso de um simulado. Os professores de escola costumam dizer que a gente pode manter o nosso tempo porque mesmo assim nos sairemos bem, mas até mesmo na situação escolar, se o seu tempo for muito alto você não vai se sair bem.

Primeiro porque o nervosismo vai tomar conta de você e o seu desempenho será abaixo da média. Segundo porque tempo conta sim, nem mesmo na escola podemos passar um dia inteiro, já que uma aula tem cerca de 50 minutos, e conforme vamos crescendo e tendo acesso aos simulados temos um tempo menor que esse para cada questão.

Por isso, cronometrar vai melhorar o seu desempenho.

3 – Quebrar suas próprias metas

Tem coisa mais gostosa do que perceber que podemos melhorar? É por essa razão que a gente não pode estacionar e acreditar que a não tem como melhorar a nossa própria meta.

Criamos metas para nós mesmos e devemos quebrá-las, mesmo que ninguém saiba disso, porque essa é uma daquelas vitórias pessoais.

Fala-se que esse processo entra como uma das vantagens de fazer o simulado da prova cronometrando cada questão, porque fazendo isso é possível enxergar como o nosso desempenho cresce quando nos dedicamos por um tempo a mesma atividade.

E alcançar essas vitórias pessoais nos dá uma maior autoconfiança para resolver aquela prova que pode trazer o desejo que tanto almejamos. Acreditar no potencial próprio é a melhor maneira de alcançar o seu melhor.

4 – Aprender a usar melhor a lógica

Muito dos exercícios dentro de uma prova, para passar em um processo seletivo ou qualquer outra coisa que seja muito concorrida, possuem questões lógicas – independentemente de qual seja a matéria.

Quando já estudamos tudo o que tinha para ser estudado já sabemos o que devemos fazer e já sabemos sobre o que cada coisa se trata. Quando se cronometra e se determina um tempo para responder determinada questão o nosso cérebro passa a procurar maneiras de ser mais rápido, o que dá mais chance ao uso da lógica.

Aprender a lidar a melhor com a lógica é uma das principais vantagens de fazer o simulado da prova cronometrado, porque dessa maneira pode se criar prática e também é uma maneira de encontrar jeitos para se sair melhor naquela matéria que é tão complicada, pois a lógica pode responder muita coisa.

Agora que já conhece essas vantagens, quem tem facilidade e gosta de criar novos desafios já pode começar a treinar colocando prazo de tempo na hora de resolver as suas questões.

Não consigo estudar com um cronometro do lado, e agora?

Vimos que existem várias vantagens de fazer o simulado da prova e estudar cronometrando o tempo levado para responder cada questão, mas mesmo assim existem pessoas que se sentem pressionadas por esse método de estudo.

Se esse é o seu caso, não se preocupe e não se force a algo. Existem outras maneiras de conquistar bons resultados, afinal, só cronometrar não adianta em nada, porque o que realmente traz resultado é saber a matéria, é estudar.

Por isso, se preocupe em estudar, monte um plano de estudo bem estruturado, obtendo em mente que na hora da prova real terá alguém te cronometrando sim, mas esteja pronta o suficiente para não sofrer com isso.

E antes de tudo, saiba que para estudar com base em simulados você não é obrigado a cronometrar o seu próprio tempo, simulados são provas “falsas”, parecidas com as reais, e é por isso que muita gente cronometra o tempo enquanto as realiza para se sentir mais próximo com a prova do grande dia.

Só que vale lembrar que ter esse tipo de certeza não é a única maneira de se sair bem em uma prova. Então, independente da sua facilidade, estude e boa sorte.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.